Secretário Nacional, Vanderley Ziger, visita CDT e produtores da Zona Rural de Boa Vista

PMDA, projeto da prefeitura, chamou atenção de representante do Governo Federal em Roraima

De acordo com o secretário, o trabalho da gestão tem impactado positivamente a vida no campo.
De acordo com o secretário, o trabalho da gestão tem impactado positivamente a vida no campo.

Em viagem oficial a Boa Vista para o lançamento do Plano Safra, o secretário Nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, visitou o Centro de Difusão Tecnológica (CDT) e produtores rurais do Projeto de Assentamento Novo Passarão. A ida à zona rural do município ocorreu nesta quinta-feira, 15.

Como a agricultura alavanca a economia do município, Ziger se interessou em conhecer in loco. De acordo com o secretário, o trabalho da gestão tem impactado positivamente a vida no campo.

“Quero destacar a importância estratégica da gestão municipal em apoiar e desenvolver iniciativas como as da zona rural de Boa Vista. Vimos as experiências que as famílias têm com o apoio dessa política [PMDA], programa fundamental para fortalecer a produção de alimentos limpos que vão para a mesa das pessoas”, disse.

Incentivo ao trabalho no campo

Lançado em 2018, o PMDA oferece condições seguras aos produtores, permitindo que o produtor rural receba acompanhamento desde o preparo do solo até a colheita

Recursos municipais são investidos para melhorar a vida das mais de 2.100 famílias que vivem na zona rural, área em que 1.100 são atendidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Morador do Novo Passarão há 8 anos, o agricultor Weverton Gonçalves produz com apoio da prefeitura.

“Eu produzo maxixe, quiabo, feijão, melancia, abóbora, milho e melão. A gente entrega esses produtos para a merenda escolar, ou seja, produzimos com o apoio da prefeitura de Boa Vista e ela mesmo compra a nossa produção para alimentar os nossos filhos na escola. O PMDA ajudou muito a levantar e manter o nosso sítio”, contou.

Políticas públicas para a zona rural

A ida à zona rural do município ocorreu nesta quinta-feira, 15.

Lançado em 2018, o PMDA oferece condições seguras aos produtores, permitindo que o produtor rural receba acompanhamento desde o preparo do solo até a colheita. Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a produção nas lavouras de Boa Vista tem crescido cada vez mais com o apoio da gestão.

“Tivemos a oportunidade de mostrar todo o trabalho que a prefeitura faz voltado para o atendimento do produtor rural. A agricultura familiar do nosso município é forte e cada vez mais produz alimentos de qualidade para abastecer não só a mesa do boa-vistense, mas também de outros municípios e até de outros estados”, destacou.

Lançamento Plano Safra

Na quarta-feira, 14, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar no estado, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Devido aos investimentos no campo, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista chamou a atenção do representante do Governo Federal.