CALENDÁRIO DE SEMEADURA

Semeadura de soja em Roraima deve ocorrer entre março e junho de 2024

O calendário de semeadura é medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário e definido pelo Ministério da Agricultura

Calendário sofreu mudança para evitar epidemias severas da doença durante a safra. (Foto: Divulgação)
Calendário sofreu mudança para evitar epidemias severas da doença durante a safra. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta terça-feira (11), a Portaria nº 840 que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/2024. Em Roraima, o calendário define o período de 19 de março de 2024 a 26 de junho de 2024.

Conforme o Mapa, o calendário de semeadura é medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que atinge a cultura.

“Como parte das estratégias de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar eventuais prejuízos aos sojicultores e aos demais atores envolvidos na cadeia produtiva da soja, a Secretaria de Defesa Agropecuária adotou um período limitado de 100 dias corridos para os calendários de semeadura em todos os estados produtores de soja, conforme recomendação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o propósito de se evitar epidemias severas da doença durante a safra”, informou.

O ministério também informou que o calendário sofreu alterações, se comparado à safra anterior, devido aumento expressivo da ferrugem asiática da soja na safra 2022/23. O Órgão reforçou a necessidade esforço conjunto entre os produtores e as Defesa Sanitária estaduais quanto aos cultivos em caráter excepcional.

*Com informações do Mapa