Ministro da Infraestrutura vem e não vai visitar a BR174 - Folha de Boa Vista
Por Parabólica
Em 16/05/2022

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (16.05).

AGENDA

O novo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio chega logo mais às 9h a Boa Vista. Vem fazer uma rápida visita ao terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede, que está sob a administração de uma empresa privada francesa faz poucos meses. De lá, ele vai se deslocar até a BR-401 para ver a duplicação da rodovia da ponte dos Macuxi até o encontro com outra rodovia federal a BR-432. A BR-401 liga o Brasil à República Cooperativista de Guiana. Pelo menos dois parlamentares federais ouvidos pela Parabólica disseram que não vão participar da recepção ao ministro em protesto contra a agenda. Esses dois Parlamentares disseram que não faz sentido uma viagem do ministro da Infraestrutura a Roraima sem que seja tratado o estado lastimável do trafego na BR-174, que corre o risco de colapsar a qualquer momento.

MOBILIZAÇÃO

Desde que foi divulgada a agenda do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio lideranças do setor de transporte de carga e de passageiros se mobilizam para que parlamentares e o governo do estado o convençam de dar atenção especial à BR-174. Essas lideranças querem o ministro faça pelo menos um sobrevoou de helicóptero sobre os trechos mais críticos da BR-174 em direção a Manais, sobretudo ao longo da terra indígena Wamiri-Atroari e no trecho do estado do Amazonas. Do ponto de vista de Roraima visitar duas obras já concluídas, não tem a menor importância frente a urgente necessidade de manter a BR-174 em condição da trafegabilidade.

AGORA VAI

Em entrevista ontem (domingo) ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o senador Telmário Mota (PROS), que integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) na recente visita a Georgetown disse que de todos os integrantes do governo guianense o mais entusiasmado de todos era o ex-presidente daquele país, e hoje vice-presidente, Bharrat Jagdeo. Economista de formação Jagdeo é considerado por muitos como o guru e principal apoiador do atual presidente Mohamede Irfaan Ali, um jovem político de 42 anos. Telmário disse que o veterano político guianense chegou a dizer que já participou de várias conversações com autoridades brasileiras sem que as relações entre os dois países tenha evoluído significativamente. Foi interrompido pelo presidente Jair Bolsonaro que disse com ênfase que agora vai.

PAUTA

O Parlamento Amazônico, composto por deputados estaduais de todos os estados da Amazônia tem reunião marcada para o próximo dia 25.05. O local do encontro será em Manaus, transferido a pedido dos parlamentares amazonenses já que anteriormente estava marcado para ocorrer na capital do Amapá, Macapá. Otimista, o deputado estadual Jânio Xingu (PP), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, decidiu cancelar a audiência pública que marcara para ocorrer em Boa Vista, amanhã, terça-feira (17.05) para tratar da precariedade do trafego na BR-174. Xingu disse à Rádio Folha, ontem (domingo) que conversará o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (PRB), com objetivo de unir forças para levar ao Parlamento Amazônico a questão da BR-174, como principal pauta do encontro de Manaus no final deste mês. Não será fácil, os políticos amazonenses costumam olhar apenas seus próprios interesses e o deles é o asfaltamento da BR-169, que liga Manaus a Porto Velho.

MUDANÇA

Depois de muita resistir, o governador Antônio Denárium (PP) exonerou a secretária estadual de Educação e Desportos professora Leila Perussolo. No seu lugar, foi nomeado o professor Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita, que ocupava o posto de Superintendente Geral da Assembleia Legislativa do Es veem na nomeação de Nonato um gesto de apoio do governador ao presidente da ALE-RR, o deputado estadual Soldado Sampaio e ao senador Mecias de Jesus (PRB). Do ponto de vista público, a saída de Leila Perussolo da Secretaria Estadual de Educação e Desporto vai ser justificada pela necessidade de deslocá-la para uma das coordenações da campanha do governador à reeleição.

VISITA

Quem deve visita Boa Vista amanhã, terça-feira (17.05) é o embaixador no Brasil dos Emirados Árabes. O diplomata vem conhecer o potencial agrícola de Roraima, manterá encontro dos produtores agrícolas locais e deve se encontrar também com o com o governador do estado Antônio Denárium. A visita do embaixador a Boa Vista foi articulada pela secretária da Representação do governo do estado em Brasília, Gerlane Bacarin, pode gerar no futuro investimento daquele país em nosso estado.           

ESTATÍSTICAS 1

 

Em 2021, foram registrados 2.329 acidentes em Roraima e comparando com 2020, que teve 2.254, houve um aumento de 3,3%. No ano passado, o trânsito roraimense fez 139 vítimas fatais, sendo que o maior número de óbitos foi de motociclistas, com 66 mortos. Do total de vítimas fatais, 26 eram jovens com idade entre 18 a 23 anos, e 18 pessoas que também morreram tinham entre 24 a 29 anos. E 113 homens vieram a óbitos nas ruas e estradas de Roraima.

ESTATÍSTICAS 2

Ainda em 2021, entre as avenidas da capital roraimense onde mais ocorreram acidentes de trânsito foram: Avenida Ataíde Teive com 152; Carlos Pereira de Melo, 76; Ville Roy com 74, e Mário Homem de Melo com 53 acidentes. Já os bairros que lideraram o número de acidentes de trânsito foram: Centro (140); São Vicente (101); Asa Branca (96); Caranã (83); Cidade Satélite (76); Senador Hélio Campos (71). Os dados foram fornecidos pela assessoria do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), coronel Álvaro Duarte, que foi entrevistado ontem no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3.

       

Parabólica
parabolica@folhabv.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!