Por Shirley Rodrigues
Em 19/03/2019

 Com Nada 
* Esta semana faz um mês que a fronteira Brasil/ Venezuela está fechada por ordem de Nicolás Maduro e pelo visto só vai reabrir quando o ditador cair. Tudo porque é cômodo demais pra eles. As alcabalas tornaram-se um ponto de comércio onde se paga em dólar por tudo pelos menos três vezes. Paga-se ao Exército, à Guardia e aos Coletivos (Milícias). É triste ver as famílias que caminham horas por rotas clandestinas pra comprar comida em Pacaraima, pra depois os pais serem presos por contrabando e os filhos pequenos ficarem com fome, porque eles tomam tudo. 

 Com Tudo 
* Dando prosseguimento a seu projeto de “Etnoturismo e Vivências Culturais”, a Comunidade de Nova Esperança – Terra Indígena de São Marcos – realiza nos próximos dias 20 e 21 de abril a oficina de produção  manipulação de Medicina Tradicional Indígena TWM – Taurepang, Wapixana e Macuxi, com duração de 16 horas. Os inscritos terão a total assistência de quatro mestres na produção da Medicina Tradicional Indígena. Mais informações sobre o inédito evento pelos telefones (95) 99177-5488 (Alfredo) e 99138-5346 (Janete).

D. Gleidi Bednarczuck, celebrando idade nova nesta terça, ao lado dos filhos Jussara, Joyce, Jamir, Iara e Fernando

Queimadas 
*Roraima sempre sofreu com essa questão de queimadas nesse período do ano e este ano não tem sido a exceção. Aliás, muito pelo contrário, em todos os municípios, inclusive Boa Vista, há registros de focos de incêndios, alguns de grandes proporções. 
* Um dos municípios mais afetados tem sido Amajari, onde há mais de um mês há incêndios em fazendas, áreas de lavrado e florestas. Moradores relatam que na Serra do Tepequém o fogo tem destruído grandes áreas, com iminência de chegar até ao gran platô. 

Preocupação 
* E por falar nisso, moradores, comerciantes e agentes turísticos do Tepequém, além das queimadas, estão com outra grande preocupação que pode afugentar os turistas daquela região. Até porque a maioria das pessoas daquela localidade vive disso. 
* É que recentemente uma foto de um homem nu em plena luz do dia em frente à placa de boas-vindas a Serra do Tepequém viralizou na internet e como o lugar é frequentado por famílias, especialmente por jovens e crianças, eles temem que os turistas deixem de ir pra lá pra que seus filhos não acabem se deparando com uma cena grotesca dessas. 

Ralf Weissenstein, durante viagem a Minas Gerais, visitou a tia Albertina Coelho

Indicações 
* As indicações para cargos federais nos Estados, que sempre foram disputadíssimas, agora no governo Bolsonaro já não estão mais tão atrativas assim. É que, de acordo com fontes fidedignas, os parlamentares que fizerem essas indicações terão que assinar um documento, se comprometendo a apoiar incondicionalmente todos os atos da atual gestão. E nisso inclui-se a reforma da Previdência. E agora digam aí como é que um deputado ou senador vai convencer seu eleitor de que “por amor ao País, ele passará a trabalhar mais e ganhar menos?”

Imposto de Renda 
* Estudantes do Centro Universitário Estácio da Amazônia, comunidade em geral e profissionais da área tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a entrega da declaração de ajuste anual de Imposto de Renda 2019, ontem, 18, às 19h, 
* O curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Receita Federal, organizou uma palestra com o supervisor regional do Imposto de Renda, o auditor-fiscal Jansen de Lima Brito, que aconteceu no auditório do Centro Universitário, com o tema “Desmistificando o Imposto de Renda 2019”.

Melynda Rafaela, eleita Musa da Serra da Lua durante os festejos da região no último fim de semana
(Foto: Cris Vídeo)

#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Waldeiza Gomes, Ribamar Rocha, Carlos Fiss, Thadeu Pinto e Suzana Honorato de Souza Dias.
* Encerra-se nesta quarta-feira, 20, o prazo para as escolas da rede pública de ensino concluírem a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar – Módulo Situação Aluno. 
* Até a tarde dessa segunda-feira, 18, dez municípios concluíram o envio dos dados: Bonfim, Cantá, Caroebe, Normandia, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.
* O município de Boa Vista está com 85,33% concluídos; Alto Alegre com 88,89%, Amajari, 92,31%, Caracaraí 90,91% e Pacaraima com 93,02%. 
* O Sesc Roraima, em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima - UFRR, realizará nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril, o I Seminário de Arte Contemporânea Poética, Arte-educação e Intercâmbio em Artes Visuais. 
* A participação no evento é gratuita, mediante inscrição, e as vagas são limitadas. Os interessados em participar do seminário devem se inscrever até o dia 29 de março pelo link https://bit.ly/2F6oH8L

Cícero Almeida, dando o ar de sua graça na Coluna de hoje 

Tá Valendo
Mulheres 

* O Conselho Regional de Contabilidade realiza no próximo sábado, 23, o “I Workshop da Mulher Contabilista Empreendedora de Roraima”, com o tema “A Mulher e os Desafios de Ser, Empreender e Viver”. O evento é uma forma de parabenizar as mulheres e mostrar o quanto seu trabalho é importante e fundamental para toda sociedade. 

No Pátio 
* Algumas lojas do Pátio Roraima Shopping estão oferecendo algumas promoções especiais. Na Mr. Cat e Outlet Arezzo, por exemplo, encontram-se preços diferenciados, com descontos que chegam a 50%. Na Schutz também algumas peças sinalizadas estão em promoção. Todas as três lojas estão localizadas no primeiro piso do shopping. #VemProPátio 

 Bruna Pamplona, ficando hoje um ano mais maravilhosa 

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!