Por José Maria Neto
Em 09/03/2019

PROF NETO

Aprenda a montar seu cronograma de estudos

Muita gente me consulta para obter dicas de como montar seu plano de estudos, o que é extremamente importante para se conquistar uma vaga em concurso público. Para se obter sucesso, sabemos que é preciso muito esforço, dedicação e acima de tudo, ORGANIZAÇÃO. No quesito organização é que a maioria das pessoas se depara com problemas.

A fim de ajuda-los e aproveitar o início do ano (após o carnaval) – momento ideal para iniciar a rotina de estudos -, hoje vou passar algumas dicas de como montar seu cronograma de estudos de forma rápida e eficiente.

- Defina a quantidade de horas livre para estudos

Nesta etapa, você deve levar em consideração os períodos de atividades fixas como trabalho, aulas presenciais, compromissos eventuais, período de lazer e outras tarefas, assim como os feriados nacionais, estaduais e municipais. Feito isso, é só calcular a quantidade de horas livres para estudo.

- Esteja por dentro do edital

Se o edital do concurso que você deseja ainda não foi publicado, procure o do concurso anterior. Analise e confira quais são as matérias que demandam um maior investimento de tempo, ou seja, quais possuem maior peso, ou se a pontuação será igual para todas.

Caso ainda esteja em dúvida em relação ao concurso que vai fazer, não tem problema. Inclua na sua planilha as disciplinas “gerais”, que são mais cobradas nos concursos, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Depois, é só dividir os conteúdos de acordo com os seus horários disponíveis.

- Seja consciente!

De nada adianta estabelecer metas rígidas que não serão cumpridas. Este fato acaba por gerar grande frustração e desânimo, o que pode comprometer a sua preparação. Veja algumas dicas:

– Não dedique um tempo excessivo a uma mesma disciplina;

– Diversifique os métodos de estudo. Em 2h você pode ler sobre um assunto, assistir a uma aula ou resolver questões. Fazer resumos e esquemas torna o estudo mais dinâmico;

– Inclua intervalos regulares de 15min em sua rotina de estudos. Alongue-se, vá ao banheiro, beba água ou coma algo leve. Procure se alimentar a cada 3h.

– Dedique um tempo maior de estudos às disciplinas que você tem mais dificuldade e também àquelas que têm um peso maior na prova.

– As matérias mais difíceis e cansativas devem ser vistas nos dias e horários em que você costuma render mais.

– Não se esqueça de fazer revisões do conteúdo estudado periodicamente. As revisões podem acontecer a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena.

– Respeite os limites do seu corpo. Procure dormir pelo menos 6h por noite.

 Por fim, além destas dicas, separamos ainda dois aplicativos bacanas que podem auxiliar na sua organização e potencializar seus estudos:

- Go Conqr - Plataforma de aprendizagem social e colaborativa. Inclui mapas mentais, quizzes, notas e flash cards, onde é possível testar suas habilidades e desempenho.

- Aprovado App - Permite organizar suas atividades em matérias e conteúdos, além de possibilitar o acompanhamento dos seus estudos em gráficos.

FIQUE LIGADO

DPU

Segue em análise, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, o projeto de lei 7922/14,  que cria 2.751 vagas para a Defensoria Pública da União (DPU). Uma vez criadas, as oportunidades serão para preenchimento por meio de realização de concurso público ou aproveitamento de remanescentes do concurso em validade, além de estruturar o plano de carreiras e definir novos valores salariais.

O projeto tramita na casa desde 29 de agosto de 2014, quando encaminhada pelo então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova.   

Do total de vagas prevista para criação, 1.659 são para cargos de analista, com exigência de nível superior, e 1.092 para técnicos, de ensino médio. De acordo com a proposta, as remunerações iniciais serão de R$ 4.363,94 para os técnicos e R$ 7.323,60 para analistas.

► PRF

A PRF 2019 (Polícia Rodoviária Federal) oficializou, por meio de publicação em diário oficial, nesta sexta-feira, 1 de março, a retomada do seu concurso público para 500 vagas de policial rodoviário, suspenso desde a última semana. Com isto, também foi publicada a lista definitiva de aprovados na prova objetiva e resultado preliminar da prova discursiva.

Agora, os candidatos poderão apresentar recursos sobre o resultado da prova discursiva a partir das 9 horas do dia 6 de março, até às 18 de 7 de março, no site do Cebraspe. No dia 8 deverão ser publicadas as justificativas de anulações ou alterações nos gabaritos preliminares da prova objetiva.

O resultado da prova discursiva deve ser divulgado em 18 de março, com a convocação para os testes físicos e investigação social. Os testes físicos estão marcados para os dias 23 e 24 de março.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

DIREITO PENAL

(CESPE – 2015 – TCE-RN – INSPETOR) Segundo o princípio da intervenção mínima, o direito penal somente deverá cuidar da proteção dos bens mais relevantes e imprescindíveis à vida social.

Resposta: Correta

(CESPE – 2014 – CÂMARA DOS DEPUTADOS – CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA III) Um dos princípios basilares do direito penal diz respeito à não transcendência da pena, que significa que a pena deve estar expressamente prevista no tipo penal, não havendo possibilidade de aplicar pena cominada a outro crime.

Resposta: Errada

(CESPE – 2014 – TJ/SE – TÉCNICO) A respeito do princípio da legalidade, da relação de causalidade, dos crimes consumados e tentados e da imputabilidade penal, julgue os itens seguintes.

Resposta: Errada

(CESPE – 2015 – TCU – AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO) Em consequência da fragmentariedade do direito penal, ainda que haja outras formas de sanção ou outros meios de controle social para a tutela de determinado bem jurídico, a criminalização, pelo direito penal, de condutas que invistam contra esse bem será adequada e recomendável.

Resposta: Errada

#FICADICA – CLASSIFICAÇÃO DE CRIMES

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos