Social

COLUNA SOCIAL 10224

Com Nada

*Apesar do aumento do número de contaminados, internados e óbitos por Covid-19, ainda tem muita gente que reluta em cumprir regrinhas básicas, como o uso de máscaras em público, por exemplo. É comum ver em supermercados muitas pessoas sem máscaras, ou usando indevidamente. Na verdade, de nada adianta sair de casa usando a máscara no queixo, deixando livres a boca e o nariz. Sobre isso especificamente, médicos e infectologistas afirmam, que sair por aí com a máscara no queixo, é igual usar camisinha rasgada, a (des)proteção é a mesma.

  Com Tudo

* E eis que surge uma luz no fim do túnel. Uma empresa americana realizou testes de uma vacina em 45 pessoas que registraram capacidade de criar anticorpos, sem efeitos colaterais relevantes. A empresa, que está fazendo essa pesquisa em parceria com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, passa agora para a segunda fase, que é testar a vacina em 600 pessoas. E mesmo com tudo dando certo e todo mundo sabendo que vacina só estará disponível no mercado em mais ou menos um ano e meio, esta perspectiva, já é um alento.

As professoras Rita de Cássia Costa, Ana Zuleide Barroso, Marta Braid e Ingrid Caldas, em clic-registro de momento muito especial

Boa Notícia

* Outra boa notícia com relação ao coronavírus vem também dos Estados Unidos, mais exatamente da Universidade Rockefeller, de Nova York, que anunciou já possuir material para terapia de anticorpos com potencial de uso e que poderá ser testado em humanos ainda este ano.

* O estudo foi realizado em vários pacientes recuperados, para coleta de material que possa combater o coronavírus e usá-lo em forma de anticorpos com moléculas idênticas produzidas em série, o que adiantaria o tratamento da Covid-19, já que até o momento todos os medicamentos não se  mostraram eficazes contra a  doença.

 

Da Hidroxicloroquina

* Daí muitos haverão de perguntar, mas a hidroxicloroquina, que é defendida como tratamento padrão (junto com azitromicina) nos que testarem positivo para Covid-19? Bom, para isso, há duas respostas, a dos médicos, que dizem que tudo deve ser conforme cada paciente e que dependendo do caso, os efeitos colaterais poderão até matar.

* E a outra resposta, é a do bom senso. Se hidroxicloroquina fosse mesmo eficaz e servisse pra todo mundo, vocês acham mesmo que os Estados Unidos, a Rússia, a Inglaterra e outras nações, estariam perdendo milhares de vidas diariamente?

Cancelados

* A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, já veio a público informar que o tradicional Arraial Boa Vista Junina e a Corrida Internacional 9 de julho, evento que faz parte da programação fixa do Calendário Oficial de aniversário do Município de Boa Vista, foram cancelados, pra evitar grandes aglomerações.

* Tudo porque, de acordo com a prefeita, a previsão de achatamento da curva só acontecerá em meados de agosto e daqui pra lá, a flexibilização do isolamento social, devem ser feitos com bastante cuidado, pra evitar uma nova onda de infecção. A projeção do pico está para meados de junho.

Stand by

* Outro grande evento que faz parte do Calendário Cultural do Estado é o Arraial do Anauá, que há mais de 30 anos é realizado no final do mês de junho no Parque Anauá, pelo Governo de Roraima. Mas até o presente momento, o Palácio Senador Hélio Campos ainda não se pronunciou sobre se o evento acontecerá ou se será cancelado.

* Até agora também, o TSE não declarou se as eleições municipais, previstas para outubro (1º turno) e novembro (2º turno), serão adiadas. Mas, pelos bastidores, já se comenta que, pelo andar da carruagem, a votação será adiada para dezembro.

A roraimense Narrila Bessa, integra a exposição a virtual “Habitar a água: cultura e paisagens nasAmazônias” no site www.iphan.gov.br, do Ipham/PA, com a foto “Caxiri na Cuia”

#Rápidas

* A Coluna de hoje é dedicada a aniversariante Edy Cardoso, marchand da Galeria Di Cardoso e musa inspiradora do grande artista, Augusto Cardoso.

* Também de celebrando idade nova: Dr. Elidoro Mendes, a colega jornalista Airlene Carvalho, Amanda Deus e Suzana Pereira.

* Estão abertas até dia 13 de junho, as inscrições para o Curso de Capacitação de Docentes em Ferramentas de Ensino à Distância, da Universidade Federal de Roraima.

* A capacitação será realizada no período de 22 a 26 de junho, com carga horária total de 20h e será ministrado pela Prof. Dra. Dra. Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini.

* A oferta é de 40 vagas e as aulas ficarão disponíveis para acesso na plataforma por 30 dias.

* O conteúdo abordará assuntos como Histórico do Ensino a Distância; Primeiros passos para o uso de EAD; e Introdução as principais ferramentas de EAD: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),

* Além de, UFRR MOODLE (Modular Object-OrientedDynamic Learning Environment) e SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas/UFRR.

 

 

Toda a beleza de Rayane Rodrigues, ilustrando a coluna desta terça

Tá Valendo

Estácio e Você

* Pensando nos alunos que enfrentam dificuldades financeiras por conta do isolamento social, a Estácio da Amazônia buscou uma alternativa para o pagamento de suas mensalidades. Foi lançado o programa “Estácio com você” que oferece bolsas integrais e flexibilização de pagamento de mensalidades para cada mês de quarentena.

Flexibilidade

* O programa da Estácio, vai analisar cada caso e, dependendo da perda econômica que o aluno teve devido à crise causada pela pandemia, os estudantes podem receber isenção integral de uma ou mais mensalidades ou a flexibilidade no pagamento para prorrogar e até parcelar em 12 vezes o valor da mensalidade.

O empresário Nildo Monteiro (Supermercados Novo Tempo), comemorou idade nova no fim de semana, com seus filhos João Phelipe, Sophia Gabriala e Katharina Beatriz