Produtividade da soja em Roraima em 2024 supera o ano anterior

Em termos absolutos, a produção de soja foi de 413 mil toneladas em 2024, contra 369 mil toneladas em 2023

Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

A produtividade de soja em Roraima em 2024 alcançou uma média de 59 sacos por hectare em uma área de 116 mil hectares, superando o desempenho de 2023. A média no ano passado foi de 49 sacos por hectare em uma área de 128 mil hectares.

A informação foi compartilhada por Murilo Ferrari, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja), durante entrevista. Conforme Ferrari, em termos absolutos, a produção de soja foi de 413 mil toneladas em 2024, contra 369 mil toneladas em 2023.

“Esse ano nós produzimos mais e em menos áreas, do que em relação ao ano passado, que foi esse período que afetou o Brasil inteiro com a seca. Tivemos uma seca antecipada e severa [em 2023] e esse ano já correu tudo bem, então houve um incremento de produção”, afirmou Ferrari ao portal Notícias Agrícolas.

Apesar do aumento da produtiva, de acordo com Ferrari, a redução na área plantada com soja foi uma escolha estratégica dos produtores, que optaram por migrar para o cultivo do milho, uma alternativa mais rentável no atual cenário. Essa migração resultou em um aumento considerável da área dedicada ao milho, que passou de 10 mil hectares em 2023 para 18 mil hectares em 2024.

“O fator crucial foi o preço da commodities, os custos de produção [de soja] ainda estão altos e o preço não reagiu. Vendo esse cenário de baixa do preço da commodities, bastante gente mudou para o cultivo do milho […] que aqui tem uma característica, é mais valorizado do que a soja e dá uma rentabilidade melhor”, explicou o presidente da Aprosoja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE