Parabólica

A maioria das convencoes esta marcada 10730

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (07.09). O Dia da Independência é um dos poucos traços que ainda resta de nossa nacionalidade. Não fosse por essa maldita pandemia, boa parte das médias e grandes cidades teriam em suas principais avenidas a ocorrência de desfiles, quase sempre de militares, afinal, o processo de desconstrução de nossa história vem reduzindo bastante a presença de estudantes nos desfiles de 7 de Setembro. O processo de mundialização, inclusive de construção de um possível e famigerado governo mundial vem, inclusive, tornando valor menor as manifestações de nacionalismo, como um sentimento negativo e incompatível neste mundo dominado pelo interesse das nações hegemônicas. Por isso, vamos comemorar mesmo que sob afastamento social o nosso nascimento como pátria.

EXEMPLO

As afirmações do ex-senador Mozarildo Cavalcanti sobre as razões de sua desistência de concorrer ao cargo de prefeito de Boa Vista são reveladoras do que prevalece no submundo da política de um modo geral. O ex-senador afirma que teria assinado a ficha de filiação, em solenidade formal junto ao Diretório Nacional do PTB, que a enviou para a direção estadual/municipal do partido em Boa Vista com a finalidade de encaminhá-la ao Cartório Eleitoral. De boa-fé, Mozarildo jamais imaginaria que seria vítima de um “esquecimento” que agora o impediria de disputar a eleição para prefeito da capital roraimense.

CONVENÇÕES

Apesar do prazo fixado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias ter sido fixado para até 26 de setembro, quase todos os partidos marcaram as suas para a próxima semana. Até agora, a Parabólica fez o seguinte calendário sobre as convenções municipais para as eleições de Boa Vista: PSOL (realizou no último sábado); PSL (realiza, hoje, logo mais no Estúdio 55); Progressistas (dia 11.09, no Parque Anauá); PSD (dia 12.09); PL (14.09); Democratas (15.09); Partido Verde (16.09); PSDB/Republicanos (16.09) e Solidariedade (16.09). Dos partidos mais conhecidos, falta apenas o MDB, a REDE, e o PC do B, marcarem suas convenções municipais.

VICES

Esta, e a próxima semana, também serão decisivas para a escolha da maioria dos candidatos/candidatas a vice dos partidos e coligações para as eleições majoritárias da capital Boa Vista. Até agora, apenas o PSOL, o PSDB/Republicanos anunciaram os vices de Fábio Almeida e Shéridan Oliveira. O PSL revela hoje sua escolha e os demais devem ser anunciados durante a realização das convenções. Algumas das escolhas de vices na chapa majoritária para a eleição de Boa Vista estão sendo objeto de negociação com outras chapas, também majoritária, em municípios do interior.

NOVO CALENDÁRIO

Pois é, o ministro das Minas e Energia, almirante da reserva Bento Albuquerque, entregou a parlamentares da bancada federal de Roraima um novo calendário sobre a construção do Linhão de Tucuruí. Agora, o início efetivo da obra está previsto para o começo de 2021, com prazo previsto de conclusão para o final de 2023. Ainda restam duas pendências para que esse calendário seja cumprido: a efetiva concordância dos índios Waimiri-Atroari -embora parcela do governo federal diga que esta concordância não precisa ser tácita-, e o reajuste dos valores da obra, exigido pelo consórcio ganhador do leilão de 2011, que depende da concordância do próprio governo federal.

TENTATIVA

Fontes de Brasília garantem que o governador Antonio Denarium (sem partido) chegou a cogitar sua filiação no Democratas. Exigiu, porém, o controle da direção estadual da sigla, que hoje é do ex-deputado federal Abel Galinha. Apesar do apoio do senador Chico Rodrigues, Denarium não conseguiu seu intento, por conta da resistência do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia; e do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (presidente do diretório Nacional do Democratas), ambos amigos de Abel Galinha.                                   

RÁPIDAS

A informação é do ex-senador Mozarildo Cavalcanti. Pelo menos três integrantes da Direção Regional do PTB, dos mais respeitáveis e tradicionais, devem pedir desligamento do partido: Júlio Martins, Aniceto Wanderley e Evandro Moreira. ### A estimativa foi anunciada, ontem, domingo, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, pelo deputado federal Hiram Gonçalves: em vez de pagar as contas de energia a partir de novembro próximo com reajuste de 6.5%, os consumidores roraimenses terão uma redução de cerca de 6% na tarifa cobrada pela Roraima Energia. ### E o governo de Jair Bolsonaro continua tentando mandar de volta para a Venezuela, os representantes diplomáticos do ditador Nicolás Maduro no Brasil. Depois de ter barrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, a expulsão desses representantes, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil os declarou “persona non gratas” no país. ### Como pessoas não bem-vindas no Brasil, os representantes de Maduro no país podem continuar ficando por aqui, mas, sem qualquer prerrogativa de agentes diplomáticos. Não podem, inclusive, receber qualquer recurso para sua sobrevivência, senão aqueles que podem receber qualquer cidadão comum.

     

   

Publicidade