Por Angélica Chaves
Em 11/09/2019

Animais sofrem de estresse?

Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que bem! Iniciarei o mundo pet da semana com um questionamento: Animais sofrem de estresse? De acordo com especialista, animais sofrem de estresse e são afetados diretamente no estado físico e emocional.

Assim como seus donos, eles também sofrem com os efeitos da vida moderna. Muitas vezes os animais de estimação podem assumir o estresse dos humanos. Em condições adversas os animais podem reagir com mudanças fisiológicas ou comportamentais.
 
Além de transportar os encargos das pessoas, os animais - especialmente criaturas selvagens - têm suas próprias fontes de estresse. E para estes seres que dispõem de mecanismos não-mentais para perceber o mundo à sua volta, não é nada fácil lidar com isto.

Estados depressivos podem alterar comportamentos, mudar atitudes e predispor a doenças. Ansiedades podem provocar diarreias, apatias, automutilação e a agressividade também pode aumentar.

Fatores de Estresse

Assim como os humanos, os animais podem ficar estressados por várias razões. Um estudo de 2004 sobre doenças relacionadas com estresse nos gatos domésticos constatou que a maior fonte de estresse para estes animais é o relacionamento hostil com outros gatos em casa.

"Apesar de muitos proprietários de gatos que participaram do estudo terem relatado que o problema mais comum observado foi o medo de desconhecidos, este tende a ser um fator de estresse em curto prazo", disse o pesquisador Danielle Gunn-Moore, da Universidade de Edimburgo Royal (Dick ). "Se um gato está vivendo com outro gato onde há um conflito, esta é uma situação crônica que provoca estresse de longo prazo".

E 2006 um estudo descobriu que os cães nos abrigos sofriam com os excessivos latidos dos outros cães. "Enquanto trabalhadores podem usar protetores auriculares, os cães não têm essa possibilidade", disse Coppola Crista, um professor adjunto do departamento de medicina veterinária na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

"Ruído excessivo nos abrigos causam o estresse e podem levar os cães a terem reações comportamentais e fisiológicas", disse Crista.

O animal doméstico precisa de espaço e de cuidados. De acordo com o veterinário, devemos entender que eles também são seres vivos com necessidades individuais. "Por exemplo, um animal que vive em um ambiente estressado, também vai sofrer do mal, e desenvolver doenças relacionadas" diz Scooti.

Mudanças ambientais também podem causar estresse nos animais. Segundo o veterinário, da mesma forma que os seres humanos nos acostumamos com os lugares e sentimos dificuldade de adaptação, os animais também sentem essas mudanças, alterações bruscas de temperatura também podem afetar os animais.

Os efeitos no organismo

Além do mais, os efeitos do estresse sobre um organismo do animal são semelhantes aos efeitos do estresse sobre os seres humanos.

Em ambos, o estresse provoca o corpo para liberar hormônios - adrenalina e cortisol. Estes hormônios causam aceleração na frequência cardíaca e respiração, afetando o sistema imunológico. O estresse, também afeta o sistema reprodutivo, reduzindo a libido e os hormônios reprodutivos, o que, em última instância, aumenta o risco de doença cardiovascular.

Todos estes efeitos encontrados nos humanos, também foram constatados nos animais. Nos animais, tal como em humanos, alguns indivíduos têm melhores mecanismos para lidar com o estresse, o que lhes dá uma vantagem de adaptação.

Segundo o veterinário Luiz Antonio Scotti, professor adjunto de ética e bem estar animal da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no Rio Grande do Sul, a principal linguagem do animal é a expressão corporal, os donos dos animais devem observar estas reações, e também respeitar as cinco liberdades animais", que são elas:

  • Ser livres de medo e estresse
  • Ser livres de fome e sede
  • Ser livres de desconforto
  • Ser livres de dor e doenças
  • Ter liberdade para expressar seu comportamento natural

Doe! Ajudar a Yawara, é ajudar diversos animais em situações de risco e abandono.

E, aí? Quem lembra do Davi? Se você nos acompanha aqui e nas redes sociais, já deve ter visto o caso desse anjinho que sofreu nas ruas até ser resgatado por nós da Yawara. Ele é  mais um caso de amor e superação. Graças as doações que recebemos, a vida desse animalzinho mudou para melhor. Davi agora está feliz, recebendo a atenção e carinho que tanto merece. 

A sua contribuição é de extrema importância, para continuarmos em prol desses anjinhos. Uma forma de ajudar é fazendo doações únicas ou mensais para a YAWARA contribuindo para as campanhas, projetos e nosso animais abrigados. As doações podem ser feitas por depósito bancário. Mais informações entre em contato! (95)99171-5500


Doações:

Precisamos de MEDICAMENTOS! Você pode nos ajudar?

Nosso abrigo é lar de dezenas de cães, e diversos deles necessitam do uso de medicamentos diariamente. Além dos residentes fixos da Yawara, alguns resgatados em lares temporários também precisam de medicação. Se você puder colaborar doando itens de curativo e medicamentos vamos até você. Não importa a quantidade! Se interessou? Entre em contato. (95) 99171-5500

DOE RAÇÃO. DOE AMOR.

Precisamos de ração para que possamos continuar deixando nossos dogs com a barriguinha cheia! Não importa o tamanho e a quantidade. O importante é ajudar!

Se puder colaborar entre em contato que vamos até você. (95) 99171-5500

CLICK PET

O click pet da semana inicia com todo o carisma do pequeno Théo! Lindo!

AAAAAAH, o lindo Lyoto esbanjando preguiça! Fofo!


Que click mais fofo do gatinho Dobby! Amamos!

Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal.

Francis Silva- Voluntária Yawara

Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.

Contas: 

✔Banco do Brasil, Agência: 0250-x, conta 115175-4.
✔Banco CAIXA, Agência 0653, Op. 013, conta 23759-3. 
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.

Pontos de coleta doações:

Dr. Kleber Clínica veterinária –
 Av. Cap. Júlio Bezerra, 358 - Centro, Boa Vista - RR, 69301-410
Vet company –
Av. Santos Dumont, 537 - São Pedro, Boa Vista - RR, 69306-680

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet