Por Folha Web
Em 17/10/2019

Mais de 80 cidades do país realizam Semana Lixo Zero neste mês de outubro


A programação da Semana Lixo Zero em Boa Vista já está disponível no site. 

É hora de arregaçar as mangas e cuidar do futuro do nosso planeta! Neste mês de outubro, mais de 100 cidades de todo país participam da Semana Lixo Zero e, em Boa Vista, as atividades serão realizadas de 22 a 27 de outubro. Você já parou para pensar na responsabilidade de cada cidadão na geração de lixo? E no que pode ser feito para reduzir a produção de resíduos nas cidades? Para onde deveriam ser destinados os recursos atualmente gastos na gestão do lixo nos municípios? Essas serão algumas das questões debatidas em várias atividades.

Neste ano, as ações têm como foco a conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos gastos na gestão e encaminhamento de resíduos para um aterro sanitário, ou no caso de algumas cidades, para um lixão, pode ser investido em saúde, educação ou infraestrutura. 

Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem garante a geração de emprego e renda. “Hoje, cada um de nós gasta em torno de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, recursos que poderiam ser investidos em melhorias para as cidades são destinados ao lixo”, destacou o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini. 

Mobilização em Boa Vista


Confira a programação completa das atividades realizadas em Boa Vista

A ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível dar um destino mais inteligente ao lixo gerado nas cidades. Mudanças que possibilitam a redução da produção individual, reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos, evitando a sobrecarga de aterros sanitários são algumas das propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas.   

Em Boa Vista, as ações serão realizadas por Teith Jales, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil e entidades parceiras.  O objetivo das ações é envolver toda a população para repensar a forma como cada um lida com os seus resíduos. “As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade. Nossa ideia é envolver o maior número possível de pessoas para colaborarem com uma nova consciência a respeito do lixo”, explicou Teith. 

MAGLORE

60% dos ingressos do segundo lote já foram vendidos

Foto: Azevedo Lobo

Se você ainda não comprou os ingressos para o show da banda Maglore, que acontece no próximo dia 25 de outubro, tem pouco tempo para comprar a preço promocional. Cerca de 60% dos ingressos do segundo lote já foram vendidos e restam poucos para virar para o terceiro e último.

Foto: Azevedo Lobo

Os ingressos podem ser adquiridos online através do site www.bilheteriadigital.com. O show será realizado na Naipe Music, localizado na Ville Roy, a partir das 23h.

BEATLES ABBEY ROAD

Espetáculo acontece nesta sexta-feira no Teatro Municipal de Boa Vista

Já é nesta sexta-feira (18), o espetáculo musical do grupo Beatles Abbey Road. O show será realizado no Teatro Municipal de Boa Vista e os ingressos já estão sendo comercializados no site Ticket Phone e também na loja TicketPhone no Roraima Garden Shopping, em frente ao cinema. Este ano, a Abbey Road completa 20 anos de estrada e é considerada a “Beatles Official Brazil”.

TEATRO DE RUA

 “Retratos de uma vida” será apresentado neste domingo na Praça das Águas

O Grupo Casa Algazarra realiza mais uma edição do Teatro de Rua, desta vez na Praça das Águas. O espetáculo “Retratos de uma vida” será apresentado neste domingo (20), gratuitamente, das 19h30 às 20h30.

O espetáculo

Retratos de uma Vida - Mariana tenta readaptar-se a sua nova condição como moradora de rua, vivendo à procura da sua família, que foi destruída pelo poder. Ela, em meios a delírios e devaneios, retrata a vida de várias pessoas que, assim como ela, por diversos motivos, foram parar nas ruas. Mariana acredita que no mundo há uma espécie de pobreza espiritual na riqueza, que a torna a mais semelhante negra miséria, contudo, ela possui consciência de sua realidade, ao mesmo tempo que a nega, assim como os fatos que acontecem ao seu redor. Através do seu olhar, nos faz refletir sobre a invisibilidade das pessoas em condição de rua, e como o poder pode influenciar na transformação da vida dos seres humanos.

Folha Web
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Canoa Pop
+ Ler mais artigos de Canoa Pop