Social

COLUNA SOCIAL 10455

Com Nada

* É pra lá de preocupante a situação dos indígenas Yanomami a essas alturas da pandemia, quando mais de 20 mil garimpeiros transformaram aquela área indígena – literalmente – em terra sem lei, onde cometem crimes ambientais, estupros, assassinatos e levam doenças para os índios. Não bastasse o coronavírus, há agora um verdadeiro surto de malária na região e o resultado disso são famílias inteiras de yanomami doentes lotando os leitos dos hospitais da capital. Uma enfermeira que nos ligou para relatar a situação, disse que “eles não falam português e choram muito. “Eu Também chorei demais ao vê-los naquele estado”, disse ela.

Com Tudo

* Uma roraimense está participando da primeira fase do disputadíssimo Concurso Miss Bélgica. Estamos falando de Jennifer Félix, de 18 anos, (filha da ex-Miss Roraima, Nea Arruda e do cheff belga Jean Felix). Ela concorrerá ao Miss West-Vlaanderen (uma das regiões da Bélgica), cuja eliminatória acontecerá em 4 de outubro e, em se classificando, seguirá para a final. Residindo atualmente naquele país, terra natal de seu pai, Jennifer é uma das favoritas entre as duzentas candidatas ao título regional de onde sairão as representantes para o certame nacional. E quem quiser torcer por ela, podem começar seguindo seu perfil no Instagram @jennifelix3.

A roraimense Jennifer Felix, está participando do Concurso Oficial Miss Bélgica, pela região de West-Vlaanderen

Rebuliço

* Não se fala em outra coisa desde o começo da semana, senão no novo teste de coronavírus do presidente Jair Bolsonaro, que – desta vez – deu positivo. E isso foi o suficiente pra movimentar as redes sociais e a mídia inteira, causando um rebuliço daqueles. E (pasmem) há quem não acredite.

* Pelo menos, há posts pedindo que ele mostre o exame de PCR+, pois se mostrar só o de anticorpos IGg, significa apenas que contraiu a Covid em algum momento e não necessariamente agora. Outros dizem que não devemos nos preocupar, pois ele tem histórico de atleta e cloroquina é o que não há de faltar.  

Denúncia

* Ainda sobre o presidente Jair Bolsonaro, ele acaba de ser denunciado novamente Conselho de Direitos Humanos, desta vez por ataques a mulheres jornalistas. Os casos ofensivos chegam ao impressionante número de 54 e serão relatados por entidades em Genebra-Suíça.

* Dubravka Simonovic, relatora especial das Nações Unidas sobre a violência contra a mulher, suas causas e consequência, apresentou relatório essa semana com informe detalhado em que releva como Governos vem usando instrumentos para desonrar, descredibilizar e humilhar as jornalistas.

#Demorou

* O Ministério Público Federal impetrou na Justiça Federal ação de improbidade administrativa, assinada por 12 procuradores da República, pedindo o imediato afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do cargo em caráter liminar e sua condenação por improbidade administrativa, por promover a desestruturação de políticas ambientais e o esvaziamento de preceitos legais para favorecer interesses sem relação ao cargo.

* O MPF afirma que o processo de desestruturação do sistema de proteção ambiental brasileiro foi realizado por atos, omissões e discursos do acusado, em conduta dolosa com o objetivo de fragilizar a atuação estatal na proteção ao meio ambiente. Na verdade #demorou

Sanitização

* A Lei 1.406, recém-promulgada pela Assembleia Legislativa de Roraima, torna obrigatória a sanitização para todos os locais fechados públicos ou privados, climatizados ou não. A sanitização dos ambientes, é procedimento que elimina micro-organismos nocivos e previne a proliferação de doenças.  

* A norma foi proposta pelo deputado Renan Filho para minimizar a proliferação do coronavírus. Ele explica que esta é uma das estratégias usadas mundialmente no controle do coronavírus, pois sanitizar os ambientes com grande fluxo de pessoas diminuirá os índices de contaminação, especialmente a comunitária.

 Orlando Oliveira (Jack O Penetra) e Andressa Lima (Toinha): Passeios de Chilliboats Water Bikes

#Rápidas

* Na noite de segunda pra terça-feira, quando um temporal ocorreu na cidade com relâmpagos, trovões e raios, vários bairros em Boa Vista ficaram sem energia elétrica.

* E de acordo com a Roraima Energia, somente no curto período de três dias, foram atendidas mais de 1.300 ocorrências de quedas de energia.

* O estado de Roraima, por conta das fronteiras internacionais, está entre os locais que mais possuem rotas de tráfico de pessoas no Brasil.

*  O assunto preocupa, especialmente, porque grande parte do tráfico envolve a exploração infantil e de adolescentes.

* Por isso é que existe há mais de três anos em Boa Vista a campanha Coração Azul, instituída pela lei municipal 1791/2017 (de autoria do vereador Manoel Neves) e que acontece no mês de julho.

* O objetivo da referida campanha, é promover mobilizações durante uma semana com espaços para discussões sobre o tema, uma realidade complexa e preocupante.

 

 Luciano Ferreira dando o ar de sua presença na Coluna desta quarta-feira

#Ta Valendo

Chilliboats

* A novidade se chama chiliboats water bike, e está presente em 48 países e já chegou aos rios, igarapés e lagos de Roraima. A novidade que mistura esporte e lazer está disponível para passeios e para tanto, basta agendar pelo Direct do Insgtagram @chilliboats.

 

Reabertura

* A previsão do pico da pandemia em Roraima é somente para meados de agosto, mas a abertura do comércio em Boa Vista já tem até data: dia 20 deste mês. Pelo menos foi o que anunciou a prefeita Teresa Surita, que informou também que os empresários terão que assinar termos se comprometendo a cumprir as regras estabelecidas.

Tayla Coimbra, transpirando alto astral