Social

COLUNA SOCIAL 10238

Com Nada

* Muitos médicos de todo o país, estão temerosos em seguir o novo protocolo do Ministério da Saúde, que liberou o uso da cloroquina para todos os estágios da Codiv-19, mesmo sem eficácia comprovada. Os médicos temem que – a exemplo do que já ocorreu em Manaus – pacientes piorem e até venham a óbito por conta dos efeitos colaterais. Durante uma entrevista online, em que anunciou a novo método há muito defendia à revelia da comunidade científica, o presidente Jair Bolsonaro disse em tom de gracejo, “quem não quiser tomar cloroquina, que tome tubaína”.

Com Tudo

* Agora é Lei! A Câmara dos deputados aprovou, esta semana, o uso obrigatório de máscara em locais públicos em todo o país, assim como em espaços privados de acesso público, como lojas, farmácias, supermercados e todo tipo de comércio, além de transportes e vias públicas. Os estados e municípios é quem serão responsáveis pela aplicação das multas aos que teimarem em descumprir. A referida lei, que valerá até enquanto durar a pandemia, agora segue para o senado para a devida aprovação e a expectativa é de que entre em vigor o mais rápido possível.

O defensor público-geral Dr. Stélio Dener, destaca os avanços da Defensoria Pública do Estado de Roraima, ao longo de duas décadas, na programação dos 20 anos da DPE e Dia do Defensor Público  

Da Cloroquina

* A reação ao novo protocolo do Ministério da Saúde para o uso da cloroquina, foi imediata. Aliás, mesmo antes dessa liberação, um artigo assinado por oito técnicos do próprio Ministério da Saúde, já havia sido enviado para a revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

* No documento, eles externaram a preocupação, afirmando que não há eficácia comprovada e nem qualquer segurança de nenhum remédio ou tratamento para o novo coronavírus. Para saber mais, acesse o link

Da Cloroquina II

* De fato, se a cloroquina fosse realmente eficaz pra todo mundo e em todos os estágios da Covid-19, certamente os presidentes, médicos e cientistas de países como Estados Unidos, Rússia, Inglaterra e outras nações, não estariam permitindo perder diariamente milhares de vidas de seus cidadãos.

*A propósito, matéria sobre o assunto no Jornal Estadão, trouxe a seguinte manchete: “A cloroquina e o crime de responsabilidade: À plena luz do dia, Jair Bolsonaro utiliza-se do cargo para causar danos à saúde da população, em escancarado exercício abusivo do poder”. Reportagem completa no link

 

Da Defensoria

* Esta semana, a Defensoria Pública do Estado de Roraima faz 20 anos de atuação, data em que também é comemorado o Dia do Defensor Público. Mas, devido as recomendações de saúde devido à pandemia, não houve festa presencial.

* Os defensores e servidores da DPE, estão trabalhando online, atendendo às demandas da população via WhatsApp. Porém, a data não está passando em branco e pela primeira vez na história, o aniversário da DPE está sendo comemorado virtualmente durante toda a semana, com várias lives que abordam assuntos super interessantes.

Da Defensoria II

* A programação alusiva ao aniversário dos 20 anos da Defensoria Pública e Dia do Defensor, está ocorrendo pelas redes sociais desde segunda-feira e se estenderá até sexta-feira (22), quando acontece o encerramento da programação com uma live solidária.

* O defensor público-geral Dr. Stélio Denner e o sub-defensor-geral Dr. Oleno Matos, falaram sobre vários avanços da instituição ao longo dessas duas décadas e enumeraram os vários programas que efetivamente promoveram a aproximação da Defensoria Pública com os cidadãos.

A jornalista Adriana Cruz, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima, representará a categoria local na live “Violência contra Jornalistas: As Fake News e o Ataque ao Papel Social do Jornalismo, no próximo dia 1º de junho as 16 h (horário de Brasília)

Rápidas

* Nesta quinta-feira (21), a diretora geral do grupo Folha, Paula Cruz, e o superintendente do INSS local, Gelbson Braga, celebram aniversário de casamento.

* E hoje quem recebe homenagens por conta da troca de idade, é a professora doutora Gioconda Martinez, a jornalista Vanessa Vieira, Inajara Cícera de Souza, e a querida Necy Souza.

* Ao completar 15 anos de atividades essa semana, O Lions Clube Oswaldo Carolino, sempre seguindo os padrões do leonismo em apoio aos que mais precisa, intensificará suas atividades sociais.

* E mesmo nesse período de pandemia, o clube não tem deixado de prestar auxílio às pessoas carentes.

* Esta semana, por exemplo, membros do clube tem prestado assistência com gêneros de limpeza e alimentos a comunidade de Vila Vintém.

* Atualmente presidido pelo Sr. Mailton Cardoso, o Lions Clube Oswaldo Carolino faz parte integrada do maior clube de serviço do mundo, o Lions Clube Internacional – presente em mais de 210 países e com mais de um milhão e quatrocentos mil sócios.

* O clube de serviço local, conta com 12 associados efetivos e tem na Coordenação de Comunicação, Junior Carolino. Para mais informações, interessados poderão entrar em contato pelo telefone: (95) 98121-5514.

A jornalista Marleide Cavalcanti (TV Cultura), inaugurando idade nova nesta quinta-feira

 Tá Valendo

Cathedral

* A Faculdade Cathedral está com uma série de lives abordando temas como luto, violência doméstica, sobrecarga de trabalho, saúde mental, nesse período de quarentena.A de hoje (21), será às 18h30 com o professor Joaquim Neto, que abordará o tema: “Teoria Geral dos Recursos”.

 

No Município

* A prefeita Teresa Surita anunciou ontem que seguirá a nova recomendação do Ministério da Saúde, para o uso da cloroquina e irá adquirir o medicamento para uso na Capital, informando também, no entanto, que a medicação dependerá da avaliação médica.

Decana da Assembleia Legislativa de Roraima, a deputada Aurelina Medeiros, que é a única mulher naquela Casa desde a segunda legislatura, recebe hoje homenagens por conta de seu aniversário nesta quinta-feira. Na foto, ela divide clic com seus filhos, Julio Cezar, Juliano, Jean e Jackson