Por Denise Rohnelt Araujo
Em 19/01/2019

ENTRADA

O ano começou e o programa Letras Saborosas da TV Folha BV já voltou ao ar com receitas inéditas para vocês, todas as terças feiras tem algo novo. Acompanhem!

E ainda estou aguardando as sugestões de vocês para o programa e para a coluna no jornal, não deixem de enviar para o email letrassaborosas@hotmail.com.

Eu estarei de férias por duas semanas e retorno dia 02 de fevereiro com a coluna no jornal Folha de Boa Vista, mas podem acompanhar minhas andanças pelas redes sociais Instagram e Facebook.

Hoje a receita de um petisco que gosto muito, bolinho de peixe, que fiz como aperitivo para servir com um molho de pimenta com pitanga da linha tropicalista que o chef Guga Rocha fez para a marca Pimenta do Jamal.

Dia dois de fevereiro volto muitas novidades e novas receitas para a coluna.

Boas férias para quem está de férias, até a volta!

-------------------------------------------

PRATO DO DIA

Bolinho de Peixe

INGREDIENTES:

  • 500g de peixe dourado desfiado
  • 01 kg de batatas cozidas e amassadas
  • 02 colheres de sopa de coentro picado
  • 02 colheres de sopa de cebola picada
  • 02 colheres de cebolinha picada
  • 02 ovos batidos
  • 02 colheres de farinha de rosca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

MODO DE FAZER:

Desfie bem a carne branca do peixe e misture com a batata amassada, a cebola, a cebolinha e o coentro, o sal e a pimenta. Faça uma massa bem homogênea. Molde os bolinhos do tamanho que preferir, passar no ovo batido e na farinha de rosca e fritar. Servir com geléia de pimenta da sua preferência, eu escolhi geléia com pimenta e pitanga da Jamal.

-------------------------------------------

Sabores brasileiros apimentados pelo Jamal em diversos produtos

Da paixão por pimentas do médico infectologista Jamal Suleiman, nasceu à empresa Pimenta do Jamal em 2010.

Jamal Suleiman é médico infectologista há mais de trinta anos, com publicações em revistas médicas nacionais e internacionais e cujo hobby é cozinhar. Deste hobby culinário surge uma paixão: PIMENTAS!

Há mais de vinte anos ele iniciou a produção de pimentas em várias preparações e apresentações, as quais eram presenteadas aos amigos. Estes por sua vez, à medida que o produto ia sendo consumido, não se inibiam em solicitar mais e mais "presentes".

Jamal acredita que não há quem não aprecie pimentas, mas que as pessoas não foram apresentadas de forma agradável a esse prazer. Por esse motivo ele procura ampliar a elaboração de sua produção, utilizando uma grande variedade de pimentas brasileiras, oferecendo a essas pessoas oportunidade de novos sabores.

Hoje a empresa se orgulha por preservar critérios de qualidade, desde a escolha dos produtores, seleção dos frutos, até o preparo do produto final e também por oferecer uma ampla linha de molhos, conservas e geléias de frutas, tendo sempre como ingrediente principal a pimenta.

Em 2017, surge mais uma linha de produtos, a LAMAJ ( Jamal ao contrário) com cinco produtos diferenciados, artesanais:

O primeiro é o Creme de Limões Cravo (conhecido também como limão-rosa, limão-selvagem, entre outros). Trata-se de um produto múltiplo, cítrico, adocicado e leve, que irá surpreender paladares mais aguçados e pode ser utilizado em diversas apresentações como: molho de salada, aromatizar  água e drinks, marinar, finalizar prato, preparar chá, e muito mais.

O segundo é uma Mostarda que é preparada com um ingrediente brasileiro, fruto do cerrado, de polpa doce e amarela e sabor peculiar chamado Bocaiúva. Pode ser utilizada em: sanduíches, embutidos, grelhados, salsichas, marinadas.

O terceiro é o Relish de Maçãs Verdes, de sabor delicado, mistura sabores ácidos e doces, pode ser utilizado em: entradinhas (com pão), hambúrgueres, embutidos, queijos, grelhados.

O quarto é a Compota Agridoce de Cebolas e Erva Doce Defumadas, que traz a doçura da cebola defumada e caramelizada, com o perfume da Erva Doce, e pode ser harmonizada com: salsichas, hambúrguer, carne branca assada.

O quinto é a Geléia de Tangerinas com Whisky, uma combinação incomum, com sabor forte e cítrico que pode ser harmonizada com queijos brasileiros, embutidos ou para finalizar um assado.

Além da LAMAJ, a Pimenta do Jamal tem uma linha criada pelo chef Guga Rocha, que se chama Tropicalista com cinco sabores distintos de pimentas, todos inspirados em ingredientes regionais do Brasil.

A linha Tropicalista Brasil Sauce, possui três níveis de “picância”: suave, moderada ou intensa; que são indicadas pela expressão facial do chef Guga Rocha reinterpretadas em divertidas caricaturas no rótulo.

A linha Tropicalista tem: molho de pimenta com pitanga, uma combinação da fruta bem doce com pimentas vermelhas “carnudas”; molho com pequi, um fruto brasileiro de aroma intenso e cor amarelo dourado, processado com pimenta de cheiro amarela; o molho de pimenta com dendê, que tem um perfume suave de dendê e pipoca; o molho que traz tucupi inspirado na cultura indígena e desenvolvido com pimentas de cheiro verdes, que realçam a acidez e os taninos. E ainda tem a geléia de bocaiúva com pimenta, um fruto do cerrado, de polpa doce e amarela com sabor peculiar, que tem um incrível aroma de pão com manteiga.

Para conhecer toda a linha e saber os sabores que estão à venda, acessem o site: www.pimentadojamal.com.br.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas