REGRA

Transportadores de animais devem cadastrar o veículo na Aderr

Proprietários devem procurar uma Unidade de Defesa Agropecuária presente em todos os municípios ou acessar o portal do SIGADERR.

Transportadores de animais devem cadastrar o veículo na Aderr

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) reforça a necessidade do registro de veículos destinados ao transporte de animais. Tal ação tem como objetivo principal a monitorização sanitária, prevenção de doenças, evitando furtos de gado e assegurando a rastreabilidade dos animais.

Agentes agropecuários têm se deslocado por estradas e vias estaduais a fim de instruir motoristas autônomos e aqueles ligados a cooperativas transportadoras sobre a importância do cadastro nas Unidades de Defesa Agropecuária. Até o presente momento, mais de 300 veículos já foram registrados na Aderr.

Marcelo Parisi, presidente da Aderr, salienta que esse processo de registro é crucial para a preservação da saúde pública e a salvaguarda da agropecuária roraimense. “Esse é um passo crucial na manutenção da saúde dos animais e na qualidade dos alimentos fornecidos ao consumidor, especialmente considerando as metas futuras de Roraima em relação à Febre Aftosa”, declarou.

Pâmela Nascimento, responsável pelo Núcleo de Fiscalização de Trânsito e Aglomeração da Aderr, aponta que existe um plano estruturado para monitorar todos os municípios. “Nossas equipes estão empenhadas em evitar transportes irregulares. Durante as vistorias, exigimos documentos do veículo, a origem e destino, condições de bem-estar animal, Guia de Trânsito Animal [GTA] e conferimos se o cadastro junto à Aderr está atualizado”, ressaltou.

Sobre o cadastro:
Para realizar o registro, os proprietários devem procurar uma Unidade de Defesa Agropecuária presente em todos os municípios ou acessar o portal do SIGADERR. É imperativo apresentar documentos pessoais, comprovantes de endereço e documentos do veículo.