Parabólica

Bom dia 12158

Bom dia, Hoje é quarta-feira (23.06)

SINAL DOS TEMPOS Ontem, uma rede de televisão noticiou ser preciso que autoridades municipais adotassem providências para que fosse reduzida a soltura de foguetes por conta da época junina, que apesar dos festejos estarem suspensos na maioria das cidades brasileiras, muita gente não abre mão de comemorar. A preocupação com o foguetório é devida, segundo a emissora,  por conta das consequências que os estampidos provocam nos cachorrinhos que ficam tão assustados, com o nível de adrenalina nas alturas, que lhes pode provocar doenças cardíacas. “Antigamente, a preocupação com os estampidos estaria centrada no incômodo causado às crianças”, disse um leitor, que mandou whats para a Parabólica relatando o fato.

INDÍCIOS A CPI da Covid do Senado Federal ganhou um reforço de peso vindo da Procuradoria Geral da República de Brasília. A procuradora Luciana Loureiro Oliveira, do Distrito Federal, decidiu enviar para a área criminal da instituição, o inquérito que investiga a compra da vacina indiana Covaxin ainda na administração do general Eduardo Pazuello. Ele entende que existem indícios de crimes e “interesses desvirtuados do interesse público” na compra do imunizante indiano. A CPI já havia declarado que aprofundaria a investigação dessa compra, feita em tempo recorde e a preço, aparentemente superfaturado. Vem chumbo grosso por aí.

NÃO PROSPERA Especialista ouvido pela Parabólica diz que a emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos) à Medida Provisória, que permitirá a capitalização da Eletrobras, dificilmente terá consequências positivas concretas. O senador conseguiu aprovar uma emenda que autoriza o governo federal a iniciar a construção do Linhão de Tucuruí, sem a aprovação do Plano Básico Ambiental (PBA)/Componente Indígena por parte dos índios Wamiri-Atroari. “Entre outras coisas, essa questão está judicializada, com decisões tomadas na primeira e segunda instância da Justiça Federal. Assim, não gera efeitos jurídicos a sanção da MP, mesmo que aceita a emenda”, disse o especialista. Em tempo: a emenda do senador roraimense foi mantida na íntegra pela Câmara dos Deputados.

RÁPIDAS Na próxima quarta-feira termina o mês de junho. Em abril, o governador Antônio Denárium (sem partido) anunciou que no final de maio anunciaria sua filiação partidária. Depois a decisão foi adiada para o final de junho, o que parece pouco provável de acontecer. ### Na verdade, o retardamento do anúncio do destino partidário do governador é causado pela indecisão do presidente Jair Bolsonaro, que ainda não disse por qual partido deverá disputar a reeleição em 2022. Denárium já disse diversas vezes que o acompanhará. ### E continua a falta crônica de moedas divisionárias para dar troco no mercado local. A falta delas tem causado atritos entre os estabelecimentos e seus clientes. Apesar de aplicativos que facilitam acumular trocos. Isso só funciona nos grandes estabelecimentos ###