ECONOMIZANDO - Folha de Boa Vista
Por Jádila Andressa
Em 15/09/2021

Como aumentar o seu score? Veja 3 dicas!

Você já passou por alguma situação em que solicitou um cartão de crédito e não foi aprovado? Essa é uma situação bem comum e geralmente as pessoas não entendem o porquê, já que não estão com na lista de negativados. Pois bem, devo dizer que na maioria das vezes o responsável por isso é seu score.

E o que é o score e como aumentar sua pontuação? É isso que vou te explicar agora. O score é uma ferramenta que auxilia empresas e instituições financeiras na tomada de decisão sobre liberar ou não crédito a uma determinada pessoa. Na prática o score funciona como uma pontuação que vai de 0 a 1.000, quanto mais perto de 1.000 melhor sua chance de conseguir crédito.

Agora que você já sabe o que é o score e pra quê ele serve, segue as dicas para você aumentar o seu:

  1. Histórico de pagamento

Aqui a dica é bem simples: pague suas contas em dias. Isso porque quando você possui um histórico de pagamento de contas em atraso, seja água, energia, telefone ou carnês isso diminui a pontuação do seu score, fazendo com as instituições financeiras não vejam com bons olhos a sua solicitação de crédito.


  1. CPF negativado

Popularmente chamado de “nome sujo”, estar com o CPF negativado significa que há alguma dívida ativa em seu nome, isso também diminui a pontuação do seu score, então a dica é: entre no site do Serasa e veja quais as dívidas ativas em seu nome, pague-as ou tente renegociar com as empresas, isso com certeza vai melhorar sua pontuação.


  1. Consulta do Score

Sim, a quantidade de vezes que as empresas consultam seu score também é levado em consideração na pontuação, quanto mais consultas forem feitas, maiores a chances de sua pontuação diminuir, logo é melhor você mesmo consultar seu score.


  1. Cadastro Positivo

O cadastro positivo é uma ferramenta que ajuda o bom pagador, uma vez cadastrado seu CPF todos os seus pagamentos em dias irão gerar um histórico de pagamento positivo para você. Todos os compromissos financeiros que estiverem no seu CPF e forem pagos em dias, aumentarão a sua pontuação.


Viu como não é tão difícil aumentar a pontuação do seu score? Coloque as dicas em práticas e depois me contem lá no @jadilaandressa.


Jádila Andressa
jadesilva.rr@gmail.com
Economista pela Universidade Federal de Roraima, pós graduanda em Gestão Financeira.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!