Por Francisco Cândido
Em 15/01/2020

ESTÁDIO CANARINHO SERÁ REINAUGURADO EM 13 DE FEVEREIRO 2020.

Na Copa do Brasil, com o jogo entre os Times: São Raimundo e Cruzeiro.


Você sabia que o primeiro nome deste Estádio (construído pelo Governador Hélio da Costa Campos e inaugurado pelo Governador Fernando Ramos Pereira) era: “Ginásio Esportivo Educacional De Boa Vista”? 

O nome Oficial é (era): “Estádio 13 de Setembro”, conforme Decreto Territorial de nº 134, datado de 12 de setembro de 1975. O nome era uma homenagem à data de criação do Território Federal do Rio Branco: 13 de Setembro de 1943 (tornando Boa Vista independente do Estado do Amazonas).

Foi chamado de Estádio “Canarinho” – pelo jornalista (já falecido) Laucides Inácio de Oliveira, como referência ao uniforme da Seleção Brasileira de Futebol, que usa camisa amarela e calção azul, e era chamada pelos locutores esportivos do Rio e de São Paulo de: “Seleção Canarinho”. Até o Bairro onde o Estádio está situado aqui em Boa Vista, é chamado de “Bairro Canarinho”. 

Decreto nº 134/75, de 12/09/1975 - Art.1º - Fica denominado Estádio 13 de Setembro, o Ginásio Esportivo Educacional de Boa Vista.

Passados 45 anos desde a sua denominação oficial (“13 de Setembro”), o governador, à época, Flamarion Portela, apresentou a proposta para mudar o nome, para “Estádio Flamarion Vasconcelos”, sendo oficializado com este novo nome pelo o Governador Neudo Ribeiro Campos, no dia 29 de abril de 1998, através do Decreto-Lei nº 198/98.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁDIO CANARINHO:

- Na licitação para a construção do Estádio, concorreram cinco empresas, sendo vencedora a empresa paulista “Companhia Gilbran Engenharia e Construções”.

- o Arquiteto responsável pela elaboração do Projeto foi o senhor Galber.

- o Engenheiro Civil responsável pela obra foi o senhor Hélio Bruno.

- o Administrador inicial da obra foi o roraimense Amazonas Brasil (já falecido).

- o Mestre-de-Obras foi o senhor Bezerra. E, foi quem cavou a primeira fundação a céu aberto e quem tirou a última escora da marquise do Estádio.

- Ocorreu um incêndio num dos galpões que armazenava os materiais de construção. A empresa paulista foi afastada e assumiu a empresa roraimense: “TV-R de Boa Vista”.

- Todo o cimento usado na obra veio da Venezuela. 

- Na inauguração do Estádio Canarinho (em 1975) foram soltos 2 mil balões multicoloridos (amarelo, azul e verde).

- Como a festa de inauguração do Estádio se estendeu além do horário previsto, o jogo entre os Times: Baré x Roraima, foi de apenas 25 minutos em cada tempo de jogo.

- O jogador Pedro Pereira dos Reis (o conhecido jogador do Baré: “Reis”) foi o autor do primeiro Gol naquele Estádio, na célebre partida entre os Times: Baré 1 x Atlético Roraima “0”. 

- Quando o Estádio foi inaugurado ainda não havia sido concluída a Pista para a prática de Atletismo e nem havia sido instalados os refletores de luz, o que dificultou a realização do VII (sétimo) Jogos Estudantis de Roraima – JER. Uma semana depois da inauguração, e com a conclusão da pista de atletismo, é que foi realizado o evento.

- No segundo jogo realizado no Estádio Canarinho, o Baré perdeu de 2 x 1 para o time principal do Amapá (capital Macapá). Um detalhe: era prá ter sido empate, já que o jogador do Amapá, que fez o gol da vitória, estava impedido na pequena área. Mas, o bandeirinha (Alfredo Andrade) não viu o impedimento do jogador, porque estava olhando para o Céu, admirando a apresentação dos Aviões da Esquadrilha da Fumaça, que faziam acrobacia em cima do Estádio.

- A iluminação noturna e completa do Estádio Canarinho foi inaugurada três anos depois, ocorrendo na noite de 13 de agosto de 1978, para a realização do jogo entre o Baré x Atlético Roraima (empate de 1 a 1).

- Logo depois foi realizada o “Copão da Amazônia”.

- Nos primeiros anos do Estádio Canarinho, vieram jogar algumas das principais equipes de futebol do Brasil: Flamengo; Vasco da Gama; Palmeiras; Santos; São Paulo; entre outros.

- Quando o Flamengo veio jogar contra a Seleção de Roraima, o goleiro roraimense, cujo apelido era: “Baiacú” (nome de um peixe), revelou depois do final da partida: “Foi um prazer levar um gol do jogador Zico do Flamengo”.  

- Estádio Flamarion Vasconcelos (Nome Oficial). Gramado: 110m x 75m.

Endereço: Avenida Villeroy, no Bairro Canarinho.


Sábado passado, dia 11 de janeiro de 2020, durante visita técnica às obras de reforma do Estádio Flamarion Vasconcelos (Estádio Canarinho) o governador Antonio Denarium confirmou a (re) inauguração do Estádio para o dia 13 de fevereiro, com o jogo entre os Times: São Raimundo x Cruzeiro, pela Copa do Brasil. 

O “Cruzeiro Esporte Clube” tem sua sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala