Plano Safra da Agricultura Familiar em Roraima será lançado nesta quarta-feira (14)

O evento de lançamento será às 9h, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Não serão adquiridas, nesta etapa, sementes híbridas ou geneticamente modificadas, assim como propostas para fornecimento de alimentos destinados diretamente ao consumo. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Não serão adquiridas, nesta etapa, sementes híbridas ou geneticamente modificadas, assim como propostas para fornecimento de alimentos destinados diretamente ao consumo. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 será lançado nesta quarta-feira, (14), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Roraima. O evento de lançamento será às 9h, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O maior volume de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a redução das taxas de juros para fomentar a produção de alimentos, aquisição de máquinas e práticas sustentáveis, como o uso de bioinsumos, a valorização da sociobiodiversidade e a promoção da transição agroecológica são algumas das novidades desta safra.

Entre os destaques do novo Plano Safra estão a ampliação do microcrédito rural para agricultoras e agricultores familiares de baixa renda, além da criação de linhas de crédito específicas com condições mais favoráveis para mulheres, jovens e Povos e Comunidades Tradicionais. Essas medidas visam impulsionar a produção de alimentos saudáveis e melhorar a qualidade de vida no campo.

O superintendente do MDA em Roraima, Cassiano Flauzino, destacou que a expectativa é alcançar um financiamento próximo aos R$ 200 milhões nesta nova safra. O órgão federal destinou um total de R$ 76 bilhões ao Pronaf para a safra 2024/2025, representando um aumento de 43,3% em relação à safra 2022/2023 e 6,2% em comparação com a safra anterior.

O evento de lançamento contará com a presença de agricultores familiares e indígenas do estado, representantes de associações e cooperativas, gestores públicos, representantes de instituições financeiras que operam os créditos do PRONAF, e a participação do Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Vanderley Ziger. Durante o evento, haverá também uma exposição de produtos produzidos pelos agricultores familiares de Roraima.