Por Denise Rohnelt Araujo
Em 22/05/2020

ENTRADA

Olá queridos leitores!

Nessa sexta feira vai ter uma Live sobre cafés especiais, diferenciais, benefícios e dicas de preparo com a barista Camila Furlin do Café Expresso, às 17 horas no Instagram @cafe.expresso

Essa semana eu participei de uma aula sobre cultura alimentar indígena com os alunos da Faculdade Promove de Belo Horizonte, foi muito bacana entrar nesse novo mundo online que a pandemia nos trouxe.

As Lives gastronômicas continuam diariamente com vários chefs brasileiros e internacionais através das redes sociais, as dicas e as receitas são imperdíveis. Um chef que traz receitas deliciosas e fáceis é o meu amigo Guga Rocha, acompanhem ele pelo Instagram @chefgugarocha.

Continuo trazendo para vocês pelo meu Instagram sugestões de pratos caseiros da culinária brasileira, não deixem de dar uma olhada no meu Instagram @letrassaborosas e no @folhabv sempre tem dicas e receitas.

Por favor, vamos ajudar o setor de Bares e Restaurantes nesse período de pandemia, se você trabalha no setor, é cozinheiro, garçon, mixologista, bartender, sommelier, confeiteiro, padeiro, assinem a petição AUXÍLIO PARA O SETOR DE BARES E RESTAURANTES no site www.change.org para que eles possam garantir os 6 milhões de empregos do setor durante a crise da Covid-19.

A receita de hoje é de uma salada com feijão manteiguinha de Santarém, é um tipo de feijão miúdo, que não faz caldo. Ele é da categoria caupi, mesmo tipo do feijão fradinho, feijão praia muito utilizado em saladas, baião de dois.

O feijão manteiguinha de Santarém pode ser pedido para empresa paraense Manioca, acesse o Instagram @maniocabrasil

E se precisarem sair de casa não esqueçam de usar a máscara, levar o álcool em gel e evitar lugares cheios. Mas se puderem FIQUEM EM CASA.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Salada de feijão manteiguinha de Santarém com atum

INGREDIENTES:

300 gramas de feijão-manteiguinha (deixe de molho em água de um dia para o outro)

01 folha de louro

04 tomates picados sem pele e sem semente

01 cebola grande picada

04 colheres (sopa) de cebolinha fatiada

03 colheres (sopa) de azeite extravirgem

02 colheres (sopa) de folha de coentro

Sal a gosto

01 lata de atum

MODO DE PREPARO:

Em uma panela com água abundante, leve o feijão com o louro ao fogo médio por 25 minutos ou até os grãos ficarem al dente.

Escorra e transfira para uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento, escorra novamente.

Para tirar a acidez da cebola, deixar ela de molho por cinco minutos em água quente, escorrer e reserva.

Colocar numa tigela o feijão manteiguinha e misturar com os demais ingredientes, temperar com azeite e sal.

DICA – essa receita pode ser feita com feijão fradinho ou de praia se não encontrar o feijão manteiguinha de Santarém.

DIA NACIONAL DO CAFÉ TERÁ EVENTO ONLINE AO VIVO NO YOUTUBE DO GUIA BARESSP

Programação será gratuita, das 14h às 18h, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, associações, produtores, empresários, cafeterias e profissionais do setor. Aberta também a apreciadores e interessados no tema.

A pandemia da Covid-19 vem mobilizando todos os setores a se reinventarem. E os reflexos da quarentena chegaram a alterar algumas datas comemorativas no calendário. Mas o Dia Nacional do Café continuará em 24 de maio e não passará em branco no Brasil. Para celebrar, o Guia BaresSP organiza o primeiro evento 100% online do setor e totalmente gratuito. Será em seu canal do YouTube no próximo domingo, das 14h às 18h, reunindo especialistas nacionais e internacionais na programação, além de associações, produtores, cafeterias, empresários e profissionais que atuam na área e vão apresentar desde inovações e tecnologias até receitas com café.

Assim como o café, que é democrático e presente na vida das pessoas nas mais diversas ocasiões, nosso evento será aberto a todos os perfis, dos profissionais aos apreciadores e interessados em conhecer mais sobre o universo cafeeiro”, comenta Leandro Meloni, um dos organizadores do evento, diretor do Guia BaresSP.

Na programação, estão confirmados participantes como: Abic –Associação Brasileira da Indústria de Café-, Abrasel –Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-, Almoço Grátis, AME Digital, ANR –Associação Nacional de Restaurantes-, BitCoffee, Café Iranita, Da Vinci, ESBRE –Escola de Bares e Restaurantes-, Grão Coletivo, Massfix, My Staff, Netshowme, Rentokil, Santa Mônica, Sofá Café, Um Coffee Co e Unilever.

Às 14h10 será abordado o tema Medidas e Atuações neste momento; 14h45 serão tratadas Ações de Apoio ao Food Service pela Unilever; às 15h será o momento de falar sobre a Indústria do Café, retratando o cenário atual e as perspectivas para o futuro; às 15h45 o assunto será Sustentabilidade e Reciclagem; 16h haverá participantes para abordar Cafeterias –Situação atual e futuro, e 17h o evento tratará sobre Inovação e Reabertura das Cafeterias.

Nosso objetivo é expor diferentes pontos de vista sobre os impactos causados pelo novo coronavírus aos negócios e debater possibilidades de estratégias para minimizar os efeitos negativos ao setor, revertendo o cenário a curto e médio prazo”, acrescenta Meloni, do Guia BaresSP.

Para acompanhar a transmissão online basta clicar no link. Mais informações também no www.baressp.com.br e redes sociais Instagram e Facebook @baressp.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas