Por Angélica Chaves
Em 04/12/2019

Dezembro verde e a conscientização sobre o abandono de animais

Ativistas da causa animal criaram o Dezembro Verde para conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais no Brasil. Isso porque, mesmo sendo considerado crime, esse ato acontece com frequência no país.

De acordo com a protetora e integrante da Federação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), Drika Morais, nos meses de dezembro a fevereiro o número de abandonos cresce no Brasil devido às férias.

Diante desses números, organizações não-governamentais (ONG’s), protetores e ativistas da causa animal criaram essa campanha. Entre os objetivos, está o de diminuir os animais abandonados.

O que significa Dezembro Verde?

Essa campanha foi criada pelo protetor animal Alex Paiva, de Sobral, no Ceará. Em conversa com Drika Morais, o ativista sentia a necessidade de falar sobre o abandono de animais diante das estatísticas.

“O Dezembro Verde surgiu de uma conversa com Alex Paiva do Ceará, diante do aumento do número de abandonos de animais no período de dezembro a fevereiro. Justamente onde ocorre o período de férias”, explica a ativista que trabalha salvando os animais há 35 anos.

Ainda segundo Drika, a campanha passou por algumas alterações com relação a cor. Ao lado de outros protetores, como Goretti Queiroz de Pernambuco e Valéria Mendes de Brasília, o verde foi a cor escolhida.

Abandono de animais no Brasil é crime

Existe no Brasil uma população canina de 55,2 milhões e uma felina de 22 milhões, segundo estimativas do IBGE. No entanto, nem todos esses animais possuem um lar definitivo, por isso são chamados de animais em situação de rua.

Nesses casos, alguns já nascem de animais sem donos. Entretanto, alguns são abandonados por pessoas que adotaram ou compraram. Mas o que poucas pessoas sabem é que o abandono de animal é considerado um crime no Brasil. 

Como denunciar abandono de animais?

Como o abandono de animais é crime, as pessoas podem denunciar esses casos. “As denúncias de abandono e maus-tratos devem ser feitas à polícia militar ou à Promotoria de Justiça (Ministério Público), de preferência acompanhadas de provas, que podem ser fotos, áudios, filmagens ou de testemunhas”, recomenda a advogada.

Já a protetora animal, Drika Morais, dá outras dicas. “Se ele [o animal] estiver dentro de uma residência vazia, a pessoa deve entrar na residência e tirar o animal de lá. Se ela presenciar o abandono do animal por um proprietário de carro, ela precisa anotar a placa. Então, fica muito mais fácil a identificação de quem abandonou até para ter a responsabilização do crime de abandono.”

Além das denúncias, você também pode agir para ajudar o animal abandonado. Por exemplo, resgatá-lo, tratá-lo e dar um lar temporário até que o pet encontre uma outra família. Ou simplesmente, adotá-lo.

Adote 

Para ajudar os bichinhos que foram abandonados, as pessoas podem adotar animais procurando-os em abrigos públicos ou privados.

YAWARA

Olá!

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial.

Contas:

✔Banco Banco do Brasil, Agência: 0250-x, Conta 115175-4.

✔Banco CAIXA , Agência 0653, Op. 013, Conta 23759-3.

Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet