Por Shirley Rodrigues
Em 17/01/2020

 Com Nada 

* Já faz algum tempo que a população está denunciando a qualidade da água em Roraima. Vários vídeos têm sido publicados nas redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens, reclamando da cor da água que sai das torneiras, a cada dia mais barrenta e mais escura. Entretanto, não há como reclamar com a CAER, cujo tratamento é para matar bactérias e micro organismos. E por mais que filtre não tem condições de mudar a coloração da água, que está virando –literalmente – lama pela quantidade de rejeitos dos garimpos que vêm sendo despejados dentro dos rios.
 
 Com Tudo 

* Como já é de conhecimento público, o Movimento Humanitário Mexendo a Panela, ligado à Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, é dedicado a causas de acolhimento e apoio a pessoas em estado de vulnerabilidade. Conta com vários parceiros voluntários e está sempre desenvolvendo projetos para manter suas atividades filantrópicas. Agora mesmo, por exemplo, o Mexendo a Panela está realizando a Rifa Solidária que sorteará, no dia 10 de março, uma camiseta autografada da seleção brasileira. Para concorrer basta comprar a rifa no ticketphone.com.br.

 

O empresário Antonio Parima e sua linda esposa, Mariana Poltronieri, recebem hoje kilométricas homenagens por conta da troca de data dele, nesta sexta-feira 

Da Água 

* A propósito, há tempos que nós aqui na Folha estamos alertando para a situação do Rio Mucajaí, que já virou lama, e do Rio Uraricuera, que vai no mesmo rumo. E o que é pior, vários outros rios de Roraima estão também com águas turvas por conta da atividade clandestina da mineração. 

* Entretanto, a cor da água é o nosso menor problema, pois esta coloração é resultado dos rejeitos do garimpo que são despejados nos rios. O pior mesmo é o mercúrio que vai junto e é invisível, mas causa danos irreparáveis, como a matança de peixes, outros animais e seres humanos. 
 
Da Água II

* Ainda sobre garimpo, muitos defendem a regularização da atividade de mineração no Estado, inclusive em terras indígenas. Caso – que Deus nos livre – isso aconteça, afetará diretamente as populações indígenas e não trará nenhum benefício aos pequenos garimpeiros.

* Estes continuarão pobres e meros empregados das mineradoras que transformarão isso daqui numa Brumadinho. Se garimpo trouxesse desenvolvimento a alguma localidade, Serra Pelada e cidades adjacentes seriam igual a Manhattan, Dubai, Londres ou Paris... #Simplesassim

O jovem médico oftalmologista Thompson Cordeiro (Oculistas Associados) e sua esposa, promotora Renata Borícci (MPE), em recente acontecimento social – Foto: Luan Pabço Amarante

Congresso

* O Ministério Público do Estado de Roraima estará realizando no próximo dia 13 de fevereiro o 1º Congresso Estadual do Ministério Público, com solenidade alusiva aos 28 anos de criação da Instituição, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. 

* O evento será aberto ao público, sem necessidade de se fazer inscrição. A programação científica terá início às 13h, no dia 14/02, para os participantes devidamente inscritos pelo LINK.
 
Congresso II

* Além da presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o 1º Congresso Estadual do Ministério Público contará com vários importantes conferencistas. Já estão confirmados: Doutor Edson Damas (Procurador de Justiça do MPRR) e Doutor Antônio Suxberger (Promotor de Justiça do MPDFT).

* Além deles, Doutor Émerson Garcia (Promotor de Justiça do MPRJ); Doutora Luíza Nagib Eluf (Procuradora de Justiça do MPSP aposentada) e o filósofo e ensaísta Luiz Felipe Ponde, com a palestra de encerramento.

Ellen Aragão está com várias novidades exclusivas na sua estilosa Santa Joia

 #Rápidas

 * Trocando de data hoje, Ana Sigrid Lopes, Jane Rocha Wanderley , Mauro Rocha Freitas e coronel Siulvio de Paula Dias. 
* Também de aniversário neste fim de semana Rodrigo Guedes, Wagner Feitosa e Eudiene Martins. 
* Encerra-se em 2 de fevereiro o prazo para as Prefeituras aderirem ao programa “Município + Cidadão”, do Ministério da Cidadania. 
* O referido Programa destina-se a estimular as áreas de cultura, desenvolvimento social e esporte. 
* Tudo isso com o intuito de buscar a melhoria da qualidade de vida da população das cidades participantes. 
* Articuladora do programa, a deputada estadual Yonny Pedroso realizou uma reunião de sensibilização com as secretárias e secretários de Ação Social dos municípios roraimenses. 
* Roraima é o único estado da Região Norte que não teve nenhuma Prefeitura inscrita até agora.
* A reunião foi realizada na ultima quarta-feira, 15, e contou com a presença de representantes de Boa Vista, São Luiz do Anauá, Amajari, Rorainópolis, Iracema, Alto Alegre, Caroebe, Uiramutã, Mucajaí, Cantá e São João da Baliza.

Tá Valendo

Beach Tenis

* Neste fim de semana acontece em Boa Vista, a 1ª Resenha Open Beach Tênis. Para quem não conhece a novidade, trata-se de um esporte moderno, tipo tênis, mas praticado em praia ou quadra de areia. As competições de hoje, 17, e amanhã, 18, são para duplas masculinas, femininas e mistas; dia 19, para duplas simples. Tudo na Praça do Paraviana (Chefão). 
 
No Feriado 

* O Pátio Roraima Shopping vai atender ao público em horário diferenciado no feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro de Boa Vista. Na segunda-feira (20), as lojas do shopping vão funcionar das 14h às 22h, a praça de alimentação das 12h às 22h, a academia SmartFit das 9h às 15h, o Superatacado Nova Era vai funcionar das 9h às 21h e o cinema conforme a programação normal. #VemProPátio

Trocando de data neste sábado, nosso querido amigo e colega jornalista Edilson Rodrigues, chefe de Redação da Folha e editor da Folha Web 

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social