Economizando

A vista ou parcelado 13280

À vista ou parcelado?

Essa é uma dúvida muito comum entre a grande maioria das pessoas, há quem goste de pagar tudo à vista e evitar parcelas e há quem não vê problema algum em ter parcelas no seu orçamento todos os meses. Como eu já disse a você, na educação financeira não existe certo ou errado, você utiliza aquilo que funciona pra você em determinado momento e de acordo com a sua realidade financeira.

Mas, para você que está sempre buscando uma maneira de otimizar seu dinheiro e garantir uma boa compra, você te dar algumas dicas. Jádila, quando vale a pena comprar à vista?

O primeiro passo para uma compra à vista é o planejamento, antes de efetuar a compra você precisa fazer pesquisa de preço, analisar as condições de pagamento que melhor cabem no seu orçamento e juntar todo o dinheiro necessário, nada de “meter a cara e comprar assim mesmo”, isso só vai bagunçar seu orçamento.

Tendo o dinheiro em mãos, geralmente se consegue descontos no pagamento à vista, o que é uma vantagem já que você vai adquirir o produto pagando mais barato, em casos que você não acha interessante comprometer o orçamento dos próximos meses com parcelas também dê preferência pelo pagamento à vista e um outro ponto muito importante aqui, se você é aquela pessoa que não consegue controlar o cartão de crédito, dê preferência por juntar o dinheiro para efutar a compra e fuja de parcelas.

Mas e quando vale a pena comprar parcelado? Como eu já disse, não é errado parcelar compras, desde que você tenha controle do seu orçamento.

Compensa parcelar em casos onde você não possui nenhum tipo de desconto na forma de pagamento à vista, quando você precisa realizar a compra, porém não teve tempo de juntar o valor total de que precisava, quando seu orçamento está bem planejado e você consegue incluir mais algumas parcelas durante os próximos meses e quando não há juros nas parcelas.

Perceba que tanto na forma de pagamento à vista, quanto no parcelamento, existem pontos que precisam ser analisados juntos a sua realidade financeira. O mais importante é que a sua escolha esteja dentro do seu planejamento financeiro.

Seja à vista ou parcelado é ideal que a sua compra esteja planejada de forma a não atrapalhar seu orçamento, escolha a melhor forma de acordo com a sua realidade financeira.