Social

COLUNA SOCIAL 10259

Com Nada

* Que o sistema de saúde local estava em colapso, havia tempo, todo mundo já sabia. Mas, se é que tem algo nessa verdadeira tragédia, isso foi o fato do atual secretário interino da Saúde, Olivan Junior, ter tido a coragem de admitir publicamente esse fato, coisa que o Governo do Estado nunca admitiu efetivamente. Na verdade, ninguém sabe de quem foi a “brilhante ideia” de internar pacientes com Covid-19 no HGR, quando poderiam ter levado os infectados com coronavírus para o Canarinho e ter deixado o Hospital livre dessa contaminação.

  Com Tudo

* O deputado Haroldo Cathedral, por meio de suas redes sociais, anunciou a aprovação de indenização de R$ 50 mil a dependentes de profissionais de saúde mortos pela Covid-19. A indenização favorecerá ainda os que ficaram incapacitados permanentemente e também se destina às famílias de trabalhadores que tenham vindo a óbito pela referida doença. “Nosso dever é buscar soluções que possam proteger e amparar as famílias brasileiras que sofrem com efeitos dessa crise epidemiológica”, declarou o parlamentar. 

 A professora doutora Verçulina Filmino dos Santos e sua filha Letícia, em clic-registro para a posteridade

#Golpe

* Há tempos, bandidos estão utilizando imagens de pessoas evidentes para aplicar golpes via WhatsApp. O modus operandi é sempre o mesmo: eles captam uma foto e colocam no WhatsApp do seu número, baixam vídeos das vítimas das redes sociais e enviam pros amigos fingindo ser engano.

* Daí puxam conversa, perguntando se a pessoa ta ocupada e pedem um favor, dizendo que não estão conseguindo fazer uma transferência bancária pra um pagamento urgente e pedem pra pessoa fazer dizendo que no outro dia devolvem o dinheiro. 

 

#Golpe II

* Ao receber uma mensagem de um suposto amigo com imagens dessa pessoa pedindo o favor de efetuar uma transferência bancária, a primeira coisa que se deve fazer é checar o número do telefone e não levar em consideração o que está escrito nas mensagens , pois os bandidos fazem um estudo das vítimas nas redes sociais.

* Se a pessoa disser que mudou de número, deve-se pedir pra ela mandar uma mensagem de voz. Porém, o mais certo mesmo, é ligar pra pessoa e saber com quem realmente estão falando.

Contra a Natureza

* Vimos com perplexidade, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles – que, aliás é condenado por improbidade administrativa – na fatídica reunião ministerial de 22 de abril, propondo o cometimento de ilegalidades na pasta e sugerindo que outros ministros também o façam durante a pandemia.

* Não é à toa que a destruição do meio ambiente, especialmente na Amazônia, triplicou nesse governo, devido ao incentivo a grileiros, madeireiros e garimpeiros e a desarticulação dos órgãos de fiscalização e indultos de multas. Desse jeito a natureza não aguentará mais nem um ano.

Contra a Natureza II

* A propósito, quem mais sofre com esse descaso com o meio ambiente no Brasil, além da própria natureza, são os povos originários. Aliás, nesse momento, que a Justiça analisa critérios de demarcação de novas terras indígenas, o velho discurso de “muita terra pra pouco índio”, cai por terra.

*Estudo de pesquisadores publicado em revistas cientificas das mais importantes do mundo, releva que apenas 97 mil proprietários rurais, são donos de 21% do território brasileiro, ao passo que mais de maio milhão de indígenas (572 mil) ocupam metade dessa área, cerca de 13% do território.

Felipe Duarte de Lima, com a mãe Irani Duarte Lima e a irmã Amanda, ao celebrar mais um ano de vida

Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira, o conselheiro do Tribunal de Contas, Brito Bezerra, Paola Xaud Figueiredo e Leandra Scanferla.

* O deputado federal Hiram Gonçalves disse que é a favor do pedido de intervenção federal proposto pelo secretário de Saúde, Olivan Junior.

* O parlamentar que é médico e membro da Comissão de Saúde da Câmara Federal, revelou que o ex-secretário de Saúde, Ailton Vanderlei, quando estava no cargo, pediu a ele que intercedesse junto ao então ministro da Saúde, para solicitar intervenção.

* Quem também se posicionou a favor da intervenção federal, foi a prefeita Teresa Surita. A prefeitura inclusive, recém impetrou ação judicial requerendo de imediato do Governo do Estado de 6.860 testes de Covid-19 e 13.700 comprimidos de cloroquina ao município de Boa Vista.

* A prefeitura justifica o pedido, alegando que assim terá condições de atender a demanda crescente nas unidades básicas, considerando que 70% da população do Estado vive na Capital.

* No meio a esse turbilhão, não duvidem se a qualquer momento o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, aporte na Macuxiland com sua equipe. Quem (sobre)viver verá!

 

 Luana Rodrigues com seu lindo filho Guilherme, ilustrando a coluna desta terça

Tá Valendo

Com Pesar

* Registramos com pesar o falecimento do advogado Alcir da Rocha (OAB RR 05), um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Roraima. O corpo foi velado na Caixa de Assistência dos Advogados e o sepultamento se deu no Cemitério Campo da Saúde. A causa mortis foi um AVC hemorrágico.

Caixa de Pandora

* O vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, mas pareceu a abertura da “caixa de pandora”, em todos os sentidos. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, além xingar os ministros da Suprema Corte de vagabundos, disse com todas letras, sem ninguém perguntar, que odeia indígenas.

Amanda Melgaço, recebendo homenagens por conta de sua troca de idade. Na foto, ela divide clic com a jornalista Marleide Cavalcanti