Roraima possui atualmente um rebanho bovino com mais de 1.200.000 animais. A informação foi repassada durante a abertura da 46ª Campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceu na manhã deste sábado, 30, na Fazenda Minas Gerais, Município de Mucajaí.
O evento é uma tradição da pecuária roraimense e sempre é realizado como forma de valorização das ações voltadas para a sanidade animal, reforçando o compromisso de todos os envolvidos na cadeia produtiva desse setor.
Dezenas de pessoas estiveram presentes na abertura, que contou com a presença do governador Antonio Denarium, deputados, secretários de Estado e servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). O lançamento oficial teve ainda apresentação de bandas, churrasco, além de palestras direcionadas aos produtores rurais.
O governador Antonio Denarium destacou o crescimento do rebanho bovino de Roraima que teve um aumento real de mais de 60%.
“Saímos de 750 mil cabeças de gado antes do meu governo e hoje Roraima possui um rebanho com 1.200.000 animais. Um trabalho que mostra o compromisso do Governo do Estado e de todos os pecuaristas em desenvolver a pecuária roraimense, “destacou o governador.
Ele também lembrou que em 2010 foi retomada a festa de abertura das Campanhas contra febre aftosa. “Fizemos o tradicional lançamento da abertura da vacinação na fazenda Araguaia. Uma grande festa que é feita a cada seis meses. Os produtores se reúnem e fazem para conscientizar da importância de vacinar o rebanho bovino,” enfatizou o governador.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, disse que Roraima está próximo de ser livre de vacinação. “Estamos trabalhando duro com a participação firme do governador Antonio Denarium, pecuaristas e técnicos da Aderr para em 2024 a gente estar livre da febre aftosa sem vacinação”, ponderou Parisi.
As palestras para os produtores foram sobre temas voltados para o dia a dia dos pecuaristas, trazendo esclarecimentos importantes para o trabalho com a pecuária. Foram elas: Aderr em campo com o médico veterinário Diego Costa, Nota Fiscal Fácil com Fabrício Matias (Sefaz), El Niño e os Desafios na Produção de Forragem com o zootecnista Diógenes Cardoso e Fórum da Retirada da Vacina Contra Febre Aftosa (Aderr e Fundepec).
46ª Campanha de Vacinação
A 46ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa começou neste domingo, 1º de outubro, e será realizada até o dia 30 do mesmo mês. O Governo do Estado, por meio da Aderr, pretende vacinar cerca de 500 mil animais de 0 a 24 meses do rebanho que já corresponde a 1.200.000 cabeças.
Na Campanha passada, onde foram vacinados animais de toda faixa etária, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho bovino no Estado. Esse percentual corresponde a cerca de 1.150.000 cabeças de gado vacinadas e declaradas pelos produtores na Aderr.
Roraima é livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal. Essa conquista é fruto do esforço em conjunto de pecuaristas, comerciantes de revenda de vacinas e técnicos do Governo que têm garantido a sanidade do plantel bovino do Estado.
Nesse trabalho muitas etapas foram vencidas para tornar Roraima livre da doença, conforme destaca o presidente da Aderr, Marcelo Parisi. Foram realizadas várias campanhas de vacinação, Agulha Oficial nas terras indígenas e estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes.
Além dessas ações, os técnicos envolvidos na vacinação fazem constantes visitas às propriedades rurais, repassando informações relevantes a fim de orientar os produtores sobre a doença.