Por José Maria Neto
Em 07/09/2018

COMO ESTUDAR MATEMÁTICA PARA O CONCURSO DA PREFEITURA

Olá, amigos concurseiros. Todos estão cientes de que saiu o concurso da Prefeitura de Boa Vista, com 370 vagas para o cargo de Cuidador de Alunos. É, sem dúvida, a melhor oportunidade do ano para quem deseja conquistar a tão sonhada estabilidade do serviço público. 

Hoje venho, neste artigo, dar umas dicas da matéria que é um verdadeiro terror para muitas pessoas e que vai cair nesse concurso: MATEMÁTICA.

O conteúdo de matemática previsto no edital desse concurso é pequeno, portanto é perfeitamente possível você começar agora, do zero, sem saber absolutamente nada, e chegar ao dia da prova em condições de ter um excelente resultado. Destaco os conteúdos de conjuntos numéricos (números naturais e números racionais), operações fundamentais, múltiplos e divisores, geometria básica, sistemas de medidas e interpretações de gráficos. Estes são conteúdos simples, que se o candidato se dedicar, consegue aprender em pouco tempo.

A questão é: dá para aprender em pouco tempo se estudar com seriedade e da maneira correta. A matemática exige que se pratique MUITO, que se resolva muitas questões, que se ponha a mão na massa. Não se aprende matemática apenas lendo ou assistindo vídeos. Precisa colocar em prática para absorver o conteúdo ao máximo. É como andar de bicicleta: ninguém aprende só olhando.

A primeira dica importante que costumo dar aos meus alunos em sala de aula é: NÃO USE CALCULADORA! A calculadora é extremamente prejudicial pois ela tira suas habilidades de calcular. E essa prova, por ter um conteúdo bem básico, a banca pode tentar explorar contas mais chatas com números decimais, por exemplo. E aí eu te pergunto: você lembra perfeitamente como fazer a divisão se os números forem grandes? E quando têm vírgula? Você lembra com perfeição a famosa “tabuada”? Pois é, se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, a culpa é em grande parte da calculadora. Pare de usar imediatamente!

Revise conteúdos básicos, como frações, por exemplo (fração é uma forma de expressar um número racional, e faz parte do conteúdo dessa prova). Relembre como se calcula MMC e MDC (faz parte do conteúdo de múltiplos e divisores). Recorde quais são as formas geométricas básicas e como se calcula a área e o perímetro delas. Pesquise como converter medidas de comprimento, capacidade, tempo, massa, etc. São conteúdos relativamente fáceis, mas se você não estudar, cairá facilmente em todas as pegadinhas que a prova armar pra você.

Pesquise sobre questões de provas anteriores elaboradas pela mesma banca (FGV – Fundação Getúlio Vargas), mas apenas aquelas do mesmo conteúdo do seu edital. Faça TODAS! Caso erre, tente descobrir onde errou. Procure ajuda, faça um cursinho, participe de aulões, procure aquele amigo que é bom no assunto e peça para ele tirar suas dúvidas. Dê um jeito, mas tenha alguém para tirar suas dúvidas. Esses momentos são os de maior aprendizado!
Desejo muita resiliência nos estudos, muita força e muita determinação, para que esse concurso seja um divisor de águas na sua vida e para que você encontre a tão sonhada ESTABILIDADE! Dedique-se ao máximo!

Por Abel Magabeira

COMO ESTUDAR NO CALOR DE RORAIMA

Está chegando o verão e, com ele, o calor infernal que recai sobre Boa Vista  prejudicado a rotina de estudos de muita gente que se vê obrigada a tentar encontrar uma solução para fugir desse problema que vem atormentando a vida dos pobres estudantes macuxis tanto em casa como nos cursinhos.
Para tentar ajuda-los a resolver esse problema, resolvi consolidar algumas dicas que, inclusive, já foram utilizadas por mim. Espero que aproveitem.

- Pare de reclamar – Pare de reclamar do calor, isso não vai ajudar a resolver o problema em nada, ainda mais que você mora em Boa Vista e já deveria estar acostumado com nosso clima. Ao invés de reclamar, busque um lugar fresco e concentre-se nos estudos.

- Compre um ventilador – Ok, ok, ar-condicionado é caro e nem todo mundo tem condições de comprar. Então, que tal comprar um ventilador? Sim, isso ajuda muito. Existem ventiladores de mesa que estão ao alcance financeiro de qualquer assalariado. Se mesmo assim não tiver condições, peça emprestado de alguém. 

- Beba muita água gelada - Água gelada é indicadíssima para concurseiros encalorados, uma vez que hidrata, algo essencial par quem estuda pesado, e dá uma sensação de refrescância. Aproveite a nossa deliciosa água do rio branco (devidamente filtrada) e refresque-se!

- Busque um local ventilado – A melhor opção nessa época de 40 graus é buscar um ambiente refrigerado, como por exemplo as bibliotecas do Cuca Cursinho, da UERR, UFRR, etc. Se não for possível se deslocar até estes espaços, busque uma boa sombra e tente aproveitar a brisa que ainda existe na nossa terra. Lembre-se que daqui a pouco começa a temporada de queimada aí já era...

- CONCLUSÃO – Não busque desculpas, busque solução. Quando a pessoa realmente quer estudar, ela arranja disposição e consegue encontrar saída para qualquer problema, inclusive o calor.


#HUMOR

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(CESPE – 2011 – TRE-ES – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA) A lei penal que beneficia o agente não apenas retroage para alcançar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como também, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigência. 
Resposta: Certa

(CESPE – 2012 – TJ -AC – TÉCNICO JUDICIÁRIO) Uma pessoa poderá ser considerada culpada após sentença condenatória pela prática de crime, ainda que dela recorra. 
Resposta: Errada

(CESPE - 2013 - DEPEN - AGENTE PENITENCIÁRIO) O direito penal brasileiro não admite penas de banimento e de trabalhos forçados. 
Resposta: Certa

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos