Parabólica

A desigualdade do publico e privado 12907

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (29.11). Os brasileiros e as brasileiras precisam olhar para a enorme desigualdade social que vigora no Brasil. Dentre os motores que impulsionam a desigualdade social e econômica no país está o próprio Estado tupiniquim, que trata sua população estabelecendo a existência de cidadãos/cidadãos de primeira e segunda classe. Além da enorme diferença salarial que o Estado brasileiro para a seus servidores, com salários astronômicos para uma elite, e miseráveis aos servidores mais humildes; há no Brasil, uma odiosa discriminação contra os trabalhadores e trabalhadoras do setor privado, obrigados a trabalhar mais e ganhar menos.

Enquanto os trabalhadores/trabalhadoras do setor privado trabalham 44 horas semanais-em dois turnos diários de 4 horas, e mais 4 horas adicionais no sábado-, boa parte dos servidores do setor público trabalham 30 horas semanais, sendo que alguns nem chegam a tanto. Esse tratamento diferente resulta no aumento do custo do Estado e sua infernal estrutura burocrática, que é exatamente pago pelos impostos cobrados de quem é obrigado a trabalhar mais e ganhar pouco. Enquanto não se atentar para isso, não adianta criar programas de transferência de renda aos miseráveis, afinal, o processo de concentração de renda no país, alimentado por lucros sem tributação, e pelo Estado desigual, vai criar outros cordões de miséria.   

CRESCIMENTO

Segundo estimativa do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Aluísio Nascimento, a área plantada com soja em Roraima, para a safra 2021/2022 pode chegar 120.000ha, apesar da disparada do preço do adubo, que nalguns casos chega a mais de 150%. Aliás, o aumento do custo de produção vem atingindo pequenos, médios e grandes produtores, não só no estado, mas, em todo o país. E se o dólar não parar de aumentar, os custos da produção podem reduzir o crescimento da produção agrícola no Brasil. E o setor agrícola tem sido o principal responsável por segurar o tombo na economia brasileira nos últimos anos.

EXPANSÃO

Marcelo Pereira, que chefia a Secretaria Estadual do índio (SEI), disse, ontem, em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, que o governo do estado vai expandir a área plantada com milho nas comunidades indígenas, que nesta safra foi de 800 ha para 1.500ha para a próxima safra. Além da expansão da área plantada nas comunidades beneficiadas agora, serão selecionadas outras comunidades, cujas lideranças pediram inclusão no programa do governo estadual. O secretário estadual do índio garante que o programa veio para ficar.

OPERAÇÃO

Já não falta mais nada para que a Usina Termoelétrica (UHT) Jaguatirica II, movida a gás que vem do Amazonas, comece a operar. Até a licença ambiental para que suas operações iniciem já foi expedida ela Fundação Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). A Jaguatirica II vai produzir 70% da energia consumida em Roraima, e foi financiada com recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO) operado pelo Banco da Amazônia. Sua existência não vai eliminar o custo de transporte, que hoje existe para trazer o diesel para as atuais termoelétricas. Serão utilizadas 90 carretas para trazer o gás até aqui.  

RÁPIDAS

Pelo menos um secretário do governo estadual deve disputar a eleição para a Câmara Federal, cuja expectativa é de grande renovação. Trata-se do secretário de Agricultura e Abastecimento, Aluísio Nascimento, que ainda não definiu sua filiação partidária. ### Outra candidatura em perspectiva cogitada por lideranças governamentais é a da líder indígena Telma Taurepang, tem participado ativamente das ações do governo estadual nas comunidades indígenas do Norte do estado. ### Está marcada para amanhã a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao PL, de Waldemar da Costa Neto.  ### O deputado federal Édio Lopes, que preside o PL no estado é candidato à vice na chapa da ex-prefeita e um dos principais coordenadores da campanha. ### A filiação de Bolsonaro ao PL pode ter outra consequência no cenário eleitoral para p próximo ano em Roraima: como o presidente não deve ter participação ativa na campanha ao governo local resta enfraquecida a candidatura do pastor Isamar Ramalho (PTB). ### Marcelo Pereira, secretário da Secretaria Estadual do índio (SEI) disse ontem, na Rádio Folha FM 100.3 que todo o milho produzido nas comunidades indígenas ficou para ser usado e/ou comercializado pelos próprios índios. ### Até amanhã.