Por Denise Rohnelt Araujo
Em 16/03/2019

ENTRADA

Domingo passado no estacionamento do Canarinho, o trailer Gordhitos do empreendedor Rafael Santana pegou fogo e ele perdeu equipamentos, além da estrutura.

O que me deixou extremamente feliz foi ver a movimentação de um grupo de empresários denominado BVB Gastronomia com aproximadamente 50 empresas que se organizou para ajudar o Rafael a reconstruir seu trailer. Eles  prepararam uma rifa no valor de dez reais para concorrer a mais de 100 prêmios que são refeições nos restaurantes participantes, serviços estéticos, e até estadia em uma pousada na Serra do Tepequem.

O sorteio será no dia 25 de março no estacionamento Canarinho, e todos podem participar comprando uma rifa em 20 pontos de venda. Algumas  das empresas que estão vendendo as rifas: Braseiro Food Truck, Pizzaria São Paulo, Doce Café Bistrô, Guzatto Massas Caseiras, Mafia Italiana Pizzaria, Minerin – Mercado São Francisco, Casa de Carne Maboni e Pé de Manga Mix de Sabores, entre outras.

Parabéns aos empresários por essa corrente do bem, e por mostrar que a solidariedade e a parceria estão sempre à frente dos seus negócios.

Mudando de assunto, tenho visto nas feiras que está na época da pupunha, um fruto muito consumido na Amazônia que é retirado de uma palmeira (Bactris gasipaes. Além do fruto também se aproveita o palmito, mais conhecido no restante do Brasil. 

A receita de hoje é de uma entradinha feita com o fruto e que é bastante utilizada nas festas em Belém: a Pupunha  ao Roquefort, que aprendi no curso de imersão de culinária amazônica, CUIA.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Pupunha ao Roquefort

INGREDIENTES:

  • 48  unidades de pupunha média
  • 300g de queijo roquefort
  • 200g de manteiga
  • 300g de creme de leite
  • Sal a gosto
  • Para decoração usar azeitonas em tiras, tomates em cubinhos ou salsa

MODO DE FAZER:

Cozinhar as pupunhas em água com bastante sal até ficarem macias, depois descascar e reservar.

Misture o queijo roquefort com a manteiga e o creme de leite até formar uma pasta homogênea.

Partir as pupunhas ao meio, retirar os caroços e rechear com a pasta. Decorar como desejar.

DICA: Esta é uma receita bem versátil onde também pode utilizar outros tipos de queijo. Experimentem! Essa é a alegria da culinária, fazer experiências a partir de uma receita.

EM ABRIL INICIA MAIS UM REALITY GASTRONÔMICO NA TV ABERTA – TOP CHEF BRASIL

O programa Top Chef, um reality gastronômic que estreou nos Estados Unidos em 2006 sob o comando do chef Tom Colicchio, onde 16 cozinheiros participantes além de competir em provas culinárias precisam conviver na mesma casa durante a competição.  O programa Top Chef teve uma temporada realizada em Lisboa em 2012.

No dia 3 de abril teremos a estréia do Top Chef Brasil sob o comando do chef Felipe Bronze do restaurante Oro (RJ) na TV Record.  Como jurados do reality brasileiro estão o chef Emmanuel Bassoleil do restaurante Skye (SP) e a jornalista Ailin Aleixo do site Gastrolândia.

Os 16 cozinheiros participantes são de várias regiões brasileiras, a maioria é do eixo Rio e São Paulo, mas tem cozinheiro do Pará, Bahia, Minas Gerais e Ceará.

Dos competidores conheço o chef Gabriel Vidolin de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, que tem o restaurante intimista de apenas seis lugares, o Leão Vermelho, que funciona alguns meses por ano com menu degustação, onde os ingredientes são de sua horta e da região.

Diferente dos outros realities gastronômicos, pelo confinamento dos competidores, teremos um BBB da culinária, que espero forneça boas receitas e bons exemplos.

O programa estreia dia 3 de abril às 22:30  na TV Record.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!