Social

COLUNA SOCIAL 10776

Com Nada 

* A Policia Federal segue cumprindo mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, na investigação que apura a origem das queimadas na região, que já devastou milhares de hectares, além de ter causado a morte de muitos animais, como onças, capivaras, jacarés, entre outros, além de aves diversas. O delegado que comanda a Operação Matáá, já declarou que “não pode ser acidente”, justamente pelos indícios de que as queimadas são propositais para criar áreas de pasto na mata nativa, agora reduzida a pó. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/09/15/nao-pode-ser-acidente-diz-delegado-da-pf-sobre-incendios-no-pantanal.htm 

Com Tudo  

* Durante a pandemia, muita gente teve de se reinventar para driblar a crise e seguir mantendo o equilíbrio e produtividade com segurança. Um dos setores que mais se destacou, foi o ramo de decoração de casas, especialmente o item “mesa posta”, considerando que a maioria das pessoas permanecem longos tempos em seus lares. No bojo dessa vibe, as professoras Ana Zuleide Barroso e Marta Braid Melo, começaram a produzir itens de mesa & mesa (mesa postas e pijamas) que além de lindos tem sua tem a maior parte de sua renda destinada ao Conselho dos Indígenas Ingaricó. A iniciativa tá fazendo o maior sucesso.  

Nossa querida amiga, Coronel Andrea Firmo, indicada para ser vice na chapa do prefeito do Rio, Marcelo Crivella  

Da Hora  

* A coronel Andréa Firmo, que já serviu em Roraima na Operação Acolhida, foi indicada para ser candidata a vice prefeita na chapa do prefeito Marcelo Crivella, que concorre à reeleição no Rio de Janeiro. Coronel Andréa tem uma brilhante carreira e foi a primeira mulher do Exército a comandar uma base militar da ONU, na África.  

* Ela é professora de inglês da escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e foi observadora militar no Referendo do Saara Ocidental até abril de 2019. A expectativa é que coronel Andréa se filie ao Republicanos pra concorrer às eleições de novembro.  

Transferência  

* Encerra-se em 1º de outubro, o prazo para requerer a Transferência Temporária de Eleitor. Para as eleições municipais, é facultada a determinados eleitores requerer a transferência temporária de sua seção eleitoral, permitindo o exercício do voto em uma seção eleitoral diferente daquela que consta no seu título de eleitor. 

* A transferência temporária só pode ser realizada dentro de um mesmo município e pode ser requerida para o primeiro turno, segundo turno ou para ambos. Para requerer a transferência temporária o eleitor deverá estar com seu Título em situação regular. 

Importante  

* Está confirmada para as 13h55 de sexta-feira, 18, a chegada do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, na Base Aérea de Boa Vista. Sua primeira visita será ao Posto de Identificação e Triagem (Pitrig) da Operação Acolhida,às 14h25. As 15h15, irá a instalação Wash (Água, Saneamento e Higiene) da Paróquia de N.S. da Consolata.  

* A reunião com o ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, será 16h05, na sala vip da Base Aérea de Boa Vista, e às 16h45 concederá coletiva à imprensa no Terminal de Passageiros da Base. A partida do secretário Pompeu está prevista para as 17h15.  

  

Venezuela  

* Relatório divulgado essa semana, dá conta que missão internacional da ONU para investigar a questão dos direitos humanos na Venezuela, concluiu que Nicolás Maduro e os ministros do Interior e da Defesa estão envolvidos em crimes gravíssimos cometidos pelas forças de segurança do país. Todas as violações estão devidamente documentadas.  

* O relatório concluiu que desde 2014 vem ocorrendo crimes de prisões arbitrárias, torturas e execuções na Venezuela, entre outras revelações. Se esse fato tem a ver com o motivo da visita do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, a região, só o tempo dirá. 

Ana Zuleide Barroso, Marcio Lima (Festas & Flores) e Marta Braid Melo, estarão exibindo mesas postas e decoração em flores naturais, todas as quartas-feiras, na Dellano Móveis  

 

#Rápidas 

* Happy birthday to: Galvão Soares, Enriete Marques, Paulo Travassos e Francisca Jorgina de Souza.  

* Continuam abertas até 16 de outubro, as inscrições gratuitas do o edital do Núcleo de Cultura Nº008/2020, cujo objetivo é mapear músicos a fim de atender, eventualmente, os eventos promovidos ou apoiados pelo Sesc Roraima,  

* Os interessados deverão homologar as inscrições no Núcleo de Cultura, localizado no Sesc Mecejana, rua João Barbosa, Nº143, em horário comercial.  

* Músicos, bandas e/ou grupos musicais poderão se inscrever para criação de banco de dados de artistas do Estado de Roraima.  

* A intenção do Sesc busca, através deste edital, é valorizar e diversificar a participação de artistas locais.  

* Além de democratizar o acesso aos mecanismos culturais e sociais, valorizando a cultura local, prezando sempre pelo serviço de excelência e qualidade.  

* De acordo com a analista de cultura do Sesc Roraima, Lilian Teixeira, a criação desse banco de dados é fundamental para facilitar e viabilizar o trabalho artístico dos músicos de Roraima.  

Stela Pinheiro, ilustrando a coluna desta quinta  

Tá Valendo 

 

Zona Azul  

* Nesta quinta-feira, 17, o Tribunal de Justiça de Roraima julgará ação impetrada pelo vereador Linoberg Almeida (Rede), que é contra a forma como o estacionamento rotativo Zona Azul seria implantado na nossa capital. A Zona Azul abrange 20 ruas do Centro, mais de 26 órgãos públicos e privados e pode se estender por outras áreas da cidade.  

Campanha  

* Está confirmado! A propaganda eleitoral gratuita das eleições municipais 2020 no rádio e TV começa no domingo, 27 deste mês. A partir dessa data, será permitido aos candidatos realizar divulgações pagas na imprensa e fazer divulgação de suas campanhas em blogs, redes sociais, sites e contratar impulsionamento de conteúdo na internet. 

Todo o alto astral da bela Diana Medeiros, em clic by Crisvídeo