Nesta quarta-feira (14), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 foi lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Roraima. O evento de lançamento aconteceu no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Para esta safra, órgão federal destinou um total de R$ 76 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Houve um aumento de 43,3% em relação à safra 2022/2023 e 6,2% em comparação com a safra anterior.
O superintendente do MDA em Roraima, Cassiano Flauzino, informou que o estado deve receber um financiamento próximo aos R$ 200 milhões nesta nova safra. Entre as novidades desta edição, ele destacou o maior volume de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a redução das taxas de juros para fomentar a produção de alimentos, aquisição de máquinas e práticas sustentáveis, como o uso de bioinsumos, a valorização da sociobiodiversidade e a promoção da transição agroecológica.
“O plano foi construído ouvindo os agricultores e os superintendentes do MDA de todo o Brasil. Foram feitos vários conjuntos de medidas que visaram melhorar o acesso ao crédito pelo pequeno agricultor, então ele tem várias renovações na área agroecológica e de orgânicos. Além disso, houve a diminuição das taxas de juros, que é o grande diferencial. Temos vários segmentos na área da agricultura familiar que podem transformar Roraima em referência para o Brasil”, afirmou.
Segundo o secretário Nacional da Agricultura Familiar, Vanderley Ziger, Roraima tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico da Região Norte e apresenta um potencial produtivo.
“O papel do governo federal nesse meio é estimular que as políticas públicas, sobretudo do Pronaf, possam chegar em todas as regiões do país no momento certo, para que os agricultores familiares possam estruturas suas produções. A safra inicia no começo de julho e vai até o final de junho do ano seguinte”, destacou.
O evento de lançamento contou com a presença de agricultores familiares e indígenas do estado, representantes de associações e cooperativas, gestores públicos, representantes de instituições financeiras que operam os créditos do Pronaf.
Para Márcio Grangeiro, secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), o Plano Safra potencializa as atividades agrícolas que já são produzidas nas propriedades rurais.
“Isso fortalece ainda mais a agricultura familiar, pois dá oportunidades de acesso a linhas de crédito que possam permitir a diversificação da produção e garantir a implementação de novas atividades, além de impulsionar as que o agricultor já desenvolve. É uma chance de garantir mais renda e a permanência dele no mercado”, disse.