Em entrevista ao programa Agenda da Semana deste domingo (28), o agrônomo e empresário, José Claudio de Oliveira, abordou o uso de biotecnologia na agricultura em Roraima, destacando soluções para pragas que afetaram produtores na região. Oliveira explicou que há alternativas biológicas para combater a lagarta spodoptera e outros insetos, incluindo bactérias e um vírus específico. “Temos organismos de combate à lagarta… Pena que chegamos tarde para este ano, mas cedo para o ano que vem,” disse Oliveira.
O agrônomo defendeu o uso integrado de biotecnologia com agroquímicos, ressaltando a importância desses produtos para a produtividade agrícola.
“Eu viajei por vários lugares do mundo e sempre defendi o uso de agroquímicos. Foi o que aumentou a produtividade no mundo,” afirmou. Ele também destacou a necessidade de assistência técnica para agricultores familiares, apontando a falta de preparo no uso correto de agroquímicos como um desafio.
Oliveira anunciou planos de iniciar um Instituto em Roraima, com foco em educação ambiental e pesquisa.
“Estamos fazendo primeiro a educação das crianças para o meio ambiente, com cartilhas, palestras… A nossa proposta é que, o que faturamos em Roraima, volte para Roraima,” disse, indicando que os lucros da empresa serão reinvestidos em pesquisa no estado.