Por Angélica Chaves
Em 21/08/2019

Abandono de animais: um crime silencioso

Apesar da estreita união homem-animal, constata-se um grande número de casos de maus-tratos contra os animais, cometidos pelos seres humanos.

Os casos de abandono de animais constituem-se em um grave problema, causando prejuízos, principalmente, para a saúde pública e bem-estar animal. Assim como muitos animais são amados por seus tutores, outros são simplesmente descartados como mercadorias sem valor. Os animais abandonados podem sofrer de fome, desnutrição, parasitas, doenças, envenenamento e outras formas de abuso.

No Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo. Os descartes acontecem também em parques, praças, estradas e portas de pet shops. Nem os hospitais veterinários públicos escapam. Há quem interne o animal doente e não volte mais.

Segundo a World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono.

Em uma pesquisa conduzida por Salman et al., nos Estados Unidos, em doze abrigos de animais, envolvendo 1.984 cães e 1.286 gatos, foram identificadas as principais causas de abandono de gatos e cães.

É comum a ambas as espécies a mudança de endereço; o senhorio que não permitia animais de estimação; muitos animais em casa; custo de manutenção dos animais de estimação; proprietário tendo problemas pessoais; instalações inadequadas; e falta de lugar disponível para ninhadas.

Nos casos dos gatos, as alergias na família, a sujeira na casa e a incompatibilidade com outros animais de estimação estavam entre as dez principais razões citadas. Entre as causas específicas para o abandono de cães estavam donos que não tinham tempo para o animal de estimação, doença(s) do animal e comportamento como morder.

Cabe lembrar que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O abandonador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa. Apesar disso, pode-se afirmar que na maioria das vezes quem pratica esse crime acaba impune, pelo abandono de animais ser um crime silencioso.

Apesar de haver um grande número de animais abandonados no Brasil, faltam dados e o apontamento de soluções para que se possa mudar essa realidade. Objetivando aprofundar a questão, foi feita uma pesquisa com Médicos Veterinários, bem como ONGs e protetores de animais, onde se procurou traçar o perfil dos animais abandonados, de quem os abandona e apontar soluções para a problemática.

Fonte: Canal ciências criminais


Precisamos de PRODUTOS DE LIMPEZA!

Precisamos de ajuda para mantermos a limpeza do abrigo. Se puder ajudar, é só entrar em contato. (95) 99171-5500
•    Sabão em pó
•    Sacos de lixo (100 L)
•    Vassoura/Rodo
•    Detergente/desinfetante
•    Panos de chão

Precisamos de medicamentos: Você pode nos ajudar com o tratamento desses anjinhos?

No nosso abrigo, há diversos animais que necessitam de medicação diariamente. Além dos residentes fixos da Yawara, alguns resgatados em lares temporários também precisam de medicação. Se puder ajudar nos ajudar doando itens para curativo ou medicamentos, entre em contato! (95) 99171-5500.


CLICK PET

Olha só que click lindo do pequeno Bidu! Lindo demais!

Bella toda charmosa no click enviado pela sua mamãe Cristiana! Adoramos!

Momento fofura nesse último click da semana. Floquinho esbanjando charme!

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. 

Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal.

Francis Silva- Voluntária Yawara

Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.

Contas: 

✔Banco do Brasil, Agência: 0250-x, conta 115175-4.
✔Banco CAIXA, Agência 0653, Op. 013, conta 23759-3. 
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.
Pontos de coleta doações:
Dr. Kleber Clínica veterinária –
 Av. Cap. Júlio Bezerra, 358 - Centro, Boa Vista - RR, 69301-410
Vet company –
Av. Santos Dumont, 537 - São Pedro, Boa Vista - RR, 69306-680

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet