Social

COLUNA SOCIAL 10242

  Com Nada

* É preocupante demais, os graves danos causados ao meio ambiente nesse último ano, com desmatamentos, grilagens de terras da União, como parques nacionais e reservas indígenas, sem contar com o avanço significativo do garimpo ilegal. Tudo isso, aliado ao fato do visível afrouxamento da fiscalização, que tem sido (praticamente) zero especialmente durante a pandemia. Pela quantidade hagares e de aeronaves clandestinas que atuam livremente como se habilitados fossem, dá pra sentir o tamanho do desmantelo.

Com Tudo

* O Movimento Mais Mulheres na OAB completa cinco anos nesta sexta-feira, 22. O MMMOAB foi criado em Roraima e um ano depois já estava consolidado em todas as seccionais da OAB no Brasil. Idealizado pelas advogadas Florany Mota, Michele Rizzo e Maise França, o Movimento mobilizou a participação das advogadas na I Conferência Nacional da Mulher Advogada. E graças ao MMMOAB, reconhecido pela Conselho Federal da OAB, as mulheres advogadas ocupam cargos de destaque no Sistema OAB a cada eleição.

Dr. Veronildo Holanda, recebe homenagens neste final de semana, por conta de sua idade nova. Na foto, ele divide clic com sua elegante Leninha   

Amor em Ação

*A empresa E-Control é parceira da Igreja da Paz na realização do projeto Amor em Ação, que arrecada alimentos que serão doados para famílias carentes, nesse período de pandemia de coronavírus.

* A empresa estará aplicando sanitização veicular, para contribuir com essa nobre causa, e os motoristas interessados em receber o serviço ofertado gratuitamente devem se dirigir nesta sexta-feira, 22, à avenida Mário Homem de Melo, 3461 – Liberdade e doar 02 quilos de alimentos, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Interessados poderão obter mais informações pelo telefone: 3623-4600.

 

Sanitização

*Aliás, a sanitização da cidade tem sido realizada, gratuitamente, em instituições que não pararam os serviços considerados essenciais nesse período de pandemia do coronavírus. Além disso, a E-Control, também desinfecta veículos com o mesmo sistema. 

*A empresa E-Control, com sede na Av. Capitão Júlio Bezerra, bairro Aparecida, utiliza produtos indicados pelo Ministério da Saúde. O procedimento de controle microbiológico utiliza tecnologia de ponta para eliminar e impedir a proliferação de vírus, bactérias, fungos e ácaros.

Advocacia * A Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, após grande adesão na primeira fase, já prepara a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1. Nesta sexta-feira (22), a Caixa de Assistência receberá mais mil doses da vacina, para atender a advocacia e dependentes. * Segundo o presidente da CAARR, Dr. Ronald Rossi Ferreira, para cumprir todas as recomendações das autoridades de saúde e evitar aglomeração, a vacinação será feita na sede da entidade após agendamento individual no site (caarr.org.br). Mais detalhes estarão disponíveis nas redes sociais e site oficial da CAARR nos próximos dias.

Libras

* Os interessados em participar do curso Introdução a Libras, que está sendo ofertado pela UFRR, devem se inscrever até 11 de junho. As aulas serão ministradas no período de 15 a 26 de junho de 2020, com carga horária total de 40h. São ofertadas 30 vagas.

* O conteúdo abordará desde “O mundo surdo e as Línguas de Sinais; A Língua Brasileira de Sinais, a Formação de palavras Estrutura frasal Classificadores Transcrição Vocabulários: Dias e meses do ano Cores Cotidiano familiar Animais Alimentos Verbos Meios de transportes Diálogos com sinais do cotidiano universitário, etc…

Freitas (Casa Freitas) com a esposa, Dra. Cynthia Freitas (médica endocrinologista), e os filhos Arthur e Bernardo, em self exclusivo para a Coluna

Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, a colega jornalista Airlene Carvalho, Dr. Zedequias de Oliveira Junior e a querida Ângela Parente.

* Também de aniversário hoje, Jacomino Mathias Ribeiro, Anildo Lima, Rodolfo Silva e Dr. Abelardo Brito.

* Amanhã quem troca de idade é Joaquim Ruiz, Isadora Braga, Dra. Cília Holanda Lima, Adriana Brandão, Antonio Eudes Loureto e Lorena Miriam da Silva.

* No domingo, quem troca de data nossa colega jornalista Lourdes Farias e Marion Filgueiras 

* Ontem, em frente ao HGR (Hospital Geral de Roraima), os profissionais de enfermagem fizeram uma manifestação cobrando melhores condições de trabalho.

* Eles denunciaram falta de equipamentos para procedimentos adequados à população, que precisa de atendimento médico, e citaram como exemplo, que não há furadeira para cirurgias ortopédicas.

* Na oportunidade, a categoria exibiu várias faixas e cartazes com palavras de ordem e reivindicações.

* Entre elas, que o “Governo do Estado cumpra o acordo”, com pagamento de progressões e retroativo, melhorias de condições de trabalho, além do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) da categoria. 

Dra. Karla Viegas, ficando um ano mais linda e maravilhosa, neste fim de semana

Tá Valendo

Casa Freitas

* A Casa Freitas Emporium& Vinhos (avenidaVille Roy, 4293 – Canarinho) está com uma arrojada promoção de vinhos chilenos, argentinos e italianos nesse período. Quem levar três garrafas ganha desconto. Informações: 3224-0286/ 99174-1868 / 98124-1001.

Vacinação

* Nesta sexta-feira (22), das 8h às 11h e das 14h às 17h, no estacionamento da Reitoria, no Campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima, acontece a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe, numa parceria da UFRR com a Secretaria Municipal de Saúde e Sesduf-RR.

A advogada e jornalista Florany Mora, fará participação na live: “Violência conta Jornalista: As fake News e o ataque ao papel social do jornalismo”, dia 10 de junho as 16h (horário de Brasília)