Social

COLUNA SOCIAL 10554

Com Nada 

* Roraima subiu cerca de 160% na média móvel de mortes por Covid-19 nas últimas duas semanas. Quem sai às ruas da capital, Boa Vista, tem a nítida impressão de que estamos vivendo em tempos –literalmente – normais, tamanho é o fluxo de pessoas em tudo quanto é de local, sem respeitar o mínimo distanciamento social; muitos sem máscaras e outros tantos fingindo que usam. A continuar assim, com o Decreto Municipal sendo desobedecido, tudo indica que a prefeitura terá de retroagir, pois o sistema de saúde fatalmente entrará em colapso e não duvidem se não se ainda formos parar no temido lockdown.  

Com Tudo  

*Professores e alunos do Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima iniciaram, essa semana , o projeto Min de Letras. A atividade consiste na divulgação de vídeos curtos, com poucos minutos de duração, que indicam obras teóricas ou literárias, filmes, documentários ou seriados. O projeto é uma iniciativa do Laboratório Imprimatur, vinculado ao Curso e a proposta  é divulgar um vídeo por dia, gravado por professores e alunos, nas redes sociais do Curso (Página no Facebook e  Perfil no Instagram ), com o objetivo de manter um vínculo com os alunos no período de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus. 

O deputado Hiran Gonçalves fez parte da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, que visitou esta semana a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na foto, ele está acompanhado da sua esposa GerlaneBaccarin  

Lavajatismo  

* O procurador-geral da República, Augusto Haras, em recente Live do CNJ, criticou duramente a Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba e com isso criou um novo neologismo que está bombando na mídia e nas redes sociais, desde então. “É hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure”, disse o PGR.  

* O procurador disse ainda que a Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba tem dados de 38 mil pessoas em segredo, sem que ninguém saiba os critérios de escolha. Disse também que enquanto o sistema do Ministério Público Federal tem 40 terabytes, o arquivo do grupo de procuradores de Curitiba tem 350 terabytes.  

LavaJatismo II 

* Na mesma live, em que criou o neologismo “Lavajatismo”, Augusto Haras disse também que “não se pode imaginar que uma unidade institucional se faça com segredos”. A respeito disso, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, rebateu Haras afirmando que a Lava Jato sempre foi transparente.   

* Membros do MPF, em suas redes sociais, lamentaram a nomeação de Augusto Haras, cujo nome nem constava na lista tríplice votada pelos procuradores e de onde tradicionalmente o procurador-geral da República era nomeado, subentendendo-se que ele não foi uma escolha da categoria.  

Na Fiocruz  

* O deputado Hiran Gonçalves fez parte da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, que visitou esta semana a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, onde a vacina contra a Covid-19 está sendo desenvolvida, em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. 

* Os parlamentares foram ver de perto o processo de fabricação e testagem da vacina. O parlamentar revelou a intenção da Comissão do Coronavírus de apoiar a iniciativa de o Brasil investir R$ 2 bilhões para receber 100 milhões de doses e produzir a vacina contra o Covid-19. 

  

Webinário 

* Dia 30 de julho é lembrado como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a campanha Coração Azul. Para discutir o tema, a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, participou ontem de um webinário (seminário pela internet). 

* O  evento online, organizado pelo Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas teve a parceria com a Escola do Judiciário e procuradora-adjunta Especial da Mulher, Socorro Santos, foi uma das palestrantes, que contou com participações do TJRR, Policia Federal e Ministério da Justiça.  

 Raquel Ribeiro e Jonas Carvalho, pastores da Igreja Petencostal Missionária, casaram-se no último dia 25, somente com a presença de poucos familiares  

#Rápidas 

* A Coluna de hoje é dedicada ao Dr. Salomão Cruz, que recebe quilométricas homenagens por conta da transcorrência de sua idade nova nesta quinta-feira.  

* Também trocando de data hoje, chef Ney Agostinho, José Augusto de Carvalho Brito, Ivete BaymaOestreicher e Francisco de Assis Brito.  

* No dia 1º de agosto, a Comunhão Internacional de Jovens (IYF), estará realizando o evento Acampamento Mundial. 

* A iniciativa reúne jovens de diversos países visando promover o intercâmbio cultural e união entre os universitários do mundo todo. 

* Durante o evento, são realizadas palestras de Educação Emocional realizadas, atividades em grupo, e orientações de como superar os seus limites e se tornarem pessoas com o coração forte e apto para liderar. 

* Na verdade o objetivo maior do Acampamento Mundial é incentivar os jovens a terem corações fortes por meio de treinamento para ser um líder da próxima geração. 

*Inscrições poderão ser efetuadas por meio do link, onde há todas as informações do evento que terá transmissão virtual 

Fabinho Brito, aniversariando nesta quinta, realiza ação filantrópica em prol da Fazenda Nova Esperança  

Ta Valendo  

Prorrogado  

* As inscrições para o Festival Literário Harmonia e Ritmo foram prorrogadas até 3 de agosto. Com o objetivo de incentivar e difundir a produção literária de Roraima, o festival selecionará vídeos literários durante o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. A iniciativa é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo. 

Natura  

* Imaginem vocês que, no meio de uma Pandemia, com mais de 90 mil mortos, milhões de desempregados, parlamentares estejam preocupados que uma empresa particular, no caso a Natura, porque escolheu Thammy Miranda pra estrelar a campanha do Dia dos Pais. Aliás, ponto pra Natura, que c
om todo esse estardalhaço causado por desocupados e equivocados, ganhou horrores de mídia espontânea.  

Ana Nery Melo (Studio Makingoff), continua recebendo homenagens por conta de sua idade nova