SAÚDE ANIMAL

Laboratório de Sanidade Animal para agropecuária é inaugurado

O laboratório possui estrutura completa para triagem, exames e espaços administrativos de forma a padronizar informações e procedimentos

Unidade está localizada na Avenida Forte São Joaquim, bairro São Francisco. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Unidade está localizada na Avenida Forte São Joaquim, bairro São Francisco. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O Laboratório de Sanidade Animal “Antonio Lopes de Sá” foi inaugurado nesta terça-feira, 1º de agosto, no bairro São Francisco. A unidade de cuidado à saúde agropecuária retornou após quase 20 anos sem o serviço aos produtores.

O laboratório possui estrutura completa para triagem, exames e espaços administrativos de forma a padronizar informações e procedimentos para impedir a propagação de doenças que acometem os animais. Segundo o presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Marcelo Parisi, a unidade está na fase de atendimento aos equinos, com a realização de exames para mormo e anemia infecciosa, mais utilizados para movimentação da espécie.

“O laboratório tem diversas funcionalidades. Para equinos, vai fazer esses exames, mas também faz exames de brucelose aqui [na unidade] e as equipes fazem o monitoramento de tuberculose a campo. Ele também serve para sorologias que a gente realiza para determinar a prevalência de doenças no estado de Roraima. Usado como local para triagem e acondicionamento das amostras até envio para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura”, explicou Parisi.

Marcelo Parisi, presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A unidade funcionará para auxiliar nos cuidados de animais de produção, lavoura e corrida, atendendo pequenos, médios e grandes produtores do estado. O laboratório é da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), que tem previsão de ofertar, de acordo com o reitor Regys Freitas, a graduação de medicina veterinária no próximo ano e utilizar o espaço para os futuros alunos.

“Esse é o laboratório da Universidade Estadual de Roraima que vem pra atender uma demanda da produção rural, sobretudo dos criadores de cavalo. Isso vai possibilitar agilidade e principalmente economia de valores. Numa outra situação, vai ser de muita serventia para implantar o novo curso, de Medicina Veterinária”, informou Freitas.

Antônio Lopes de Sá

O laboratório recebe o nome de Antonio Lopes de Sá, fazendeiro, pioneiro na agropecuária e pai de José Lopes, ex-deputado. O ex-parlamentar, mais conhecido como J. Lopes, esteve na inauguração e reforçou a importância da unidade que voltou a funcionar depois de quase 20 anos.

“O estado já teve esse laboratório funcionando há anos atrás, faz uns 20 anos que deixou de funcionar e isso causou um grande transtorno aos criadores de cavalo do estado. Nós temos aqui no estado essa doença, a anemia infecciosa equina. Como o próprio nome diz, é infecciosa, transmite de um animal pra outro. Isso foi uma luta nossa de muitos anos”, destacou Lopes.

Marcelo Parisi; vice-governador, Edilson Damião; reitor da Uerr, Regys Freitas; deputado estadual, Armando Neto; e ex-deputado, José Lopes, da esquerda para a direita. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Foram investidos mais de R$ 1 milhão de recursos próprios da Universidade. O Laboratório de Sanidade Animal funcionará na Casa de Grãos da Aderr, localizado na Avenida Forte São Joaquim, no bairro São Francisco.