O município de Rorainópolis sediou o início do ciclo 2024 do Circuito de Treinamento Agro, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar/RR) em parceria com o Banco do Brasil. O evento, realizado no Sítio Paraguai, na vicinal 41, zona rural do município, reuniu mais de 40 participantes, entre produtores rurais e estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), com foco no manejo da fruticultura.
O treinamento, realizado no último sábado (19) pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, abordou temas como linhas de crédito rural, controle de pragas e doenças, além de técnicas de poda para otimizar as plantações. Além disso, os participantes receberam orientações sobre a emissão do Imposto Territorial Rural (ITR) e puderam conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela ATeG.
Para Sílvio de Carvalho, presidente do Sistema Faerr/Senar, o circuito de treinamento fortalece o desenvolvimento do agronegócio sendo “uma ferramenta essencial para levar informação de qualidade e e acessível para os produtores rurais”.
Já o assessor de agronegócio do Banco do Brasil, Ailton Pessoa, destacou a importância de divulgar as linhas de crédito voltadas à agricultura familiar, reforçando que o acesso ao crédito é essencial para ampliação das atividades dos pequenos produtores. “Esses assuntos são super importantes para o produtor, principalmente aqueles que estão iniciando agora, para que ele possa buscar a melhor alternativa que gere renda dentro de sua propriedade e tenha seu sustento familiar”, completou Pessoa.
O Circuito de Treinamento Agro seguirá com mais três encontros em Roraima, previstos para acontecer nos municípios de Bonfim e Boa Vista entre outubro e novembro.