O MUB (Mistura de Umidade Baixa) é uma tecnologia de suplementação nutricional desenvolvida nos Estados Unidos e adaptada ao Brasil. Voltado a facilitar a rotina dos produtores e a reduzir custos, a mistura se destacou como uma das inovações apresentadas na Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) durante os últimos cinco dias de evento.
Felipe Junqueira, zootecnista e gerente comercial da empresa Elite Agro, responsável pela implementação do MUB no Brasil, explicou que o produto é fácil de usar e não requer reposição diária, além de ser resistente às chuvas, é uma vantagem nas regiões de clima imprevisível, como o lavrado roraimense. Segundo Junqueira, a mistura atende a demanda da pecuária roraimense, que este ano enfrentou seca, pragas e a perda de pastagens em algumas áreas.
“O MUB vem pronto para o campo, sem necessidade de estrutura para cocho e reduzindo o custo com mão de obra. O custo é cerca de 60% menor em comparação com outras tecnologias de suplementação no mercado”, disse o gerente. “Isso gera um retorno financeiro muito interessante. Para 20 animais adultos, por exemplo, uma bacia é suficiente para o mês todo, substituindo até dez sacos de proteinado”, completou.
A mistura, conforme Felipe, é adequada tanto para pequenos quanto grandes rebanhos.
Novas parcerias
Há três anos em Roraima no ramo alimentício de animais, a empresa participou da Expoferr como forma de expandir o conhecimento sobre o MUB, com qual trabalham há mais de um ano. De acordo com Felipe Junqueira, o produto atraiu grande interesse dos visitantes, consolidando novas parcerias comerciais.
“A pecuária aqui em Roraima está crescendo, e essa tecnologia veio para acompanhar esse desenvolvimento, trazendo praticidade e economia. A Expoferr foi uma oportunidade excelente para expandir nosso mercado”, finalizou.