Parabólica

A coluna fala de duas possiveis aliancas 10704

Bom dia,

Hoje é terça-feira, o primeiro dia de setembro. É o início do último quadrimestre deste quase perdido ano de 2020. E quase todos estamos torcendo para que ele acabe logo, especialmente por conta do possível início de produção -previsto em alguns países-, de uma vacina que possa, finalmente, domar o vírus surgido no ano passado na China, e que trouxe até agora a maior tragédia deste Século XXI.

GERDELIM

O gergelim orgânico começa a ser plantado em Roraima. Cerca de 700ha estão sendo semeados em diversos pontos do estado pois o grão se tornou uma alternativa para os agricultores para a segunda safra após a colheita da soja. O gergelim orgânico começa a ser plantado em Roraima.

COVID

A partir desta terça-feira, 1º até o dia 3 de setembro, a Sesau fará testagem para Covid-19 nos servidores da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). Hoje, a testagem será para os servidores dos setores administrativos da SEED e Sindicato dos Trabalhadores na Educação do estado de Roraima (Sinter), e ocorrerá na sede daquela secretaria, das 9h às 17h. No dia 02 de setembro e 03 de setembro, a testagem será para os servidores das escolas, das 9h às 17h, para professores, técnicos e demais funcionários das escolas.

AFASTAMENTO

Fontes da Parabólica desde Brasília informam que deverá ser anunciado hoje o afastamento do deputado estadual Jefferson Alves, da presidência estadual do PTB. A negociação para tanto está sendo ultimadas junto ao presidente nacional daquele partido, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Com o afastamento de Alves, quem assume o comando da sigla trabalhista é o empresário Aniceto Wanderley, atual vice-presidente.

CANDIDATURA

Com o afastamento do deputado estadual Jefferson Alves da direção estadual do PTB, o partido deve confirmar a candidatura do ex-senador Mozarildo Cavalcanti à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) na eleição do próximo mês de novembro. Jefferson Alves foi recentemente envolvido em operação da Policia Federal sob suspeita de participar de atos irregulares na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

REPOSICIONANDO

Fontes muito próximas ao governador Antônio Denarium (sem partido) garantem que ele está inclinado a reposicionar sua decisão de não interferir na eleição para prefeito/prefeita no primeiro turno. Com base em pesquisas sobre um provável cenário de segundo turno, Denarium estaria analisando – e sendo também aconselhado-, a apoiar uma candidatura forte, o suficiente, para chegar ao segundo turno e vencer a eleição para a prefeitura de Boa Vista. A chapa para receber o apoio governamental seria formada pela junção de duas pré-candidaturas de dentro do espectro da base de apoio parlamentar do governo.

VIAGEM

O governador Antônio Denarium viaja nesta terça-feira para Brasília, com reuniões marcadas em vários ministérios. O objetivo é estreitar relações com os novos integrantes do governo Bolsonaro, especialmente da área econômica. Na viagem, apenas ele e o chefe da Casa Civil, o deputado estadual licenciado Soldado Sampaio (PC do B).

ALIANÇA?

E na fase pré-convenção as conversas dos políticos continuam sendo intensificadas. Um encontro entre os pré-candidatos Marcos Jorge e Shéridan e entre Abel Galinha e Nicoletti virou tema de fofoca de bastidores sugerindo alianças inusitadas entre os dois grupos. Quem viver, verá

PODE SER

Fonte da Parabólica prevê que hoje, ou nos próximos dias, será anunciada a coligação para disputar a eleição para a PMBV; entre o PSDB, da pré-candidata e deputada federal Shéridan Oliveira; e o Republicanos, do senador Mecias de Jesus e quem tem como pré-candidato o ex-ministro da Indústria e Comércio do governo de Michel Temer (MDB), Marcos Jorge. As negociações estão bastante avançadas, e se vier mesmo a ser fechada, deve atrair para a coligação alguns outros partidos ainda indecisos quanto ao caminho a seguir na eleição para prefeito da capital roraimense.

RESPOSTA 1

Embora com atraso, mas em nome da transparência, a Coluna reproduz parte da correspondência recebida, ontem, da Comunicação Social da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR): “… o processo de escolha de dirigentes para o quadriênio 2020-2024 está sendo conduzido por comissões eleitorais formalmente designadas, compostas por representantes de servidores e estudantes. A situação relata pela Parabólica em 26.08. foi averiguada pela Comissão Eleitoral Central, resultando em penalidade de advertência por escrito, bem como em orientações aos candidatos sobre a não utilização de dados pessoais de quaisquer dos segmentos votantes sem o devido consentimento do respectivo titular.

RESPOSTA 2

“Ressaltamos ainda que as providências tomadas de imediato não impedem a investigação preliminar formal existente no serviço público. O acesso a dados funcionais no âmbito do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) é feito apenas por agentes públicos autorizados e no estrito interesse do serviço, o que impede o compartilhamento de informações pessoais, salvo quando é caracterizada alguma violação indevida no sistema, o que não foi configurado até o momento”, segue a nota, que reafirma o compromisso dos membros das comissões eleitorais e do IFRR em garantir a lisura, a transparência, a legalidade e a moralidade do processo.