Social

COLUNA SOCIAL 10254

Com Nada

* São simplesmente estarrecedoras as cenas da “Reunião Ministerial” de 24 de abril, onde em plena pandemia a cúpula do país se reuniu para tratar de assuntos diversos, em especial a preocupação do presidente com informações sobre investigações da sua família e amigos, como já havia sido denunciado pelo ex-ministro Sergio Moro. Sem qualquer protocolo, o que se viu foi um festival de baixaria, com mais de 30 palavrões impublicáveis, insultos a instituições, ofensas a autoridades constituídas, propostas para cometimentos de crimes e ameaças. Um verdadeiro desastre.

Com Tudo

* O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) está disponibilizando atendimento psicológico por telefone aos aposentados, que estão isolados nesse período de pandemia. Esse suporte de acolhimento na quarentena é indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como estratégia de contenção da propagação do coronavírus e já foi adotada por idosos e pessoas com doenças pré-existentes, que são mais vulneráveis. O presidente do Iper, José Haroldo Campos, disponibilizou o numero (95) 99157-0660, com ligações e mensagem via WhatsApp, em tempo integral.

A maravilhosa Rosicleide Vasconcelos, inaugurando idade nova nesta  segunda-feira. Na foto, ela divide clic com seu marido, Dr. Leocádio Vasconcelos, e suas lindas filhas Ingrid e Lívia

Da Cloroquina

* Depois que o Ministério da Saúde decidiu formalizar o protocolo de tratamento da Covid-19 com cloroquina, mesmo contra a grande maioria dos médicos e comunidade cientifica, por não ter eficácia comprovada, a prefeita Teresa Surita anunciou que também aderiu a cloroquina.

* Mas segundo ela, o paciente terá que assinar um termo de responsabilidade antes de tomar a medicação. Agora digam aí, como é que o paciente pode se responsabilizar por algo que ele não entende, se nem os próprios médicos querem assumir a prescrição de uma medicação sem comprovação científica? 

Lástima

* Lamentável que todo mundo tenha cumprido as contrapartidas para o Hospital de Campanha, erguido desde março pela Operação Acolhida e o Governo do Estado até agora continua “fazendo olhos e ouvidos de mercador com relação a isso”. As Forças Armadas, a Prefeitura de Boa Vista, UFRR e demais parceiros cumpriram sua parte.

* E continuamos pendentes do Governo há mais de dois meses. O assunto já virou pauta nacional, o sistema de saúde de Roraima entrou em colapso e o Governo, infelizmente, nem um pio sobre a caótica questão. 

Importante

* O Tribunal de Justiça de Roraima estará promovendo no próximo dia 3 de junho, o 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais. Entre as participações já confirmadas está a do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça.

* É o referido ministro quem realizará a abertura do evento, junto com o presidente da Comissão Gestora de Precedentes, desembargador Ricardo Oliveira, vice-presidente do TJRR. Importante II

* O 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais, realização do Tribunal de Justiça de Roraima, é uma iniciativa para divulgar a operacionalização dos precedentes judiciais para os operadores do Direito, estudantes e demais interessados no assunto.

* As inscrições para o evento digital, organizado por meio do Nugep (Núcleo de Gerenciamento de Precedentes) do TJRR, em parceria com a Ejurr (Escola do Poder Judiciário de Roraima), já estão disponíveis no link

A deputada Betânia Almeida – na foto com sua mãe D. Genilda – recebe homenagens hoje, quando fica um ano mais atuante em sua atividade parlamentar

Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, o chef Ney Maison (Ney Maison Bistrô).

* Também trocando de idade hoje, professor Cláudio de Jesus, Ezequiel da Silva, Franck Gomes e João Ricardo Duarte.

* Registramos com pesar o falecimento da senhora, Flavia Azevedo Cruz, ocorrido ontem em Boa Vista.

* No município de São Luiz, onde muita gente não está cumprindo as regras de isolamento social e as igrejas inclusive foram liberadas para realização de cultos, aumentou muito o numero de infectados por coronavírus.

* Devido a esse fato, o Ministério Público do Estado de Roraima emitiu recomendação para o prefeito e o secretário de saúde do município para que tomem providências e determinem a adoção de medidas fiscalizatórias e repressivas, se necessário.

* De acordo com a recomendação expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz, as ações fiscalizatórias devem iniciar no prazo máximo de 24h após a notificação.

* Essas ações  deverão ser realizadas diariamente enquanto durar os efeitos do ato normativo referente ao isolamento social no município, a fim de cumprir as regras de isolamento social impostas no Decreto Municipal número 99, de 14 de maio de 2020.

* O promotor de Justiça, Felipe Hellu, afirma que as regras de isolamento não são cumpridas corretamente, por isso, é necessário que o município tome imediatamente as medidas devidas.

 José Haroldo Campos, presidente do Iper, disponibiliza atendimento psicológico aos aposentados e pensionistas, 24 horas via WhatsApp

Ta Valendo

 Mercúrio

* Trocentos garimpeiros estão atuando livremente em áreas indígenas e ninguém faz nada. Os rios estão inundados de mercúrio e a entrada dessas pessoas nessas áreas, passam por propriedades de fazendeiros que estão cobrando taxas de até 3 mil reais. Os danos ambientais são incalculáveis.

 

Gestão

* Ontem durante entrevista ao Programa Agenda da Semana na Rádio Folha, 1020, a conselheira Cilene Lago Salomão, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima e coordenadora do Comitê de Fiscalização, disse que falta gestão por parte do governo do estado para combater a crise do coronavírus.

Izadora Braga (diretora do Sine RR) celebrando idade nova ao lado do marido, Mauricio Amaral e do filho Paulo