TORNEIO LEITEIRO

Vacas produzem em média 40 kg de leite por dia em competição

Vaca é da raça Girolando, cruzamento de Gir Indiana e Holandesa. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Vaca é da raça Girolando, cruzamento de Gir Indiana e Holandesa. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Durante a 42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), um dos eventos que mais chama atenção é o Torneio Leiteiro, que conta com a participação de seis vacas de diferentes localidades. O resultado da competição acontece nesta sexta-feira (17).

O torneio leiteiro é voltado para a qualidade e eficiência na produção de leite, onde é avaliado a maior produção do lácteo. Vindos de Manaus, estado do Amazonas, o Gir Leiteiro da Fazenda São Pedro participa da competição com duas vacas.

“A gente está trabalhando para ganhar primeiro e segundo. As vacas estão acima da média com produção de 40 kg de leite”, explica o veterinário da fazenda, Virgílio Cortez.

As vacas tem alteração genética para aumentar a capacidade de produção de leite. Em 2021, a vaca Odete, da Fazenda São Pedro, foi campeã do torneio da exposição do Amazonas. Em um único dia, o animal havia produzido mais de 60 kg de leite.

Virgílio Cortez é veterinário da fazenda, que faz parte do Grupo São Pedro com polo leiteiro no Amazonas e de gado de corte em Minas Gerais. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Torneio leiteiro

O torneio, que avalia critérios como quantidade, qualidade e regularidade na produção de leite, destaca-se por promover a troca de conhecimentos entre os criadores e incentivar práticas inovadoras no manejo dos animais.

Durante a competição, as vacas passam por três ordenhas que definirão a campeã da competição. Ontem foram realizadas duas ordenhas e nesta manhã haverá a última junto com o resultado final.