Produção de mel em Roraima pode superar a dos últimos cinco anos

Presentes na Expoferr Show 2024, a companhia tem trabalhado para garantir um espaço no mercado de produção e exportação

Produtos Roraimel (Foto: Nilzete Franco-FolhaBV)
Produtos Roraimel (Foto: Nilzete Franco-FolhaBV)

A produção de mel em Roraima para o ano de 2024 e 2025 está com uma perspectiva de ser maior que nos últimos cinco anos. A informação é do presidente da Cooperativa de Apicultores de Roraima (Roraimel), Josias Rufino. Presentes na Expoferr Show 2024, a companhia tem trabalhado para garantir um espaço no mercado de produção e exportação.

Em entrevista à FolhaBV, Josias explicou que a perspectiva da produção atual é retomar a realidade da fabricação vivida há cerca de cinco anos. Ele explica que essa abundância se dá por conta da intensidade das chuvas, mesmo com a estiagem vivida no Estado.

“Nosso inverno teve chuva e sol, então teve tempo das flores se recuperarem. Por conta desses intervalos, as abelhas não pararam. No inverno, normalmente, elas param e vão consumir a produção delas. E esse ano, elas continuaram a trabalhar sem chuva e a produção está em alta”, pontuou.

Essa abundância de produção auxiliou na exposição de produtos no estande da Expoferr 2024. A exposição conta com como mel composto, extrato de própolis em formato de xarope e spray, além do hidromel para produção de drinks.

“Nós já estamos no nosso quarto ano consecutivo participando desse evento. Cada ano tentando melhorar para o pessoal chegar aqui e conferir, ter um ambiente familiar, para que as pessoas possam degustar o melhor mel do mundo, que é aqui do Estado de Roraima”, completou.

Josias Rufino, presidente Roraimel (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Presidente da Roraimel explica que a empresa está há três anos no mercado local, mas tem 34 anos de atividade enquanto associação, trabalhando com produção de mel em garrafa e outros produtos apícolas derivados no Estado. Ele explica que a ideia de investir no comércio em Roraima surgiu para atender todo o Estado e trabalhar também com exportação.

“Hoje a Roraimel participa de tudo porque se a gente não buscar nosso espaço, ninguém busca pela gente. A Roraimel hoje se tornou grande por conta dos cooperados serem todos unidos e num foco só, de crescimento”, explicou Josias. “A produção está hoje em todos os mercados locais aqui do estado de Roraima, em vários estabelecimentos. Essa é a facilidade de ter um produto de qualidade”, completou.

Produtos da Roraimel na Expoferr (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O presidente frisou ainda que a empresa tenta fazer o seu papel de conscientizar ecologicamente e preservar o meio ambiente, especialmente com relação ao combate às queimadas, que põem em risco aa vida das abelhas, prejudicam a produção de mel e de outros produtos que fortalecem a economia do Estado.

“No ano passado nós deixamos de extrair cerca de 5 toneladas de mel. Justamente por conta das queimadas. Esse ano nós esperamos triplicar a nossa produção, depois de quase dois anos que vem parada. Se realmente, o homem não atrapalhar, olha o tanto de coisa que pode render na agricultura familiar”, completou.