Parabólica

As paixoes impedem o debate 10808

Bom dia,

Hoje é quarta-feira (23.09). Está ficando cada dia mais difícil discutir as coisas que interessam ao Brasil. E mais difícil ainda é quando o assunto em pauta diz respeito ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Como reação a qualquer conduta, ou afirmação, de Bolsonaro é respondida por parte da imprensa e da sociedade civil -incluindo políticos de esquerda; pesquisadores engajados no indigenismo e no ambientalismo,  e as organizações não governamentais igualmente engajadas-, com críticas que muitas das vezes não conseguem separar o joio do trigo, isto é, os erros e acertos, do governo e do presidente, sob a perspectiva do interesse nacional.

Como reação a tais críticas, os apoiadores e auxiliares do atual presidente da República partem em sua defesa, sem perceber muitos equívocos do governo em matéria ambiental, especialmente em relação a Amazônia. E como não percebem, e muito menos aceitam tais equívocos, contribuem para que o país não encontre o caminho para o enfrentamento da crise a que estamos vivenciando.

Tudo no Brasil passou a ser uma questão ideológica entre a esquerda e a direita; de adversários de Bolsonaro -que esquecem muitos de seus acertos, e que está na Presidência da República, autorizado pela maioria do eleitorado brasileiro-; e seus admiradores, que o chamam de Mito, e não enxergam muitos de seus equívocos na condução do governo, que apesar de legítimo, precisa ouvir mais, para acertar mais. Há no Brasil, muita coisa que precisa ser feita, independente da questão ideológica, mas as paixões com que as discussões estão correndo no país impedem o aprofundamento do debate.

Caso típico deste ambiente de discussão, onde os valores e ações estão pré-concebidos foi a reação ao discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura dos trabalhos da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), feita virtualmente, ontem, terça-feira. Mas isso é tema para ser discutido neste espaço amanhã, quinta-feira (24.09).

VALE-TUDO

A campanha eleitoral em Boa Vista ainda não atingiu seu clímax – final, a propaganda dos candidatos sequer pode ser feita até o próximo dia 27-, mas, as redes sociais estão recheadas de mensagens onde alguns e algumas candidatas estão sendo impiedosamente atingidos na sua honra. Até agora, a candidata do PSDB, Sheridan Oliveira, tem sido a vítima preferida dos adversários com ataques a sua vida pessoal e pública. Ela disse a Parabólica que já tem utilizado da Justiça para coibir este tipo de conduta, que é criminosa.

CONFIRMADA

A saída do secretário da Sefaz, coronel Marco Antônio Alves, dada com exclusividade pela Folha, foi confirmada por ele na tarde desta terça-feira, 22. Alves publicou uma carta de despedida, agradecendo a todos que contribuíram com sua gestão, além do apoio que recebeu do governador Antonio Denarium, enumerando as principais ações que fez realizar durante sua permanência à frente da Sefaz.

AÇÕES

Entre as ações destacadas pelo ex-secretário da Sefaz, estão o pagamento dos servidores do estado em dia, a regularização dos repasses para as prefeituras, duodécimos aos Poderes e dos Termos de Acordos e Convênios que estavam em atraso, cumprimento das metas fiscais do PAF (Plano de Ajuste Fiscal) exigidas pelo Ministério da Economia e aumento da arrecadação de ICMS.

MAIS MUDANÇAS

Parte da bancada governista na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) não reagiu bem ao anúncio do nome do ex-ministro da Indústria e Comércio, Marcos Jorge, como o substituto do coronel Marco Antônio Alves no comando da Sefaz. Embora reconheçam as qualidades profissional do indicado, esses deputados estaduais acham que a indicação fortalece a influência do senador Mecias de Jesus no governo. Para acomodar essas insatisfações é provável, dizem os bastidores, que outras mudanças devem ocorrer no primeiro escalão do governo estadual.

RÁPIDAS

Um levantamento preliminar feito aqui na Parabólica mostra algumas condutas que podem ser consideradas fora da curva em matéria de fidelidade partidária ou da orientação do governo do estado. ### A deputada estadual Aurelina Medeiros, do Podemos, que tem como candidato a Prefeitura de Boa Vista o pastor Isamar Ramalho, apoia explicitamente o candidato do Solidariedade, o deputado federal Ottaci Nascimento. O filho de Aurelina, o vereador Júlio César, é candidato à reeleição pelo Podemos. ### O deputado estadual Jorge Everton e o deputado federal Renato Queiroz, ambos do MDB, que têm como candidato oficial o atual vice-prefeito Arthur Henrique, apoiam também Ottaci Nascimento. Queiroz é suplente de Ottaci. ### O deputado estadual Evangelista Siqueira, do PT, cuja Executiva Nacional mandou apoiar o candidato da REDE, Linoberg Almeida, apoia explicitamente Ottaci Nascimento. ### O cônjuge de uma figura do primeiro escalão do governo de Denarium está mergulhado até o pescoço na campanha de Arthur Henrique, do MDB. O governador disse que o único grupo com o qual jamais conversaria sobre as eleições municipais seria o emedebista, de Teresa Surita/Romero Jucá. ### À Parabólica, a deputada federal Sheridan Oliveira disse que seu marido, o deputado federal do Tocantins, Vicentinho Júnior (PL) não é candidato à Prefeitura de Palmas. “Ele está aqui em Boa Vista, participando ativamente da minha campanha”, disse Sheridan. ### Até amanhã.