Parabólica

Bolsonaro gostou da popularidade via projetos sociais 10697

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (31.08). O mês de agosto termina e a primeira semana de setembro começa sem que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) encontre o novo caminho que pretende seguir daqui para frente. O presidente já sinalizou que não vai mais prosseguir cegamente com o receituário liberal de seu ministro da Economia Paulo Guedes, e apesar de continuar falando em respeitar o limite de gastos públicos, cujo teto é hoje fixado como norma constitucional, Bolsonaro gostou do aumento de popularidade trazido pelo auxílio emergencial adotado para minorar os efeitos perversos da pandemia do covid19.

Acontece que a atual equipe econômica não está encontrando de onde tirar o dinheiro para financiar o programa, já batizado de Renda Brasil, e que pretende juntar todos os programas sociais hoje existentes no governo. A ideia central seria a de dar prosseguimento ao “Corona Waucher”, tornando-o permanente com um valor equivalente a metade daquelas cinco parcelas que ainda não foram pagas em sua totalidade. O problema é que Paulo Guedes e sua equipe, como liberais, não acreditam nesse tipo de política social como solução para tirar o país da crise, e por isso, no fundo Jair Bolsonaro terá que resolver antes o problema político da permanência, ou não, do atual ministro da Economia de seu governo.

GRANA ALTA

Os leitores não são obrigados a ser especializados em economia, por isso não faz mal que a Parabólica lembre que o Banco Central (Bacen), que centraliza toda a entrada de moedas estrangeiras no país, tenha quase sempre -se for competentemente administrado-, lucro com as operações de compra e venda delas. Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Bacen a transferir nada menos que R$320 bilhões para a conta do Tesouro Nacional, dinheiro que pode ser utilizado pelo governo. A equipe de Paulo Guedes quer utilizar essa grana extra para cobrir parte do déficit provocado pelos gastos emergenciais para combater a covid19.

NA JUSTIÇA

Fontes da Parabólica informam da possibilidade de que o resultado das eleições à Reitoria e Diretoria-Geral dos campi no Instituto Federal de Roraima (IFRR) irem parar na justiça. É que teriam havido irregularidades na captação de votos, inclusive, com a existência de votantes não habilitados como ex-alunos, funcionários aposentados e de outras pessoas estranhas à instituição com senha para votação. Se for verdade, e se ela puder ser provada, tem possibilidade de as eleições serem anuladas. Já existe, inclusive, áudios dando nomes de possíveis fraudadores. É uma pena que isso possa ter ocorrido num ambiente que deveria estar imune aos vícios da política.

HOJE

Começa nesta segunda-feira (31.08) e vai até o próximo dia 16 de setembro (uma quarta-feira), o prazo para que os partidos realizem as convenções municipais para decidir sobra as coligações na eleição majoritária -na eleição proporcional é vetada-, bem como a indicação de candidatos a prefeito/prefeita e vereadores/vereadoras. Os partidos e coligações têm 24 horas para encaminhar, via internet, as atas de suas respectivas convenções. Com essa exigência, não será mais possível realizar as convenções e guardá-las para modificações de última hora, como era feito nas eleições anteriores.

PERMITIDO

Em entrevista, ontem, domingo, ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, o advogado Alex Ladislau -um dos mais experientes do estado-, disse que não existe qualquer impedimento para que pretensos candidatos nas eleições do próximo mês de novembro comecem a apresentar-se ao eleitorado, pelas redes sociais, mesmo antes de realizadas as convenções partidárias. Esses pré-candidatos podem falar de seus currículos, de suas propostas e da razão que as levam a pleitear uma vaga de prefeito ou de vereador. Só não podem pedir diretamente o voto do eleitor.

RÁPIDAS

O secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Diego Prandino, disse ontem à Radio Folha, que uma emenda parlamentar ao Orçamento da União pode demorar, hoje, até três anos, para que possa efetivamente ser utilizada pelo governo do estado, ou dos municípios. ### Diego Prandino, disse também que o prazo para que o Executivo envie a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) poderá ser prorrogado, via Lei Complementar, para o próximo dia 30 de outubro. A ALE ainda não aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo exercício fiscal, que serve para balizar a elaboração da LOA. ### E o delegado-geral da Polícia Civil, Herbert Amorim, disse também ontem, pela Rádio Folha FM 100.3, que a Operação Hipócrates, criada para apurar irregularidades na Secretária Estadual de Saúde (Sesau) vai prosseguir até que os responsáveis sejam devidamente indiciados. A Polícia Civil já conseguiu na justiça, a indisponibilidade de milhões de reais do patrimônio dos suspeitos. ### Menos que 25 milhões de pessoas morreram mundo à fora, em decorrência da pandemia da covid-19, no período de fevereiro a agosto de 2020. No mesmo período, nasceram 45 milhões. A população global é hoje estimada em 8,1 bilhões. ### Até amanhã.