Parabólica

Aeroportos e empresas aereas esqueceram do Covid 19 10962

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (25.10). Apesar do número de casos e de mortes ainda ser elevado, os brasileiros querem e estão levando uma quase normal. Os aviões estão partindo de todos os aeroportos quase lotados e as praias das cidades litorâneas estão literalmente lotadas. Um leitor da Parabólica que pegou um avião em Boa Vista no meio da semana passada, mandou mensagem, via whats, narrando o que viu no embarque, durante o voo e no desembarque na Capital Federal: “Para começar, o salão de embarque estava lotadíssimo porque estão fazendo coincidir a saída de três voos das três empresas aéreas que operam no Aeroporto Internacional Atlas Catanhede. No salão lotado era possível ver dezenas de pessoas sem máscaras, ou com ela colocada no pescoço; as companhias não utilizam gel para desinfetar os passageiros e muito menos medem a temperatura dos que embarcam. Durante o voo, que dura mais de três horas muitos passageiros também não utilizam de máscaras”.

“No aeroporto de Brasília, onde se fazem as conexões para outras cidades brasileiras, o movimento é intenso fazendo com que milhares de pessoas fiquem aglomeradas sem manter qualquer distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias. Também é grande o número de pessoas sem utilizar máscaras, sem que qualquer servidor da concessionária do aeroporto preste qualquer orientação aos passageiros. Creio que não é hora de afrouxar os cuidados, Eu saí do aeroporto de Brasília com a nítida impressão de que me contaminara no o Covid19”, diz o leitor na mensagem.

CAMPANHA

Em várias cidades brasileiras há muita gente desconfiando de que por conta das eleições as autoridades de saúde estão escondendo os números reais de casos e de mortes causadas pelo Coronavírus. Motoristas de táxi e de aplicativos são os maiores transmitidores dessa história. Eles arrematam dizendo que após o pleito as autoridades vão dizer que estamos no meio de uma retomada da pandemia. Será que eles têm razão?

NOVOS

Se depender da imprensa nacional, o caso dos mais de 30 mil reais encontrados na cueca do senador Chico Rodrigues (Democratas) ainda vai render vários capítulos, e poderá render, no mínimo desgastes políticos. Delatores disseram à Polícia Federal que Chico Rodrigues, e seu filho e suplente, Pedro Rodrigues, exerciam fortes influência na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e na política de compras de insumos para o combate ao Covid19. Fontes da Parabólica dizem que ainda vem muito banzeiro por aí.

ABORRECIDO

Fontes da Parabólica, bem situadas na Capital Federal dizem que não será fácil para autoridades do governo estadual transitarem com desenvoltura no Ministério da Saúde. As autoridades federais estão decididamente aborrecidas com o que anda ocorrendo na aplicação dos recursos destinados ao combate da pandemia do Covid19. Há o risco, inclusive, de ministros passarem a criar dificuldade para marcar audiência com autoridades do estado em suas viagens à Capital Federal.