Parabólica

A humilhacao que passa todos os dias empresarios para nao falir 10423

Bom dia, “É claro, parte dessas milhares de mortes de brasileiros e brasileiras em decorrência do Covid19 devem ser debitadas à incompetência das autoridades públicas, nos três níveis de governo e aos políticos corruptos que roubaram, e continuam roubando, parte substancial do dinheiro que deveria comprar equipamentos, remédios e pagar os profissionais de saúde necessários para cuidar dos enfermos. Disso ninguém tem dúvida, mas pouca gente tem uma pálida ideia do quanto a falta de cidadania e urbanidade da população contribui para a propagação do novo Coronavírus. Uma circulação pelas ruas e logradouros de Boa Vista, por exemplo, pode mostrar milhares de pessoas circulando sem máscaras, obrigatórias por lei em todo o estado”. “Sou um pequeno empresário, proprietário de um estabelecimento comercial que procura seguir todas as normas recomendadas e exigidas pelas autoridades. Minha dificuldade começa com meus funcionários, cerca de 10 pessoas. Adquiri todos os equipamentos de proteção individual exigidos, os municiei de álcool e gel, mas fazê-los usar é uma guerra. Flagro constantemente funcionários sem utilizar as máscaras, sem fazer assepsia das mãos, e em pedir aos clientes que utilizem máscaras ao adentrar no estabelecimento. Alguns só obedecem quando estou na loja, e mesmo assim quando advertidos de desligamento da empresa”. “E os clientes, hein? Muitos ofendem os funcionários quando lhes é exigido o uso das máscaras. Ameaçam, e até casos de quase agressão já aconteceram. É também comum a irritação de clientes quando os funcionários pedem um pouco de paciência para limitar o número de clientes no interior do estabelecimento. Muitos desses clientes, xingam os trabalhadores e vão embora proferindo palavrões. É uma guerra estressante, e dá bem a ideia de quanto boa parte da população é a responsável direta pela tragédia que estamos submetidos. Que fazer? Temos que enfrentar tudo isso, até mesmo a humilhação, se quisermos evitar a falência”. O desabafo acima, foi feito por um pequeno empresário, leitor da Parabólica.

SEGUNDO TURNO A informação já foi veiculada aqui na Parabólica faz umas boas semanas. Dado o número, que é estimado por enquanto em sete, de pré-candidatos de partidos e ligados a parlamentares da base de apoio do governo, a decisão do governador Antônio Denárium (sem partido) é de não tomar parte no primeiro turno da eleição para prefeito (a) do Município de Boa Vista. Denárium diz a correligionários que tem a esperança de que um desses candidatos ligados à base aliada governista passe para o segundo turno, e aí, então vai declarar apoio ao candidato. É provável que isso venha a ocorrer, o problema será a escolha de os dois candidatos que disputarão o segundo turno forem da base aliada.

AMPLIADA Acontece que candidatos pertencentes a outros partidos podem ter ligações com o governo de Antônio Denárium, apesar de não fazerem parte da base de apoio do governo. Fontes da Parabólica garantem que o chefe da Casa Civil do governo estadual, o deputado estadual licenciado Soldado Sampaio, que comanda o PC do B no estado, vai apoiar a candidatura do vereador Linoberg Almeida (Rede Sustentabilidade), à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). Numa eventual composição, o PC do B indicaria o médico e vereador boa-vistense Wesley Thomé para compor como vice, a chapa majoritária com Linoberg. Seria, portanto, mais uma razão para que o governador Antônio Denárium não tomasse partido no primeiro turno da eleição em Boa Vista.

UTI NO AR Um dos mais próximos e influentes auxiliares do governador Antônio Denárium, José Adolar de Castro Filho, mas conhecido como Dolinha, foi transladado por UTI no Ar para São Paulo em estado grave. Ele é oficialmente o liquidante -cargo em nível de secretário de estado-, do antigo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), extinto no governo de Flamarion Portela. Além de portador do Covid19, ele foi contaminado por uma bactéria que não pode ser identificada aqui em Boa Vista.

ARTICULADOR O ex-vice-governador e ex-deputado federal Airton Cascavel é hoje principal articulador das relações institucionais do Ministério da Saúde com governadores, prefeitos e parlamentares. Nomeado e prestigiado pelo ministro interino general Eduardo Pazuello, Cascavel diz que seu chefe tem profundo compromisso com a Amazônia e pretende deixar como legado para região a estruturação de um sistema público de saúde que possa contribuir no futuro com a elevação do nível de vida da população amazônida.

ZPE Sem qualquer dúvida a geração de empregos de qualidade, e que sejam sustentáveis é um dos maiores desafios que o novo prefeito, ou prefeita, de Boa Vista vai ter de enfrentar. Por conta disso, o ex-governador Flamarion Portela estanhou que na primeira rodada de entrevistas com pré-candidatos à PMBV na Rádio Folha FM 100.3 nenhum dos três entrevistados fez qualquer a referência à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está pronta, institucional e legalmente, para ser implantada. Só na primeira faze, a ZPE pode gerar até 10.000 empregos diretos e indiretos.