PROPRIEDADE DE TERRA

Mais de 30 agricultores familiares recebem títulos definitivos nesta quinta (31)

Incra fará entrega às famílias dos assentamentos Nova Amazônia e Nova Amazônia 1, em Boa Vista

Entrega ocorrerá às 9h, na sede da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), na vicinal 07, Polo 1. (Foto: reprodução/Incra)
Entrega ocorrerá às 9h, na sede da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), na vicinal 07, Polo 1. (Foto: reprodução/Incra)

Cerca de 33 agricultores familiares dos assentamentos Nova Amazônia e Nova Amazônia 1, na zona rural de Boa Vista, serão beneficiados com títulos definitivos nesta quinta-feira (31). A entrega será realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima às 9h, na sede da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), na vicinal 07, Polo 1.

De acordo com o Incra, com essa entrega, restarão poucos assentados sem o título da terra na capital. Por exemplo, no assentamento Nova Amazônia, ficarão apenas 86 famílias, enquanto no Nova Amazônia 1, serão 114. Juntos, os assentamentos somam 799 famílias tituladas.

“Agora, nós vamos intensificar os trabalhos de regularização fundiária, para assegurar o título para todos as famílias, não só da zona rural de Boa Vista, mas de todas as áreas de reforma agrária do Estado”, explicou o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira.

Esta é a primeira ação de documentação de terra de 2023, conforme a autarquia, sendo os 33 títulos já registrados pelo cartório de imóveis. Por isso, durante a entrega na sede da Coopana, equipes de servidores do Incra estarão no local do evento para coletar as assinaturas dos beneficiados pelos títulos e para prestar esclarecimentos sobre as ações do órgão para a reforma agrária no Estado.

Evangelista Siqueira, superintendente do Incra em Roraima. (Foto: reprodução/Incra)

“O Cartório de Registro de Imóveis também estará presente, para auxiliar aqueles assentados que já receberam o documento da terra, mas ainda não providenciaram o registro, então quem tiver alguma dúvida está convidado a comparecer à solenidade, para receber esse atendimento”, acrescentou Siqueira.

Com o título definitivo em mãos, os assentados poderão acessar crédito utilizando o título como garantia, e ampliar a produção nos seus lotes. Nos assentamentos beneficiados, a maioria dos agricultores cultiva verduras, frutas e legumes, além de criar pequenos animais que abastecem feiras e supermercados de Boa Vista.