Por José Maria Neto
Em 08/02/2019

CARREIRA MILITAR – SARGENTO DA AERONÁUTICA

Com o inicio do ano, novas oportunidades surgem e agora na carreira militar, como visto na semana passada em nova coluna semanal, Foi publicado o edital de abertura do concurso 2019 para admissão ao curso de formação de sargentos. No total, o edital oferece 227 vagas. Sobre o Curso de formação

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações.

Veja, listado abaixo, os principais benefícios da Carreira Militar:

  • Estabilidade;
  • Férias remuneradas e adicional de férias;
  • Movimentação para outras guarnições;
  • Possibilidade de realizar cursos e estágios no Brasil e Exterior;
  • Plano de Saúde Médico e Odontológico: o militar pode utilizar hospitais e clínicas próprios do Exército, Aeronáutica e Marinha (a qual ele fizer parte), e encaminhado para organizações externas credenciadas se necessário. O plano de saúde não possui carência e tem ampla cobertura;
  • Licença para Tratamento de Saúde Própria e de dependentes;
  • Ocupação de residência (sujeito à fila de espera e disponibilidade na Guarnição);
  •  Plano de Carreira;
  • Cursos à distância de habilitação em idiomas;
  • Convênios com Universidades Particulares para realização de Cursos Superiores à distância;

Localidades para realização do exame de admissão: Belém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Natal-RN, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-BH, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Santa Maria-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF, Manaus-AM, Porto Velho-RO e Boa Vista-RR.

Então, após listarmos todas essas vantagens, procuramos o professor Especialista em Ensino de Física e Matemática Leonardo Ferreira do Curso Preparatório Meta para nos ajudar a destrinchar como estudar as matérias mais odiadas do ensino médio, Física e Matemática quem são peças chaves para o ingresso desta força primaria de segurança. LEIA COM ATENÇÃO O QUE NOSSO ESPECIALISTA TEM A DIZER!

Uma das principais características presente nos editais dos concursos militares é a extensão do conteúdo programático. As provas são, em sua maioria, objetivas e envolvem grande parte do conteúdo do ensino médio.

As principais matérias presentes, em comum, nos concursos militares são: Língua Portuguesa, Matemática e Redação, geralmente cobradas em concurso da Escola de Sargentos do Exercito e adicionando Física, a Escola de especialista da aeronáutica, objeto de assunto deste artigo. Como forma de preparação antecipada, estas são as disciplinas básicas e, como referência, utilize os últimos editais como forma de preparação vocacionada. Abaixo, segue um quadro comparativo das principais Escolas de Formação e seus respectivos endereços eletrônicos para consulta dos editais dos últimos concursos, requisitos e outros dados estatísticos.

A melhor maneira de iniciar os estudos é olhar o edital e se preparar para o conteúdo por tópicos. Outra forma, muito eficiente e resolver problemas anteriores

“É importante ressaltar que as provas pouco mudam ano a ano em seus conteúdos. Quanto mais questões feitas e consultadas aos tópicos, maior a chance de saber todo conteúdo que cairá na sua prova”, diz o especialista.

Abaixo algumas dicas de como se preparar para esse concurso e como estudar Física e Matemática, matérias que são difíceis, mas não impossíveis por meio do estudo e trabalho e foco, na meta a se alcançar!

1. O que estudar: O conteúdo de cada disciplina está indicado no edital e é bastante extenso. Cai praticamente tudo que foi estudado no ensino médio, por isso não será nada fácil (quem participou com êxito do último ENEM pode ter um estímulo a mais!). Mas de forma geral, alguns conteúdos costumam se repetir, não é um concurso que traz inovações.

  • Em matemática foque bastante em conjuntos, funções do segundo grau, logaritmos, matrizes e potenciação.
  • Em geografia há que aposte sobre as anomalias climáticas como El niño, La niña, Estrutura e dinâmica da terra e geopolítica. Foque bastante nos estudos sobre crescimento populacional, urbanização brasileira e problemas urbanos.
  • Com relação ao português, tenha atenção total à nova gramática, semântica, morfologia das palavras e claro, análise sintática. A redação também merece atenção especial: fique de olho nos assuntos do momento, quais são os temas mais discutidos pelas revistas e pela mídia, pratique muito.
  • Em física, dedique um bom tempo ao estudo dos conceitos de cinemática, termologia, óptica, ondas e eletricidade.
  • Em inglês, foque na interpretação de texto, significado das palavras e claro, funções gramáticas como possessive adjectives, pronouns, determiners e quantifiers.

Lembre-se que português e matemática possuem peso maior, portanto não tem como bobear nestes dois quesitos. Outra dica é se ligar em tudo que está acontecendo no país, que pode surgir em interpretações de texto, como base para questões de outras matérias e até na redação.

2. Pratique interpretação de texto: Se você for mal de interpretação de texto, possivelmente não se dará tão bem nas provas de português. Pois haverá questões de ordem literária e não-literária, colocando em prova a sua capacidade de interpretar.

Já pensou se preparar arduamente para as matérias consideradas mais difíceis e pagar o pato justamente na sua língua mãe?

3. Esteja em dia com a sua saúde e Mantenha o seu condicionamento físico: A dica é preciosa. Corra todos os dias, faça exercícios voltados para a musculação e os alongamentos necessários antes e depois para evitar problemas musculares que podem te tirar da seleção.

Estudando Física e Matemática para carreiras militares

  • Entenda o movimento: Leia os dados do problema apresentado nos exercícios ou nas provas com muito cuidado, para que consiga entender cada coisa que se passa na situação. A física tem muito a ver com o movimento. Primeiramente, você deve visualizar e identificar o movimento.
  • Não aplique a fórmula cegamente: Aprender as fórmulas e decorá-las não significa que todos os exercícios estão resolvidos. Quando for usar uma fórmula você deve ter três coisas em mente: quando ela pode ser aplicada, quando não pode usá-la e como essa fórmula foi obtida.
  • Simplifique a situação: Procure simplificar ao máximo a questão oferecida. Se a pergunta possuir gráficos e tabelas, escreva os dados que estão sendo informados e quais fórmulas poderiam ser aplicadas.
  • Evite o decoreba: Ao invés de tentar decorar todas as fórmulas, procure entender como elas foram desenvolvidas. Assim será muito mais fácil deduzir qual é a fórmula ideal para o problema apresentado e não dependerá de sua memória para acertar a questão.
  • Destaque grandezas e expressões Para cada resumo, destaque, se houver, a expressão matemática correspondente e identifique a grandeza física envolvida com a sua respectiva unidade.

Essas dicas estão acessíveis a qualquer estudante, com disciplina, foco e trabalho duro todos vocês podem alcançar a tão estabilidade profissional e com aquele toque de Selva, Aventura, Viagens, possibilidades de chegar ao Estado maior do Oficialato das Forças Armadas! Seguir essas fases são pesadas, difíceis e só fica realmente quem estiver querendo e for qualificado.

Portanto, seja persistente e não seja mais um número na seleção, faça a diferença! Já entre no ritmo de Selva, Vá e vença e que por vencidos não os conheçam!

Forte abraço, espero vocês com Braço forte e Mão amiga, voando com as Asas que protegem o País, para enfim, contar com vocês, Protegendo nossas riquezas e cuidando da nossa gente! SENTA PUA GUERREIROS.

Prof Leonardo Ferreira

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos