Junta Comercial lançará projeto itinerante para expandir atendimento nos municípios em 2025

Jucerr também está com estande na Expoferr 2024

Vicente Ricarte, presidente da Jucerr (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Vicente Ricarte, presidente da Jucerr (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os empreendedores e interessados em abrir um negócio que moram nos municípios do Estado poderão tirar dúvidas sobre como abrir sua própria empresa na legalidade em 2025. A Junta Comercial de Roraima pretende lançar, ainda este ano, o projeto da “Jucerr Itinerante”, buscando aproximar os serviços disponíveis para toda a população.

As informações foram prestadas à FolhaBV na noite desta sexta-feira, 08, durante a 43ª edição da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima. Segundo o presidente da Jucerr, Vicente Ricarte,  o projeto está em fase de finalização, com previsão de conclusão do plano de trabalho ainda esse ano. As visitas devem ser iniciadas a partir de julho de 2025, sendo uma visita por mês para atender todos os municípios.

O presidente da Jucerr explica que a tendência hoje em dia dos serviços públicos é que os atendimentos sejam realizados na sua maioria de maneira digital, mas que é preciso entender a realidade do Estado, suas características e atender o cidadão que não tem proximidade com o digital.

“A gente sabe a necessidade da aproximação ainda de forma pessoal, do cara a cara. Aquela pessoa que mora na vicinal, não tem acesso à internet, ou não sabe lidar muito bem com essa tecnologia. Então, a gente quer chegar nessa parte da população”, pontuou.

Jucerr promove atendimentos para empreendedores na Expoferr 2024

Rosiane Costa, servidora Jucerr (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Com um estande localizado dentro da Expoferr 2024, a Junta Comercial também está prestando diversos atendimentos aos interessados como alteração contratual, constituição e baixa de empresa e emissão de certidões.

De acordo com Rosiane Costa, da Assessoria e Integração dos Municípios da Jucerr, a participação na Feira acabou por dar mais visibilidade à Jucerr. Um dos maiores questionamentos, segundo Rose, foi com relação ao licenciamento das empresas e constituir empresas em tempo hábil.

“Durante muito tempo, os empresários tiveram um pouco de medo da Jucerr. Então, estando na Expoferr, mostrando todos os nossos serviços, o nosso potencial e por estarmos mais perto dos empresários, isso tem aberto portas. Tivemos vários atendimentos, esclarecemos dúvidas e estamos trabalhando nessas demandas”, acrescentou. “A Jucerr vem inovando e vem abrindo novas portas. A Jucerr é parceira do empreendedor e estamos à disposição do empresário. Constituir uma empresa é gerar o sonho de alguém, então, estamos ali para tornar esse sonho em realidade e não pesadelo”, disse Rosiane.

Vicente acrescentou ainda que a Junta Comercial está desenvolvendo um papel essencial que é a orientação. Com o acesso à informação, segundo Ricarte, o empreendedor que está na informalidade opta por abrir sua empresa e consegue ter acesso à crédito, desenvolver o seu negócio e gerar cada vez mais emprego e renda, desenvolvendo ainda mais a economia de Roraima. 

“A informação é muito importante para a Junta Comercial. A intenção é se aproximar cada vez mais da população. Daquele cidadão que tem o sonho de empreender e de outros agentes ligados ou que participam de alguma forma no desenvolvimento do setor empresarial”, frisou.

Outro ponto mencionado pelo presidente é a possibilidade de parcerias com as prefeituras de todos os municípios, com a adesão à Lei de Liberdade Econômica, com objetivo de desburocratizar o processo de abertura de empresas com a viabilidade de endereços.

“Dessa maneira, vai facilitar a abertura de empresas consideradas de baixo risco. Então, a gente precisa muito que os prefeitos se conscientizem aderindo a essa Lei de Liberdade Econômica, facilitando esse processo de abertura de empresas. Quem ganha é o cidadão, o empresário e o próprio município”, completou Vicente. 

Rose explica ainda que, ao assinar o termo de cooperação técnica, os municípios poderão contar com 300 atividades liberadas pela Lei de Liberdade Econômica. “A gente incentiva os prefeitos para assinarem os termos, para aderir, para que a viabilidade passe a ser automática e isso traga crescimento ao município. Nós temos regiões com potencial muito grande, para o setor do turismo, extração, mas que precisam de licença e estar em contato com a Jucerr”, destacou. 

A sede da Junta Comercial fica localizada na Avenida Jaime Brasil, nº 157, no Centro. Além disso, a Jucerr também conta com um atendimento 100% online das 07h30 às 13h30, com dois canais de atendimento.