Por Denise Rohnelt Araujo
Em 13/04/2019

ENTRADA

Na próxima semana iremos comemorar a Páscoa, que é celebrada sempre 40 dias após a quarta feira de cinzas. 
Sua origem vem dos tempos do Velho Testamento, sendo o nome Páscoa originária da palavra hebraica "pessach" (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu marcado pela travessia do Mar Vermelho.

A Páscoa cristã, adotada pela Igreja Católica como uma de suas principais festas, celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida, e simboliza um novo começo. Não se costuma comer carne vermelha, optando por peixes. Nessa semana fiz uma caldeirada de dourada no programa da TV Folha BV para o cardápio da Semana Santa.

São vários os símbolos da Páscoa, sendo os  ovos de chocolate os mais desejados pelas crianças, e são presenteados aos amigos para desejar boa sorte ou como referência à renovação da vida. 

Outros símbolos da Páscoa são: o coelho, o cordeiro, o círio pascal (uma vela grande que se acende na igreja), o girassol, o pão e o vinho, a colomba pascal (um pão em forma de pomba), o sino, e por fim, os óleos santos que simbolizam o Espírito Santo.

No Brasil durante o almoço de Páscoa é tradição reunir a família, com pratos à base de peixe. No Amazonas o bacalhau é trocado pelo pirarucu; na região central optam pelos peixes de rio e aves grandes como o peru. Cada lugar incorpora um ingrediente regional. E na terra do churrasco, o gaúcho deixa a carne de gado e utiliza cordeiro ou peixe na sua comemoração. Uma tradição de origem alemã e que é muito apreciada na região sul do país, são os ovos de galinha decorados e recheados com amendoim, que são dados de presente para as crianças na Páscoa.

Para sair um pouco do ovo de chocolate, que tal fazer bolinhos de cenoura recheados com gotas de chocolate para presentear amigos e familiares? A receita de hoje também pode ser saboreada pelas pessoas com alergia à proteína de leite de vaca, porque as gotas de chocolate não contém caseína.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Bolinho de cenoura recheado com gotas de chocolate 

INGREDIENTES:

  • 110g de cenoura em rodelas
  • 02 ovos
  • 200 g de farinha de trigo peneirada
  • 200g de açúcar
  • 100g de óleo de soja ou girassol
  • 04g de fermento químico em pó
  • ½ colher de café de sal
  • 100 ml de suco de laranja
  • Raspas de laranja 
  • Gotas de chocolate sem leite
  • MODO DE FAZER:

Bata no liquidificador a cenoura, os ovos, o açúcar, o suco e as raspas da laranja, e o óleo. Peneire a farinha de trigo numa tigela e acrescente o fermento e o sal. Despeje a massa do liquidificador, sem bater, até formar uma massa homogênea. 

Coloque metade da massa em forminhas de papel para cupcake, depois coloque as gotas de chocolate no meio da massa. 

Asse em forno pré-aquecido, a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Depois pode cobrir com uma calda de chocolate ou com um brigadeiro mole.

A receita é para 12 bolinhos.


FESTIVAL MERCADO DAS TULHAS DO MARANHÃO INICIA INSCRIÇÕES DE PROJETOS GASTRONÔMICOS

A segunda edição do Festival Mercado das Tulhas de São Luís no Maranhão vai acontecer no período de 26 a 28 de agosto. O projeto foi idealizado pelo chef Júnior Ayub, presidente da Associação Maranhense dos Artesãos Culinários (Amac), o nome Tulhas remete ao lugar onde se guarda os alimentos, e é o nome do primeiro mercado do Maranhão, Casa das Tulhas.

O evento tem um espaço chamado Banquete de palavras, onde são apresentados, debatidos ou lançados trabalhos  acadêmicos, pesquisas, livros ou projetos elaborados com diferentes ingredientes, e qualquer estado pode participar apresentando suas pesquisas. A coordenação é feita pelos representantes da Embrapa, Universidade Federal do Maranhão, Instituto Tecnológico do Estado e SENAI. Ano passado foram apresentados os trabalhos como o pão de buriti, o chocolate feito castanha do Maranhão, o hidromel, e foi lançado o livro “ Panc é Pop” da bióloga Mahedy Passos, que vive em Roraima.

Aos interessados em participar com projetos no evento, a coordenação estará recebendo os trabalhos até o final de maio, através do email amaac.ma@gmail.com.

Este ano o evento ainda vai contar com uma vitrine tecnológica da Embrapa, que irá implantar um canteiro com espécies comestíveis biofortificadas (plantas com alto valor nutricional) e condimentares (plantas aromáticas), que estarão à disposição dos chefs convidados para utilizarem em suas apresentações.  Outra novidade deste ano do festival é a realização de diversas oficinas nas comunidades rurais.

Para saber mais sobre o festival Mercado das Tulhas sigam o Instagram @festivaldastulhas

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas