COLUNA SOCIAL - Folha de Boa Vista
Por Shirley Rodrigues
Em 24/06/2021

 

 

Com Nada 

* Mesmo com todo mundo sabendo que (com exceção da vacina da Jansen que é dose única), só se fica imunizado com duas doses das demais vacinas, ainda assim mais de três milhões de brasileiros, que tomaram a primeira dose dos imunizantes do Butantã, Fiocruz e Pfizer, ainda não retornaram aos postos de saúde para a segunda dose. Isso significa, que, além dessas pessoas estarem correndo risco de serem contaminadas pelo coronavírus e suas novas variantes cada vez mais letais, também podem causar um enorme prejuízo para os cofres públicos. Tudo porque, sem o protocolo completo da vacinação, continuarão expostas podendo além de contrair a Covid, infectar outras pessoas e abarrotar o sistema de saúde. 

 

Com Tudo  

A vacinação para os profissionais de comunicação que atuam na linha de frente contra a covid-19, está  acontecendo desde ontem  no CMI (Centro Municipal de Imunização), localizado na Rua Eurides Vasconcelos Rodrigues, nº 562, Jardim Floresta. Seguindo o calendário, nesta quinta-feira, 24, a programação prossegue durante todo o dia  para os profissionais de Imprensa  que têm  a partir de 30 anos.  Nos dias 25 e 29 será a vez dos que têm acima dos 18 anos se vacinarem. Todos deverão levar: identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. Só devem comparecer ao local de vacinação os profissionais incluídos na relação nominal enviada pelo Sindicato da categoria à Coordenação Geral de Vigilância em Saúde.  

A querida Chirth Peixoto, inaugurando idade nova hoje. Na foto, ela divide clic com sua filha, Ana Nedir

 

Agravante  

* E por falar em vacina, há outro agravante sério no nosso país. Muita gente que já tem direito a se vacinar, se recusa a fazê-lo, por diversos motivos, que vão desde questões religiosas do tipo, “Deus vai proteger”, a outros bem mais sinistros, como acreditar que a cloroquina é eficaz no tratamento precoce; que a vacina faz mal a saúde e que a China vai monitorar a vida das pessoas com o implante de um chip.  

* Então vamos por partes,  Deus disse: “faz por ti que eu te ajudarei”, mas faz por ti, não espera cair do céu por milagre, não; nada poderá fazer mais mal, do que correr o risco de  pegar covid; já está comprovado que ninguém vira jacaré e por fim, a china não sabe nem que você existe, então porque irá querer monitorar sua vida por um chip?  

 

Superfaturamento  

* Ainda sobre vacinas, como é de conhecimento público, além de ter se recusado a comprar a vacina coronavac do Instituto Butantã, chegando a desautorizar o então ministro da saúde publicamente, ano passado, o Governo brasileiro, simplesmente ignorou 81 vezes  as propostas da americana Pfizer aprovada em vários países, inclusive nos Estados Unidos. 

* Entretanto agora, de acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o presidente Jair Bolsonaro, autorizou a compra da vacina indiana Covaxin que é simplesmente 1000%  mais cara e não aprovada pela Anvisa. Gente do céu, essa história escabrosa parece até fake news, mas, infelizmente não é. Então, meu povo, sentimos cheiro de corrupção nesse “negócio da China”?  digo, da Índia? Com a palavra, o povo...  

 

Hoje   

* Numa Sessão Especial híbrida ( parte remota e parte presencial) a Assembleia Legislativa de Roraima , celebra nesta quinta-feira, 24, às 10h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, o aniversário de 18 anos da  Escola do Legislativo. Na cerimônia serão homenageados aqueles que contribuíram decisivamente para a consolidação da instituição.  

* A Escolegis foi criada em 2003, pelo então deputado e atual senador, Mecias de Jesus, com o intuito de oferecer qualificação, permanente e continuada, aos servidores do legislativo. Atualmente, além de contribuir com o aperfeiçoamento do público interno, a instituição aproxima a sociedade do Parlamento, em especial os jovens, na oferta gratuita de cursos, seminários e debates educativos, direcionados ao mercado de trabalho.  

 

São João  

* Apesar de todos os pesares, nesses tempos tenebrosos de pandemia e muitas restrições, os indicadores mostram, que as celebrações juninas desse ano, tem sido bem mais promissoras do que as do ano passado. É fato, que muita gente tem quebrado as regras e promovido aglomerações sem a observação dos protocolo de higienização com álcool e sem a proteção do uso de máscaras. Mas a maioria dos comerciantes tem se adaptado bem.  

* Em tempos do chamado “novo normal”, muita gente se reinventou para poder continuar trabalhando e é justamente por conta disso, que as atividades juninas deste ano tem sido bem mais coloridas, e é claro, cheias de comidas típicas de época. Ainda não teremos os shows de quadrilhas, mas com fé em Deus e nas vacinas, ano que vem terá. E viva São João!  

 Ketty Vieira  (Salão Madame),  com Amanda Cristina Ribeiro,  Garota Matrinxã 2020

Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada ao  colega jornalista João Barros, (mestre e doutorando) que nesta quinta-feira, recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, a colega jornalista Consuelo Oliveira, a talentosa e criativa Sidete Briglia, Pedro Alencar, Danielly Mello e o jovem médico Phillipe Veras (amado sobrinho da colunista)  

* Então pessoal, acuado por consistentes denúncias no STF, Ricardo Salles, deixa o Ministério do Meio Ambiente, não antes de promover uma lambança daquelas.  

* Em sua gestão, ocorreu o Dia do fogo no Pará, que destruiu meio mundo de bioma natural, além da destruição de boa parte do pantanal e ficou por isso mesmo.  

* Houve derramamento de óleo que inundou as praias do litoral e até hoje ninguém sabe como o desastre aconteceu. Também ficou por isso mesmo.  

* Maior desmatamento da Amazônia de todos os tempos, sem contar com a maior apreensão de madeira que culminou com um escândalo internacional.  

* Além da destruição dos rios pela ação criminosa dos garimpos, além da completa desarticulação dos órgãos de fiscalização.  

* No que nos compete, nem podemos dizer que já foi tarde. Até porque, um predador da natureza desse nível, jamais deveria ter assumido aquela importante Pasta, nem sequer um único dia.  

 

 Kathya Wieser, em clic direto da Europa, ilustrando a coluna desta quinta-feira 

Tá Valendo  

#Luto  

* A Diocese de Roraima, entidades e pessoas que atuam na área de Direitos Humanos no nosso Estado, estão em luto pela morte da irmã Telma Laje, ocorrida ontem nesta cidade, vítima da Covid 19.  

 

 

Todeschini 

* Nesta quinta-feira, 24, às 17h, a Todeschini Boa Vista (Av. Ville Roy) 3681 – Canarinho),  estará exibindo seu novo show room, para convidados especiais.   

Edmilsom Costa Lima em dia de puro lazer  

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!