Por Moara Albuquerque
Em 12/11/2018

Vintage ou retrô? Descubras a diferença entre os dois estilos na hora de decorar

Vintage, para a decoração, refere-se a um produto antigo, mas de excelente qualidade. É um estilo característico das décadas de 20 a 60 e são originais dessa época e, portanto, normalmente são peças de alto valor.

Na decoração vintage o que normalmente encontramos são porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, sofás, poltronas etc.

Retrô é uma releitura. Significa “para trás” – é tudo aquilo que foi produzido nos dias atuais, mas tem uma pegada “antiguinha”.

Vintage X Retrô

Alguns designers consideram Vintage apenas peças produzidas entre 1920 e 1960, enquanto que outros afirmam que qualquer peça com mais de 20 anos pode ser chamada de vintage. O que acontece é que o termo “vintage” ficou associado a peças desse período, porém qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos de idade é considerada vintage.

Poltrona Temes (à direita) tem desenho baseado em dois ícones do design moderno: a cadeira de Joaquim Tenreiro, projetada nos anos 1940-50 (à esquerda) e a La Chaise, de Charles e Ray Eames, de 1948 (no centro).

 

Cadeira Pantosh (à direita) de 2008 (Leonardo Lattavo e Pedro Moog). Tem como inspiração a poltrona Willow (Charles Rennie Mackintosh, 1902-04), à esquerda, e a cadeira Panton (Vener Panton, 1968), no centro.

Buffet desenhado por Giuseppe Scapinelli. Buffet retrô com portas azuis.

Telefone vintage e seu modelo atual, em estilo retrô

Um toque final com objetos ou móveis menores dá o ar de nostalgia buscado nesse tipo de decoração

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV