A regularização fundiária em Roraima foi destaque no III Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, realizado em Macapá, no Amapá, nesta quinta-feira (22). O evento reuniu representantes de Tribunais de Contas, autoridades e especialistas de todo o Brasil para discutir questões ambientais e de sustentabilidade.
O destaque se concentrou nas ações e programas que simplificam e aceleram a emissão de títulos definitivos para produtores rurais, como o “Aqui Tem Dono”, com mais de 20 mil títulos entregues até o momento. Os resultados apresentados, segundo o governador Antonio Denarium, também mostraram o impacto direto no crescimento da produção agropecuária em Roraima, bem como o desenvolvimento econômico.
“Estamos alcançando resultados nunca antes vistos. Temos o maior crescimento do rebanho bovino, de área plantada, de novas culturas, da agricultura familiar e agricultura familiar indígena e tudo isso, sem deixar de lado a preservação ambiental. Somos o estado que mais preserva suas áreas no Brasil”, disse Denarium, convidado a apresentar a temática.
Além dos resultados, o governador ainda mencionou o Projeto de Grãos, que deve colher 3.500 hectares de milho, feijão, mandioca e macaxeira em 2024.
O Congresso
O Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas é um evento que reúne Tribunais de Contas de todo o Brasil, instituições contábeis, autoridades, especialistas e a sociedade civil, desta vez em Macapá (AP).
Sob o tema “Amazônia: realidade, desafios e oportunidades”, o encontro oferece uma plataforma para debater e compartilhar experiências sobre políticas e práticas voltadas à proteção do meio ambiente e ao uso sustentável dos recursos naturais. O evento busca fortalecer parcerias e promover a cooperação entre tribunais de contas, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.