Por Parabólica
Em 03/08/2020

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (03.08). É bom começar a semana lembrando o que disse, ontem, domingo (02.08), no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o médico infectologista -um dos melhores e mais experiente do estado-, Mauro Assato sobre o aumento dos casos de contaminação e mortes pela Covid-19 em Roraima. 

Para justificar essa retomada crescente da pandemia no estado, o médico Assato disse simplesmente: “o vírus continua circulado ente nós, portanto, não devemos nos descuidar de qualquer das ações preventivas como distanciamento social, lavagem das mãos todas as vezes que tocarmos em superfícies suspeitas e utilização de máscaras”. O infectologista ainda chamou a atenção para a ocorrência de infecções especialmente no interior roraimense, que afetam sobremaneira os números de Boa Vista, por conta da intensa circulação de pessoas que demandam à Capital do estado.

É bom que não nos descuidemos dos conselhos desse profissional, que conhece como poucos a realidade da saúde pública de Roraima. Ele disse entre outras coisas, que a tal imunização de rebanho é uma aposta que se assemelha a um tiro no escuro -as palavras são nossas-, por quanto a verdadeira e mais certa imunização é aquela proveniente da aplicação de vacinas, isto é, artificial. 

Otimista, o médico Mauro Assato acredita que essa vacina tão esperada deve chegar até o final do corrente ano. Tomara, dizemos nós, afinal, grande parte das pessoas aqui em Roraima, e no Brasil, continua se comportando para estimular a transmissão do vírus, não fazendo uso de máscaras, não mantendo distanciamento entre as pessoas e fazendo concentração de gente absolutamente desnecessária. 

GUERRA
Mais direto impossível. A prefeita Teresa Surita (MDB) não fez nenhum esforço para esconder a guerra particular que vem travando com o governador Antonio Denarium (sem partido), acerca da culpa de cada um por conta da pandemia da Covid-19 em Roraima. Teresa mandou suspender o processo de reabertura de negócios no município, segundo ela, por conta do fechamento de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo pelo governo estadual. Sem tratar da questão da retomada da pandemia na Capital, Teresa anunciou que vai aguardar um pouco mais para liberar novos negócios, para voltarem a funcionar. Seu parceiro político de sempre, Romero Jucá (MDB), apareceu em redes sociais para fortalecer o discurso da prefeita.

CANDIDATO
Enquanto o ex-senador Mozarildo Cavalcanti manda dizer, por redes sociais, a seus amigos e correligionários que continua pré-candidato pelo PTB a prefeito de Boa Vista, o presidente daquela sigla no estado, deputado estadual Jefferson Alves sinaliza ao contrário. Ele fez divulgar, também por redes sociais, que desistiu da disputa à prefeitura da capital para apoiar a pré-candidatura do deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade), que é apadrinhado pelo deputado estadual Jalser Renier, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), e do mesmo partido.  Apoiadores de Otaci dizem que Jalser vai levar 13 a 15 partidos para coligar-se ao Solidariedade, formando a maior coligação partidária para a disputa da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). 

ATIVO 1
Pois é, têm sido quase diárias as manifestações de apoio do governador Antonio Denarium a candidatos a prefeitos em município interioranos. Diferentemente que foi anunciado em termos da eleição para a PMBV, Denarium tem revelado apoio a candidatos em alguns municípios que demonstra sua opção entre as candidaturas bancadas por correligionários, mesmo que eles sejam adversários de outros apoiadores do governo. É o caso do município do Cantá, onde ele declarou apoio à candidatura de João do Trigo (Solidariedade), que é o candidato lançado pelo deputado estadual Jalser Renier. No Cantá, o prefeito Carlos Barbudo, que é irmão do deputado estadual Jânio Xingu (PSB) -também aliado de Denarium-, é candidato a reeleição.

ATIVO 2
Situação parecida está sendo vivenciada no município de São João da Baliza. Lá, Antonio Denarium já anunciou que vai apoiar o candidato escolhido pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos), que vai disputar a prefeitura com a ex-secretária-adjunta da SecretariaEestadual de Agricultura e Abastecimento, Luíza Maura (Solidariedade). Ela é parceira política histórica do deputado estadual Jânio Xingu e foi segunda colocada nas últimas eleições municipais naquele município. Mais uma vez, Denarium faz opção política contra os interesses de Xingu, que é o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa.

FINALMENTE
Você, leitor/leitora já deve ter lido na Folha Web. Finalmente, o tribunal eleitoral da República Cooperativista da Guiana fez proclamar o resultado oficial das eleições naquele país, depois de um longo impasse sobre a contagem dos votos. Claudette Singh, a presidente da Comissão Eleitoral da Guiana, fez publicar -com data de 02 de agosto de 2020-, a declaração de Mohamed Irfaan Ali -de descendência indiana-, como novo presidente da Guiana. Ele vai substituir David Granger, que tem origem africana. Na Guiana a maioria da população se divide entre hindu-descendente e afrodescendente, etnias que dominam a cena política local.        

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!