Por Shirley Rodrigues
Em 16/02/2019

COM NADA

* A imagem da jovem Leiliane da Silva ajudando a socorrer o motorista do caminhão no acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat rodou o mundo, não só pela bravura da moça, mas especialmente por outro motivo. Enquanto Leiliane, que sofre de uma doença rara (Malformação Arteriovenosa), lutava pra salvar o acidentado, várias pessoas ao seu redor, ao invés de ajudá-la a prestar socorro à vítima, ficavam simplesmente filmando a tragédia.

COM TUDO

* Quem não quiser ficar de fora da grande festança que sempre acontece nos ensaios do Bloco Mujica todos os domingos no Espaço Paricarana (em frente ao Pátio Roraima Shopping), deve chegar cedo ao local. A ferveção começa às 18h e a fila dobra –literalmente – o quarteirão pelos lados de lá e como o espaço é limitado, quem chegar mais tarde, fatalmente terá de assistir à movimentação do lado de fora. Vários artistas estarão se revezando no palco, entre eles, Neuber Uchoa e a banda Jamrock.

Neste domingo, 17, o casal Hildebrando Falcão e sua Lourdes celebram 46 anos de casados

Crueldade

* A propósito, as pessoas estão cada dia mais cruéis nessa dedicação infame de mostrar as desgraças do próximo. Fazem coisas gratuitamente, que nem mesmo um repórter de polícia faria no exercido da profissão, por simples questão de ética.

* Recentemente, nessa terrível tragédia que vitimou três jovens no bairro dos Estados, as imagens dos mortos se espalharam à velocidade da luz, num total desrespeito às suas memórias e a famílias enlutadas. Sinceramente, não sei quem é pior, se quem faz imagens ou quem espalha.

Pátio Kids

* Nesse sábado, 16, acontece mais uma edição do projeto "Pátio Kids", do Pátio Roraima Shopping. Dessa vez, a diversão ficará por conta de uma peça teatral infantil, com o nome "Enquanto seu lobo não vem".

* A programação é completamente gratuita e se inicia às 18h, no espaço Pátio Cultural (segundo piso).

Geórgia Moura e sua princesinha Vitoria, em clic exclusivo para a Coluna

Relógios

* E por falar em Pátio Roraima, toda a sessão de relógios da Riachuelo do shopping está com 10% de desconto.

* E tem mais: pode parcelar em até 10x sem juros em qualquer cartão. A Riachuelo está localizada no primeiro piso do shopping. #VemProPátio

Mimosa

* Geórgia Rodrigues recebe convidados na próxima sexta-feira, 22, das 16 às 18h, no Box 1 da Feira de São Francisco.

* Cheff confeiteira da padaria artesanal Mimosa, Geórgia fará nessa oportunidade uma degustação de pães com fermentação natural.

A iluminada Carmen Duarte veio de Brasília passar seu aniversário com familiares daqui, neste fim de semana

Voz & Violão

*Neste sábado, 16, o afinado cantor Mozart de Andrade fará show – voz e violão – no bar e restaurante Meu Buteco, a partir das 20h.

*O point fica localizado na Rua Eduardo Ribeiro, 233 – bairro São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98408-0816.

#RÁPIDAS

* Inaugurando idade nova neste sábado, Honildo Mendes, Conselheiro Henrique Machado e Marcus da Byte.

* Quem recebe kilométricas homenagens neste domingo por sua troca de data é nosso querido amigo Stanley Barros de Lira, mais conhecido como Boboco (Restaurante Marina Meu Caso).

* Neste sábado, 16, das 17h às 21h, haverá o “Bailinho Music”, especial para baixinhos, realizado pela Boa Vista Music - bairro Caçari.

* A festa infantil é destinada a crianças de todas as faixas etárias com direito à mesa com guloseimas, som da Banda Ranald e  diversão com o ator Alex Zantelli, do Espaço Cultural AZ.

* O ponto alto da festa infantil será, sem dúvida, o Concurso de Fantasias que terá premiação de lojas parceiras do evento.

PERFIL

Danielle Mesquita: “Que os jovens sejam sábios em suas jornadas, para juntos tornarem o mundo um lugar melhor para todos”.

A roraimense Danielle Andressa Araújo Mesquita acaba de chegar dos Estados Unidos, onde representou nosso Estado no Programa Jovens Embaixadores 2019, que é um intercâmbio cultural que recebe candidaturas de todo o Brasil e de outros países, por meio de uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos. Aluna do curso Técnico em Secretariado do Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista, ela foi selecionada para esse evento de três semanas na América, por ser exemplo em sua escola e por participar de projeto de voluntariado. Hoje, nessa entrevista, o Perfil conta como foi a experiência dessa jovem de 18 anos.

*Como foi representar Roraima no programa Jovens Embaixadores?

Foi uma experiência muito enriquecedora e incrível. Representar o meu Estado e o meu País nos Estados Unidos foi uma honra. Compartilhei nossa cultura com o mundo.

*Qual aprendizado você tira dessa experiência?

Tive um crescimento pessoal enorme. A mudança começa com coisas pequenas. Para mudar o mundo, você precisa primeiro mudar o local em que você vive. São etapas. O que quero fazer em minha vida também ficou definido após a viagem.

*Quais atividades foram desenvolvidas durante os dias do programa?

Participei, com outros jovens do mundo todo, de atividades variadas, como workshops, sessões de diálogo em grupo, visitas a monumentos, reunião com o Departamento de Estado Americano, apresentações culturais, aulas em uma escola de ensino médio americana, apresentações sobre o Brasil.

*E a relação com jovens de vários países?

Foi incrível. Na primeira semana nos Estados Unidos, ficamos em um centro de conferências, onde também havia jovens de outros programas. Nesse centro, participamos de extensa programação, em que aprendemos sobre justiça social, como desenvolver projetos, como ser um líder, entre outros temas. Tivemos a oportunidade de brincar na neve com jovens da Eslováquia.

*O que muda na sua vida a partir de agora?

Os meus planos e metas. Eu, como pessoa, também mudei sem dúvida alguma, pois estou muito mais focada e determinada para realizar meus sonhos e projetos futuros.

*De volta ao Brasil, quais seus planos para o futuro, após o programa Jovens Embaixadores?

Fazer faculdade de Relações Internacionais. Também quero muito trabalhar, me inscrever em outros programas para fazer outras viagens e adquirir mais conhecimento, continuar sendo uma jovem embaixadora que busca meios de melhorar o mundo em que vivemos.

*Quais pré-requisitos foram fundamentais para participar desse programa?

Olha, é uma exigência muito grande para o estudante ser selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores. Entre os pré-requisitos, estão: como ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses de voluntariado, entre outros.

*Você faz voluntariado por meio de um projeto. Como é esse projeto?

Eu fiz trabalho voluntário por três anos no “Projeto Stars - Solidariedade Revelando Talentos”. Acontece no IFRR e se trata de um projeto de cunho artístico, cultural e filantrópico, em que os estudantes fazem apresentações de canto na Língua Inglesa. Arrecadamos alimentos por meio das inscrições de participação e como entrada para o público. Tudo que arrecadamos é doado para instituições sociais.

*Há alguma atividade da qual você participará para repassar essa experiência do Programa Jovens Embaixadores para outros jovens?

Sim. Cada jovem embaixador deve criar um projeto quando retornar para a sua cidade. O meu projeto envolverá cultura e educação, que tem o meu objetivo de acabar com a falta de acesso a novas oportunidades de vida para jovens de baixa renda de Roraima.

*Que mensagem você deixa para a nossa juventude?

O conhecimento é poder no mundo atual. Que nós, jovens, possamos ser sábios em nossas jornadas, para que possamos caminhar juntos para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social