Por Fabiano de Cristo
Em 29/03/2019

Sonhos e projetos

O seu conhecimento na educação financeira pessoal pode trazer diversos benefícios, entre eles a possibilidade de equilíbrio em saber como administrar e preparar o seu bolso para imprevistos ou até mesmo se organizar para tão sonhada aposentadoria.

Mas que sonhos são esses? 

Realmente me pergunto: será que vou alcançá-los? 

Somos motivados por sonhos na esperança em alcançar algo, independente se tem relação direta ou indiretamente com o dinheiro. Tudo bem que nem todos os sonhos podem estar relacionados ao dinheiro; você pode sonhar com um mundo mais humano; pode sonhar em unir mais a sua família; ou sonhar em retomar a velha amizade que se desgastou com o tempo. Porém os sonhos tangíveis necessitam de recursos financeiros, por exemplo: uma viagem de férias com a família reunida; levar alguém querido para um jantar especial; comprar um carro; o sonho da casa própria.

A boa gestão financeira possibilita às chances de realização, potencializa e facilita o acesso aos bens, sejas eles de consumo ou não. 

Falando em sonhos e mais sonhos, você já parou para pensar em quantos sonhos você possui? Ou mesmo, o que deseja, a curto (1 ano), médio (3 a 5 anos) ou à longo prazo (5, 10 a 20 anos)?

Já pensou o que realmente tem feito para poder realizá-los?

Há uma grande lacuna entre as pessoas que transformam sonhos em realidade, e entre as pessoas que contam histórias de pessoas que transformaram seus sonhos em realidade. Mas você deve estar se perguntando: o por quê muitas pessoas não conseguem transformar sonhos em realidade ou alcançar aquilo que tanto desejam. A resposta é clara, pelo simples fato de não ter uma visão clara do que realmente quer e como concretizar, pois, é necessário assumir o compromisso de transformar sonhos em realidade. 

Para poder entender melhor a diferença entre sonho e projeto, é necessário assumir que, o sonho é o desejo vivo a ser alcançado, que serve de aspiração para realização. Já o projeto é o sonho colocado no papel de maneira detalhada que, faz com que você siga o caminho a ser alcançado, sendo necessário discriminar passo-a-passo com início e fim a serem definidos, com muito planejamento, execução e acompanhamento, seguido sempre que possível de atualização, de maneira progressiva com os recursos cabíveis para realização. Dessa maneira, o projeto ocorre para que a realização dos sonhos seja transformada em realidade. 

Existe um passo-a-passo para saber exatamente aonde quer chegar. 

O sonho é muito intangível, então para transformá-lo em realidade, é necessário definir qual o objetivo do seu sonho. Somente sonhar em ter um carro ou uma casa é muito abrangente e não há como mensurar, se é um carro pequeno, grande, simples ou completo, mas é necessário especificar, detalhar o seu sonho, e de preferência seja o mais claro possível. 

Existe segundo passo-a-passo de como estabelecer metas claras e objetivos para seu projeto. 

Você pode realizar metas SMART, ao qual a palavra vem traduzida do inglês para o português como ESPERTO, mas seguindo suas iniciais, sendo S de metas específicas, M de mensuráveis, A de alcançáveis, R de realizáveis e o T de tempo para serem alcançadas.

Exemplo seria como citado no primeiro passo: um carro da marca tal, cor branca perolado, 4 (quatro) portas, com ar-condicionado, travas elétricas, AIRBAG, direção elétrica, rodas de liga leve, bancos em couro caramelado, tela de Led, computador de bordo, com uma parcela de R$ 1.000,00 (um mil reais), com prazo de pagamento de 60 (sessenta) meses, pronto ta ai um exemplo mais bem definido o que realmente você quer. 

Terceiro passo-a-passo é ter a visão de futuro sob a perspectiva do projeto. 

É necessário imaginar tudo aquilo que o sonho lhe trará de bom, sentir o gosto ou a sensação do lugar ou da conquista, pois, é fundamental para potencializar a realização. 

Quarto passo-a-passo é estabelecer degraus para identificar o quanto já o evoluiu com o passar do tempo, e analisar se o caminho está de acordo com o previsto, para que assim, possa tomar as decisões e direcionar o seu projeto em busca da realização. 

Às vezes, podem surgir despesas inesperadas: pode aumentar o valor do carro, terreno ou da casa, entre outras; e aí, cabe você decidir uma eventual alteração na quantia poupada a cada mês, assim como se vale a pena investir ou não. 

E o último passo-a-passo, mas não menos importante e sim fundamental é comemorar cada etapa. É necessário vibrar com cada etapa alcançada, se você começou a poupar para sua casa comemore, se foi a própria conquista da casa própria não para por aí, agora estabeleça novos objetivos, mesmo que não seja ainda a conclusão total da casa dos seus sonhos, mas comemore cada desconto da negociação para compra dos insumos para construção.

Sonhos que são sonhados sozinhos e não são realizados são apenas sonhos não concretizados, sonhos que são sonhos juntos ou compartilhados são sonhos realizáveis e acalcáveis. 

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Visão de negócios
+ Ler mais artigos de Visão de negócios