Por Moara Albuquerque
Em 18/08/2020

Hotel de luxo no meio da selva

Olá, pessoal! Estive ausente por um período – muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo durante essa quarentena – mas estou de volta para trazer novidades, dicas, tendências e inspirações para vocês!

Essa semana estou escrevendo para vocês de Manaus, vim por um período bem curtinho a trabalho e passeio, e tive que aproveitar para mostrar para vocês uma surpresa da arquitetura escondida aqui no Amazonas.

Vale a pena conhecer esse projeto, o Mirante do Gavião – ele tem um design inovador, que os apaixonados por arquitetura vão se encantar, e fica no meio da exuberante paisagem amazônica.Temos que valorizar mais o nosso patrimônio, nossas belezas regionais, e a nossa identidade; esse projeto é uma das grandes e boas surpresas do Norte! (Foto: Thais Antunes)

O projeto é do Atelier O’ReillyArchitecture&PartnersSustainableStrategies, e tem uma iniciativa sustentável e integrada com a natureza e com as comunidades ao seu redor: o hotel possui fossas biodegradáveis e placas solares, a mão de obra na construção foi ribeirinha e toda a madeira é certificada, proveniente de reflorestamento.

O Mirante do Gavião também incentiva as comunidades próximas, comprando farinhas e frutas desses locais, e auxiliando as escolas com ações educativas.É um projeto de luxo, porém totalmente sustentável.

Uma curiosidade é referente a linda estrutura de madeira – ela foi erguida juntamente com a mão de obra ribeirinha, e foram utilizadas diversas técnicas de carpintaria local na estrutura, nos encaixes e engates da madeira; é o conhecimento da tradição regional, com design contemporâneo.

O que você achou desse projeto? Conta para mim aqui nos comentários ou no nosso e-mail contato@opendoor.arq.br

Siga nosso escritório no Instagram @opendoor.arq que estamos postando todas as dicas da viagem por lá! Até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!