Letras Saborosas

A casa do porco 14243

O RESTAURANTE BRASILEIRO A CASA DO PORCO CHEGA AO 7º LUGAR NA PREMIAÇÃO DOS 50 MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO

Chefs Jefferson e Janaína Rueda

Ontem foi anunciado, em cerimônia presencial realizada em Londres, os 50 Melhores Restaurantes do Mundo de 2022. A celebração em comemoração aos vinte anos da premiação The World’s 50 Best Restaurants, aconteceu no Old Billingsgate, prédio vitoriano que abrigou o maior mercado de peixes do mundo no século XIX.

O restaurante A Casa do Porco dos chefs Janaína e Jefferson Rueda chega ao 7° lugar, subindo dez posições no ranking internacional, pois em 2021 alcançou o 17°.

Agora o restaurante denominado de Alta Gastronomia Caipira, chega ao TOP 10 da premiação, sendo também o melhor restaurante brasileiro classificado no evento.

Em Londres, Janaína e Jefferson celebraram a colocação e a presença crescente de restaurantes brasileiros na lista.

Na lista anunciada ontem ainda conta com a entrada do restaurante carioca Oteque em 47° lugar do chef Alberto Landgraf.

Para Jeffersson Rueda, “É sempre uma honra estar nesta lista ao lado de grandes chefs do mundo. Já somos seis brasileiros entre os 100 melhores, e esperamos que a cada ano tenhamos mais e mais brasileiros nessa festa, mostrando a qualidade da nossa cozinha”, afirmou.

“Entendo que a nossa missão enquanto cozinheiros é educar sobre a nossa cultura e a nossa história por meio da comida, e estar nessa lista é ter a cozinha popular brasileira e o que chamamos de ‘alta gastronomia caipira’ reconhecidas no mundo! Esperamos que a representatividade do Brasil no 50 Best siga se multiplicando, para que cada vez mais gente possa ser tocada pela diversidade dos nossos ingredientes, temperos e técnicas”, completou a chef Janaína Rueda.

O primeiro lugar do The World’s 50 Best Restaurantes 2022 ficou com o dinamarquês Geranium, do chef Rasmus Kofoed, que também recebeu o título de Melhor Restaurante da Europa.

A classificação dos cinco melhores restaurantes do mundo fico assim:

  • Geranium – Copenhague, Dinamarca;
  • Central- chef Virgílio Martinez, Lima- Peru / Melhor Restaurante da América Latina;
  • Disfrutar- chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, Barcelona – Espanha;
  • Diverxo- chef Dabiz Muñoz, Madrid – Espanha;
  • Pujol- chef Enrique Olvera, Cidade do México- México/Melhor Restaurante da América do Norte.
  • A eleição dos 100 Melhores Restaurantes do mundo é feita a partir de mais de mil especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade, com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 27 regiões em todo o planeta, compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes do mundo. Restaurateurs, escritores, críticos, e bem viajados amantes da gastronomia votaram em 10 restaurantes cada, com a opção de escolher locais em sua região de origem ou além, dependendo de sua capacidade de viajar nos últimos 18 meses. A votação e os resultados são auditados de forma independente pela Deloitte. A Educadora Rosa Moraes, que nos representa como presidente no Brasil da lista The World’s 50 Best Restaurant .

    Lista dos 50 melhores do mundo

    A CASA DO PORCO

    Estive diversas vezes no restaurante paulista desde sua inauguração em 2015, e o restaurante continua sendo o mais concorrido endereço no centro da capital paulista. A curiosidade deste ano sobre a premiação é que A Casa do Porco comemora seus sete anos da abertura recebendo o sétimo lugar na classificação dos Melhores Restaurantes do Mundo, o que é uma grande felicidade para a família Rueda, principalmente depois de tempos tão difíceis que todos passaram nessa pandemia.

    A Casa do Porco foi planejada sobre três pilares construídos por Jefferson Rueda ao longo de quase 30 anos de carreira: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva suína. Objetos de dedicação e extensa pesquisa do chef, a comida caipira e o seu protagonista, o porco, são as estrelas do cardápio. Os chefs Jefferson e Janaína Rueda apresentam uma cozinha conceitual brasileira genuína, inovadora, criativa e democrática, mostrando, em um menu degustação de R$ 220 (cerca de U$ 40) considerado um dos menus mais baratos do mundo.

    A Ode ao Porco, como gosto de frisar, mostra a versatilidade dessa proteína animal, até poucos anos atrás desprezada, considerada como uma carne gordurosa mas que na realidade é super saudável.

    Jefferson utiliza o animal por completo, do focinho ao rabo, em diferentes formas, texturas e sabores. A cabeça do animal no seu restaurante é disputada pelos clientes, sendo reservada para quem aprecia a iguaria.

    Durante a pandemia, em 2020, o casal resolveu adquirir uma propriedade rural à beira do rio onde “Jeffim” costumava brincar quando criança e foi certificada como agricultores familiares, inaugurando assim também uma nova fase da Casa do Porco.

    O Sítio Rueda, fica na região de São José do Rio Pardo, onde Jefferson nasceu e que agora além de inspiração, abastece o cardápio do restaurante.

    O conceito “Farm to Table”, que leva o alimento do produtor rural diretamente para a mesa do restaurante, tornou-se um movimento mun
    dial de grande relevância ao mercado gastronômico.

    Agora no Sítio Rueda eles criam seus porcos, plantam diversos ingredientes totalmente orgânicos que abastecem o cardápio do restaurante, conforme a sazonalidade dos produtos.

    Jefferson e Janaina literalmente criam, plantam, colhem, cozinham e encantam seus clientes com pratos maravilhosos que saem diretamente da Roça para o Centro de São Paulo.

    Da Roça para o Centro: o inverno de 2022 é feminino

    Pela primeira vez desde a inauguração no Centro de São Paulo em 2015, o menu de A Casa do Porco é assinado por uma equipe só de mulheres, comandada pela chef Janaína Rueda. Do cardápio ilustrado com xilogravuras da artista plástica Mimura Rodriguez ao poema de Cora Coralina impresso no fim, todos os elementos sensoriais da degustação lançada em junho de 2022 convidam a embarcar em uma história de inspiração, cores, aromas e, claro, sabores femininos.

    O caminho “Da Roça para o Centro” iniciado há quase dois anos, chega agora a uma fase de renascimento e regeneração pelas mãos de Janaína Rueda. A rotina de criar, plantar, colher e cozinhar típica do campo segue a sua estrada até a cidade, saindo em forma de insumos frescos e sazonais do Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo, e chegando às mesas de A Casa do Porco em um menu de alta gastronomia caipira surpreendentemente leve, delicado e autêntico dividido em cinco etapas: REcriar, REplantar, REcolher e REconstruir antes de adoçar.

    Assim como o menu, a carta de drinques sazonal assinada por Janaína explora a reconexão com o feminino, com foco nos tempos e momentos da terra, da natureza, da mulher. Os divertidos nomes dos coquetéis -“Preliminar”, “Ponto P”, “Puro Êxtase”, “Gueixa”, “A Bagaceira” e “Deusa, Louca e Cachaceira” – lembram com humor, a força, a vontade e a liberdade femininas que, segundo Janaína, “vêm do útero e são coletivas!”

    Jefferson junto com Janaína Rueda, que comanda também o Bar da Dona Onça, aberto em 2008 no Edifício Copan, possuem mais dois estabelecimentos no Centro de São Paulo: a casa de cachorros-quentes Hot Pork, onde as salsichas são feitas às vistas dos clientes, e a Sorveteria do Centro, de gelados artesanais com sabores supercriativos. Ali, seguem no propósito de preparar e servir comida brasileira de alta qualidade, artesanal, a preços acessíveis para a população. São, ainda, sócios do frigorífico artesanal familiar Porco Real.

    Desde 2020, Jefferson é também agricultor familiar registrado e se dedica ao plantio de orgânicos no Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo, que serve de inspiração, laboratório e fonte de abastecimento de sua cozinha. O espaço será também, em breve, uma escola de gastronomia caipira a céu aberto.

    A Casa do Porco

    Rua Araújo 124, República – São Paulo (SP). Telefone: (11) 3258-2578. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 17h. Reservas pelo (11) 3258-2578. www.acasadoporco.com.br

    @acasadoporcobar | @janainarueda1 | @jeffim_rueda | @sitio_rueda