Cotidiano

Eletrônicos, fios e até remédios são encontrados em praia do Rio Branco

Reportagem da Folha BV flagrou grande quantidade de lixo no local; Prefeitura afirmou que faz limpeza periódica da praia

Durante a cobertura da tentativa de resgate do adolescente Paulo Cesar Ribeiro Martins, de 15 anos, que morreu afogado no Rio Branco, em Boa Vista, a reportagem da Folha BV flagrou uma grande quantidade de lixo na praia que fica no parque do Rio Branco acesso a areia da praia.

Caixas de remédio, materiais eletrônicos, fios, pedaços de madeira entre outros materiais estavam às margens do rio. Veja abaixo


Material eletrônico foi encontrado às margens do rio – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Fios foram colocados às margens do rio – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Remédios também foram encontrados na praia do Rio Branco – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou ainda que a equipe do Parque esteve ontem até às 22h realizando a limpeza do local. “O que ocorre muitas vezes, é que há muita sujeira vinda do rio que acaba se depositando na praia sempre que as embarcações passam”, complementa.

A Prefeitura afirmou ainda que há equipes diárias de limpeza em toda a área do Parque do Rio Branco, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, além de lixeiras espalhadas por todo o parque, lembrando que é importante a população estar consciente de que o descarte incorreto de lixo gera inúmeros prejuízos, além de poluir o meio ambiente. 

Os objetos e resíduos descartados de forma inadequada podem prejudicar a fauna e a flora e também causar problemas aos frequentadores.

A Prefeitura de Boa Vista possui um cronograma diário de limpeza nas margens do rio Branco e nos igarapés. São recolhidos desde garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo equipamentos domésticos. Qualquer cidadão que for pego jogando lixo nessas áreas estará cometendo crime ambiental e estará  sujeito a multa.

Além disso, a Prefeitura realiza anualmente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ações de conscientização para os banhistas por meio do Projeto Praia Limpa. Nas ações que aconteceram em abril deste ano em alguns balneários foram recolhidos 605 kg de resíduos. Uma força tarefa é montada para recolher todo lixo descartado incorretamente nas praias e nas margens dos rios. Também são realizadas abordagens aos banhistas e comerciantes para orientá-los sobre a importância de manter os balneários da cidade limpos e bem cuidados.

Publicidade